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5 dicas práticas para melhorar sua taxa de conversão no e-commerce

5 dicas práticas para melhorar sua taxa de conversão no e-commerce

Por Redação Blog Gazin Atacado • 14/06/15

Ter a loja cheia e sempre movimentada é muito bom, não é mesmo? Melhor ainda é quando o aumento do movimento vem junto com o aumento das vendas. Porque você sabe: nem todos os clientes que entram em sua loja chegam a efetivamente a comprar, certo?

Ao índice que mede essa relação damos o nome de “taxa de conversão”. Essa taxa é obtida a partir da comparação entre o número de vendas e o número de clientes que sua loja recebeu em determinado período (explicamos direitinho essa conta aqui neste post).

Mas assim como na loja física tem aquele cliente que fica dando voltas e vai embora sem comprar nada, na loja online também muitos consumidores acessam o site, olham as páginas, conferem os produtos e saem sem realizar nenhuma compra. Como fazer com que isso não aconteça? Ou seja: como aumentar a taxa de conversão? 

Nós já mostramos aqui no blog algumas dicas sobre como aumentar a taxa de conversão de sua loja física. No artigo de hoje, então, vamos focar na web e ensinar algumas formas de aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce. Vamos lá?

Gerencie as formas que seu cliente chega até sua loja

Applicants_for_a_business_job_256A regra é simples: quanto mais clientes que estão dentro do perfil do seu público chegarem à sua loja virtual, mais vendas você irá fechar.

Não basta colocar seu endereço virtual em um ponto de ônibus, por exemplo, e esperar que as vendas aumentem. Milhões de pessoas passam por aquele lugar, mas quantas realmente estão interessadas nos seus produtos? E, mais: quantas querem comprar pela internet? Por isso, é importante direcionar a comunicação aos clientes mais qualificados, mais propensos a comprar de você – e utilizando o meio “internet” como canal.

Exemplo: disponibilize um formulário no seu site ou na sua loja e peça para os clientes que tiverem interesse em receber informações sobre suas promoções, sobre os seus produtos e sua loja, preenchê-lo com algumas informações de contato – telefone, celular e e-mail. 

A lista que você vai formar a partir dessa estratégia tem um valor imenso. É como se os clientes tivessem dado um atestado de que têm interesse no que sua loja tem a oferecer. É com essas pessoas que você deve se comunicar constantemente e são esses consumidores que você deve encaminhar a seu site. 

Website_design_symbol_256Cuide do visual da loja

Assim como uma loja limpinha, organizada e bonita conta muito para a decisão de compra do consumidor, o visual do seu e-commerce também é fundamental para dar credibilidade e fazer seu cliente fechar o pedido. Por isso, cuide do design do seu site, não polua com muitos elementos em um só espaço. Tente deixar a página atrativa, mas sem exagerar nas cores.  É fundamental também que você inclua a sua marca, que a sua loja online tenha a identidade visual da sua loja física. Isso passa mais confiança ao cliente que já compra na loja física e ainda mostra ao cliente novo que você se preocupa com os detalhes. E isso faz com que você ganhe pontos na avaliação dele. Pode ter certeza!

Exponha os produtos de forma inteligente

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Lembre-se de que uma das grandes dificuldades dos clientes que compram online é o fato de não conseguirem experimentar, de não poderem ver como o produto funciona na prática. Isso conta muito para o chamado “abandono de carrinho”.

Para que isso não aconteça na sua loja virtual, sempre que possível, não coloque só uma foto e a descrição do item que você está vendendo, inclua um vídeo mostrando como usar o produto, o que ele faz, para o que ele é recomendado e assim por diante.

Você pode utilizar vídeos de outros consumidores publicados no YouTube, vídeos do próprio fabricante ou até mesmo produzir um vídeo da sua marca, por exemplo.

Forneça conteúdo de qualidade

Book_filled_with_content_256Assim como os vídeos, qualquer conteúdo adicional que ajude o cliente a entender melhor o produto pode ser muito útil para fazer com que ele efetivamente feche o pedido. Afinal, quanto mais seguro ele estiver de que aquela é uma boa escolha para ele, mais propenso a comprar ele estará. Por isso, forneça materiais como guias, lista de dicas e textos falando sobre os itens que você vende. Isso pode ser útil para atrair os consumidores certos (daquela lista que falamos no início, lembra?) ou também para recuperar os que vieram ao site e não compraram nada…

Digamos que um cliente chegou ao seu e-commerce, pesquisou vários tablets da marca Multilaser, mas não comprou nenhum. Que tal enviar um e-mail para ele com a lista de benefícios e características de cada um dos tablets, dizendo para o que cada um deles é melhor indicado? Você vai facilitar muito a decisão dele e, com certeza, ele terá um bom motivo para comprar com você – e não com o concorrente que o esqueceu depois que ele deixou a loja.

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Inclua depoimentos de clientes

O depoimento de outro consumidor ajuda muito na hora de um cliente decidir se compra ou não determinado item. O fato de ter alguém dizendo que vale a pena (ou não) adquirir o produto, tem um peso e tanto nessa decisão. Por isso, inclua um espaço em sua loja online para que os clientes avaliem os produtos que compraram com você. Pode ser por comentários ou por interações de redes sociais. Isso é importante porque permite que seu público interaja com sua marca e também porque contribui para que o cliente tenha certeza de que o produto é realmente bom por meio da avaliação de outras pessoas.

Gostou das sugestões sobre como aumentar sua taxa de conversão no e-commerce? Estamos sempre postando aqui no blog várias dicas sobre como vender mais em sua loja online. Mas se você ainda não vende na internet, nós também podemos lhe ajudar quanto a isso. Ao aderir ao programa “Parceiro Gazin”, nós entregamos uma loja online prontinha para você personalizar com a sua marca e vender produtos na web sem precisar de estoque extra para isso – utilizando o estoque da Gazin AtacadoClique aqui para saber mais sobre o projeto e torne-se um Parceiro Gazin hoje mesmo!

Sucesso na sua loja virtual!

Imagens: Freepik  

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