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8 segredos dos sites campeões em conversão de vendas

8 segredos dos sites campeões em conversão de vendas

Por Redação Blog Gazin Atacado • 26/06/16

A taxa de conversão é o índice que se obtém a partir da seguinte análise: entre os clientes que visitam a loja, quantos efetivamente compram?

Quando se trata de uma loja online, o potencial de visitantes é muito maior do que na loja física. Mas nem sempre isso quer dizer que a taxa de conversão acompanhará o volume de clientes que estiveram no site. Pode acontecer de o site ter um alto número de visitantes e um número bem inferior de vendas.

Como, então, garantir que seu e-commerce venda para o maior número possível de visitantes?

Para começar, é importante seguir as dicas deste artigo:

Mas se você quiser ir além e aprender ainda mais sobre esse tema, a grande dica é: conheça as melhores práticas de lojas online que são campeãs em conversão de vendas, aplique-as na sua loja virtual e caminhe para também ser uma máquina de converter visitantes em clientes! Vamos lá?

converter-vendas-na-internet (9)1) Chamadas inteligentes

A Amazon, um dos maiores sites de vendas online do mundo, possui o botão “Comprar com um clique”, por meio do qual os clientes já cadastrados podem finalizar a compra sem ter que preencher todos os dados novamente, de forma mais rápida e ágil. Esse recurso sozinho foi responsável por gerar bilhões de dólares a mais de lucro para a empresa.

As chamadas “calls to action” (CTA) – que significa chamadas para ações – são muito importantes para aumentar as vendas do seu site. Colocar botões estratégicos como “Compre agora” ou “Frete grátis” pode ser decisivo para levar seu cliente ao fechamento.

converter-vendas-na-internet (10)2) Cores amigáveis

Você sabia que estudos mostram que as cores têm uma forte influência na decisão de compra do consumidor? Por isso, na hora de definir o design de sua loja, opte por cores que se destaquem, mas sem “machucar” os olhos dos visitantes, digamos assim. A palavra de ordem é harmonia.

É importante procurar sempre alinhar as cores do site com a identidade visual da marca de sua loja. Além disso, escolha muito bem os contrastes para destacar itens importantes. Se, por exemplo, o botão de finalizar a compra ou de CTA estiver com uma cor muito clara, apagada, pode ser que o cliente não o enxergue e, por isso, acabe desistindo de comprar o produto.

converter-vendas-na-internet (1)3) E-mail marketing direcionado

Um e-mail enviado na hora certa, com o conteúdo certo, pode ser fundamental para que o cliente efetive a compra em seu site. Para isso, entender os hábitos de navegação e conhecer o histórico de compra dos clientes é fundamental.

Se um consumidor, por exemplo, navegou pelo seu site na área de câmeras fotográficas, que tal enviar um e-mail com uma promoção exclusiva para que ele compre esse produto em sua loja? Você já sabe que ele tem interesse naquele tipo de item, não custa nada dar uma forcinha para ele decidir, não é mesmo?

Para aprender mais sobre como usar o e-mail marketing para aumentar suas vendas, clique aqui. E para aprender como conhecer melhor seus clientes, confira este post sobre Marketing Direto.

converter-vendas-na-internet (2)4) Testes frequentes

Outra grande chave para o sucesso em conversão de vendas no e-commerce é a realização constante de testes. É preciso estudar sempre o que funciona melhor para qual público. Dessa forma, você conhecerá cada vez mais seus clientes e saberá exatamente a abordagem ideal para induzi-los à compra.

Por exemplo: envie sempre dois ou mais modelos de e-mails para públicos distintos e avalie qual converteu melhor para cada público a cada disparo de e-mail. Quando colocar um botão de chamada, deixe com uma cor em uma semana, troque de cor na outra e veja qual das cores converteu mais vendas. Assim você vai fazendo os ajustes necessários para converter o máximo possível de vendas.

converter-vendas-na-internet (3)5) Site responsivo

Ter um site responsivo significa ter um layout que se adapte aos diferentes dispositivos. Assim, sua loja online pode ser acessada pelo computador, pelo tablet ou pelo smartphone sem aparecer distorcida para os usuários. Isso é muito importante para a conversão de vendas, já que atualmente grande parte dos consumidores pesquisam e compram produtos em aparelhos móveis.

Na hora de desenvolver seu site leve isso em consideração. E se você já possui uma loja online, avalie se sua página é adaptável aos diferentes pontos de acesso. Isso vai garantir que você não perca os clientes que têm o hábito de comprar pelo smartphone, por exemplo.

converter-vendas-na-internet (4)6) Pós-venda eficiente

Acredite: um dos principais fatores de conversão diz respeito ao que você faz DEPOIS de fechar uma venda. Isso porque quanto mais os clientes ficarem satisfeitos com a experiência de compra em sua loja online, maiores serão as chances de eles voltarem para comprar outras vezes – e maiores as chances de eles recomendarem o seu e-commerce para os amigos.

Além disso, consumidores satisfeitos deixam avaliações positivas no site, o que, por sua vez, contribui para que novos visitantes percebam que sua loja tem credibilidade e se sintam mais confiantes para comprar. A comunicação e os serviços de atendimento ao consumidor que sua loja oferece no pós-venda são questões essenciais para impulsionar novas conversões no site.

Em um só post reunimos todos os textos sobre pós-venda que já publicamos por aqui. Clique aqui e confira tudo o que você precisa saber sobre como fortalecer o relacionamento com o cliente depois da compra.

converter-vendas-na-internet (5)7) Ações de recuperação de carrinho

A taxa de conversão de seu site seria muito maior se todos os clientes que colocassem produtos no carrinho virtual efetivamente fechassem a compra. Mas nem sempre isso acontece. Muitos selecionam produtos e acabam desistindo antes do fechamento – é o chamado “abandono de carrinho”.

Reverter essa situação é essencial para que sua loja online converta mais vendas. Comunicar o cliente sobre os produtos que ele deixou de comprar e enviar ofertas de produtos relacionados são algumas das formas de fazer isso.

Para entender o que faz os clientes desistirem de comprar no e-commerce, leia este texto. E para saber como reverter essa situação, clique aqui.

converter-vendas-na-internet (6)8) Segurança total

Um dos motivos pelos quais muitos consumidores não compram na internet é a ausência de segurança – ou a falta de credibilidade que um site passa. As lojas campeãs de conversão de vendas sabem disso e investem forte nessa questão, para garantir proteção total aos seus clientes.

Nesse sentido, é fundamental que seu site tenha selos de segurança, tais como o Certificado Digital SSL, um protocolo de segurança internacional. Além disso, selos nacionais, como o do E-bit, garantem a confiabilidade dos consumidores na empresa. Se a sua loja online não possui esses selos, converse com o desenvolvedor ou com a empresa fornecedora da plataforma de e-commerce para incluí-lo na página.

E você também pode fazer sua parte. Clique aqui e confira cinco dicas para passar credibilidade em sua loja virtual.

Aprenda mais!

converter-vendas-na-internet (7)Confira a seguir todas as dicas que já postamos aqui no blog sobre taxa de conversão de vendas:

 

Imagens: Freepik e Iconfinder

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