fbpx

Nossas Sugestões

Como produzir vídeos para sua loja atrair e engajar mais consumidores

Como produzir vídeos para sua loja atrair e engajar mais consumidores

Por Redação Blog Gazin Atacado • 14/03/16
  1. Os vídeos online respondem por 50% de todo o tráfego da web.
  2. 78% das pessoas assistem a pelo menos um vídeo toda semana e 55%, todos os dias.
  3. 93% dos profissionais de marketing usam vídeos para o marketing digital, vendas e comunicação. Eles entendem que o formato é eficiente para divulgar a marca (52%), gerar leads (45%) e engajar o público (42%).
  4. Quando um e-mail traz a palavra “vídeo” no campo de assunto: a taxa de abertura cresce 19%, a de cliques aumenta 65% e o índice de descadastramento cai 26%.
  5. Páginas de sites que incluem vídeos têm média de permanência 2 minutos maior do que as que não têm.
  6. Em âmbito mundial, 52% dos profissionais de marketing declaram que vídeo é o formato de conteúdo que gera o melhor ROI (retorno sobre o investimento).

Se você ainda duvidava do poder dos vídeos para chamar a atenção do seu público, depois de ver esses dados, já deve ter mudado de ideia, certo? Mas apesar da força que esse tipo de conteúdo tem, poucos pequenos varejistas o tem aproveitado em suas ações de comunicação e marketing.

Pensando em ajudá-lo a dar os seus primeiros passos na criação de vídeos para sua loja, listamos nesse post um passo a passo para começar a gravar e divulgar seus vídeos e também mostramos algumas sugestões de temas para abordar nesses materiais. Interessado? Então, confira as dicas a seguir.

Passo #1 para produzir vídeos para sua loja:
Defina seu objetivo

Em todo projeto de sucesso, a definição do objetivo vem antes de tudo. No caso da produção de vídeos, isso não é diferente. Você precisa ter claro em mente o que você quer com esse tipo de material. Você quer divulgar os produtos? Quer ajudar os consumidores a esclarecerem suas dúvidas? Está buscando atrair mais clientes? Quer aumentar o alcance de sua marca? Entender essa questão vai ajudar, inclusive, você a definir a forma de divulgação e o conteúdo a ser trabalhado.

Passo #2 para produzir vídeos para sua loja: 
Prepare materiais e profissionais para essa tarefa

Depois de entender seus objetivos, você precisa preparar a estrutura para que esses vídeos possam acontecer. Nesse sentido, deve selecionar o material que vai utilizar: câmeras, uma sala específica para a gravação (ou, pode grava dentro da loja mesmo), iluminação etc. Além disso, deve definir quem serão os profissionais que irão fazer essa gravação. Você pode contratar alguém ou utilizar o conhecimento dos próprios vendedores para isso.

Passo #3 para produzir vídeos para sua loja: 
Escolha a periodicidade

vídeos varejo (6)De quanto em quanto tempo esses vídeos serão lançados? A resposta para essa pergunta vai depender da disponibilidade de tempo e da estrutura que sua loja tem para isso. Se estiver, por exemplo, aproveitando o conhecimento dos vendedores, deve levar em conta as outras tarefas que eles já têm. Não dá para eles gravarem um vídeo todos os dias, certo? Já se contratou profissionais específicos para esse trabalho, aí vai de acordo com a verba disponível para essa operação.

Passo #4 para produzir vídeos para sua loja:
Selecione a plataforma de divulgação

vídeos varejo (1)Atualmente, há uma infinidade de possibilidades para divulgar seus vídeos: YouTube, Facebook, e-mail, site. Você pode escolher um desses lugares ou estar em todos eles – vai depender do perfil do seu público. Porém, se tiver que escolher apenas um canal, escolha o YouTube. Isso porque essa rede social está integrada ao Google e, sendo assim, quando seu cliente buscar por determinado produto, poderá encontrar o vídeo de sua loja como resposta.

Passo #5 para produzir vídeos para sua loja:
Planeje o conteúdo

vídeos varejo (2)Esse é um importante passo para a produção de conteúdo em vídeo. Planejar com antecedência os temas que serão abordados, vai ajudar você a se preparar melhor para fazer um material de qualidade. Na hora da definição dos assuntos, deve levar em conta o perfil do seu público e o seu objetivo com essa ação. Confira abaixo algumas sugestões de temas que podem ser tratados em vídeos do varejo:

  • Como utilizar o produto X
  • Erros mais comuns ou Dicas na área/atividade X (relacionada a algum produto que você venda – se vende câmeras, pode falar sobre fotografia, por exemplo)
    Avaliação do produto/marca X
  • Vantagens de comprar o item X
  • Comparação entre o produto da marca X e da marca Y
  • Como instalar o produto X
  • Principais dúvidas sobre o produto X
  • Bastidores da loja
  • Anúncio de promoção/ concurso

vídeos varejo (3)Os vídeos têm o poder de informar, ajudar, encantar e engajar seus clientes. Não perca essa oportunidade e se destaque no mercado com vídeos alinhados às necessidades de seus consumidores.  Siga as dicas desse artigo e… Luz, câmera, ação!

Um exemplo que vem de casa

Você já acompanha o nosso canal no YouTube? A cada mês estamos trazendo um vídeo novo com dicas que complementam o que você lê aqui no blog. O que acha deste formato:

Leia também!

Conteúdo em vídeo para as redes sociais

Imagens: Freepik e Iconfinder

Dados: Tracto

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


7 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 15
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

7

comentários em "Como produzir vídeos para sua loja atrair e engajar mais consumidores"

Comentar