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Como aumentar a taxa de conversão da sua loja

Como aumentar a taxa de conversão da sua loja

Por Redação Blog Gazin Atacado • 1/10/14

Recentemente falamos aqui no blog sobre a Taxa de Conversão, que é o índice que resulta da comparação entre o número de vendas efetuadas e o número de clientes que entram na sua loja. Além de explicar o que é, também, mostramos como você pode analisar esse índice  (clique aqui e confira).

A medição e a análise é, sem dúvida, um fator importante para avaliar o desempenho do seu negócio. Porém, depois de analisar, você pode chegar à conclusão de que sua taxa de conversão está baixa. E aí, sabe o que fazer? Foi pensando nisso que hoje retomamos o assunto, reunindo algumas dicas sobre como melhorar esse índice. Acompanhe.

1. Foco no atendimento

Com as inúmeras possibilidades tecnológicas de hoje, é preciso ter em mente que um dos principais motivos pelos quais as pessoas não compram na internet e resolvem comprar em uma loja física é a possibilidade de serem atendidas e ajudadas por alguém.

A experiência da compra precisa ser positiva para que o consumidor decida levar o produto. Se ele for mal atendido, se o vendedor não der as informações que ele precisa, basta virar as costas, ir embora em direção à loja ou computador mais próximo.

Então não perca seus clientes dentro de sua própria loja!

Capacite sua equipe de vendas para oferecer o melhor atendimento possível. Ensine técnicas de atendimento e realize treinamentos para que eles tenham alto conhecimento sobre os produtos que vendem. Isso com certeza ajudará a aumentar suas vendas.

2. Ambiente aconchegante

A sua loja precisa ser mais que atrativa, o que cliente precisa se sentir tentado a entrar nela e se sentir à vontade dentro dela.

Lojas bagunçadas, mal cuidadas e sujas espantam os consumidores. Além disso, você não vai querer perder um cliente porque ele não visualizou um produto que procurava, certo?

Pense no layout do ambiente e na disposição dos produtos para que quem passe por ali consiga encontrar facilmente o que busca. Aposte também no destaque dos produtos que você quer que tenham rápida saída.

Outra estratégia é colocar perto dos caixas itens estratégicos, que são complementares a outros produtos da loja. Exemplo: pilhas, controles, pen-drives, acessórios em geral, etc.

Ah, e não esqueça que sua equipe de vendas também compõe o visual da loja. Ou seja, é interessante que os vendedores usem uniforme para evitar roupas muito extravagantes ou inadequadas. Além disso, com os uniformes, os clientes poderão encontrá-los facilmente quando precisarem de alguma ajuda ou opinião.

3. Compartilhe metas e estratégias com a equipe de vendas

Um dos grandes erros dos lojistas acontece na comunicação das metas. Não basta apenas dizer aos vendedores: “Venda x% por mês”, por exemplo. É preciso explicar de onde saiu esse número, por que gostariam de aumentar as vendas e ainda perguntar a opinião da equipe sobre estratégias para alcançar a meta. Isso faz com que os vendedores sintam-se efetivamente parte da empresa, motivando-os a buscar resultados cada vez melhores.

4. Entenda por que as pessoas não compram

Se você quer melhorar sua taxa de conversão, precisa saber por que algumas pessoas entram em sua loja e saem sem comprar nada. Para isso, realize pesquisas para entender onde está o problema – se é no atendimento, na disposição dos produtos, no mix ou no ambiente da loja. 

Além disso, a equipe de venda também precisa ficar atenta a sinais que mostram os motivos por trás da não-compra. Por exemplo: o cliente reclamou que teve dificuldade em falar com um vendedor ou encontrar um produto? Comentou que estava muito quente dentro da loja? Esses tipos de detalhes podem ser os motivos pelos quais muitos de seus clientes acabaram indo embora sem levar nada. Saber exatamente como eles se comportam, o que observam, o que levam em conta para decidir uma compra é fundamental para pode oferecer a seus consumidores exatamente o que buscam, transformando visitantes em compradores.

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