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Taxa de conversão: o que é e por que você deveria cuidar desse indicador

Taxa de conversão: o que é e por que você deveria cuidar desse indicador

Por Redação Blog Gazin Atacado • 2/09/14

academiaVocê sabe exatamente o que é “taxa de conversão”? Se você nunca ouviu falar disso pode ser que ache que vamos explicar um cálculo muito complicado. Mas não é nada disso! A taxa de conversão é algo muito simples: é o número de vendas comparado ao número de clientes que entram na sua loja.

Ou seja, para saber qual é a sua taxa de conversão basta multiplicar o número de clientes que compraram por 100 e dividir pelo número de clientes de entraram na loja.

Para facilitar a explicação, vamos chamar:

  • O Número de clientes que compram de CC
  • O Número de clientes que entraram na loja de CL

Fica assim: CC x 100 ÷ CL = taxa de conversão

EXEMPLO: Digamos que, em um dia, sua loja recebeu 250 clientes e, desses, 25 compraram.

Nesse caso:  CL = 250   e   CC = 25

A conta, então, fica assim: 25 x 100 ÷ 250 = 10

Ou seja, taxa de conversão nesse dia foi de 10%.  

Dica: para saber quantos clientes entraram em sua loja você pode utilizar alguns softwares que fazem essa contagem automaticamente. Ou, então, pode pedir para seus vendedores anotarem quantos clientes atenderam.

ANÁLISE DA TAXA DE CONVERSÃO

Sabendo como descobrir qual é a sua taxa de conversão chega a hora de entender a importância desse índice e conhecer algumas dicas para analisá-lo. Vamos lá?

1. Analise a taxa de conversão em diferentes períodos

Analise sua taxa de conversão diária em diferentes dias da semana, sua taxa de conversão mensal, trimestral, semestral e anual. Além disso, se sua loja tem mais de um setor, se possível, analise as taxas de conversão de cada departamento individualmente. Assim, você consegue fazer um comparativo entre períodos e tipos de produtos e saber em quais épocas e onde a taxa de conversão de sua loja é maior ou menor, e realizar ações baseando-se nisso.

2. Compare sua taxa com a de seus concorrentes

Se você souber qual é a taxa de conversão de seus concorrentes, vai conseguir avaliar se suas vendas estão melhores ou piores que as deles. Assim, também vai conseguir direcionar melhor suas ações – reforçar o que já funciona e melhorar o que não está dando certo.

3. Meça a efetividade de suas campanhas de marketing pela taxa de conversão

Quando você realizar alguma ação especial de marketing poderá medir seu sucesso acompanhando a taxa de conversão. Se ela aumentar durante a campanha, significa que está atingindo o público certo. Caso contrário, você pode fazer ajustes para que a campanha tenha mais sucesso e resulte em mais vendas.

4. Identifique motivos das baixas taxas de conversão

É de extrema importância você saber se sua taxa de conversão está alta ou baixa. Porém, mais importante ainda é tomar atitudes baseadas nesse índice. Se ele está muito baixo, é imprescindível que você identifique o motivo disso. Analise o atendimento de sua equipe de vendas para verificar se algo pode ser melhorado e realize pesquisas com os clientes para entender de que maneira pode atendê-los de forma mais eficientes.

Simples, não? E muito importante! Comece a cuidar da sua taxa de conversão com mais carinho e atenção. Você vai ver como será bom para o seu negócio!

Ficou com alguma dúvida? Só deixar um comentário aqui embaixo que vamos respondê-la 😉

Sucesso!

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