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Como usar as redes sociais para fortalecer o relacionamento com seus hóspedes

Como usar as redes sociais para fortalecer o relacionamento com seus hóspedes

Por Redação Blog Gazin Atacado • 23/05/16

As redes sociais são, sem dúvida, uma das maiores revoluções na comunicação dos últimos tempos. Além de possibilitarem que as pessoas estejam em contato com seus amigos – e também que conheçam novas pessoas –, essas ferramentas ajudam os usuários a se informar e a se conectar com as marcas das quais eles compram (ou têm interesse em consumir).

E seu hotel ou pousada deve estar presente nessas plataformas para fortalecer o relacionamento com seus hóspedes e também para atrair novos clientes. Entenda a seguir o que seu negócio tem a ganhar ao apostar nesse canal e saiba como aproveitar a força das redes sociais para consolidar sua marca no mercado.

Benefícios da atuação nas redes sociais

redes sociais hotéis pousadas (9)Reputação online

As redes sociais estão entre os principais canais que os consumidores consultam na hora de tomar uma decisão de compra. Ter uma presença forte nessas plataformas irá aumentar as chances de seu hotel ou pousada ser escolhido pelo cliente.

redes sociais hotéis pousadas (1)Credibilidade

Ao atuar de forma correta nas redes sociais, sua marca se tornará uma fonte de referência no seu segmento. Essa credibilidade, por sua vez, também tem influência na decisão de compra do hóspede.

redes sociais hotéis pousadas (6)Conexão

Estar onde seus clientes estão é fundamental para que sua empresa possa continuar em contato com eles e conhecê-los melhor. Essa conexão irá aumentar a possibilidade de o cliente voltar a se hospedar em seu hotel ou pousada.

redes sociais hotéis pousadas (2)Atração

Ter uma forte atuação nas redes sociais também ajudará seu hotel ou pousada a atrair novos clientes. Se tiver uma boa reputação nas redes sociais, é bem provável que isso conte muitos pontos para sua imagem, atraindo a atenção de possíveis hóspedes.

Como se destacar nas redes sociais

Confira a seguir algumas maneiras de aproveitar todos os benefícios citados acima:

1) Investigue seus hóspedes

redes sociais hotéis pousadas (4)Aproveite as informações disponíveis nas redes sociais para conhecer melhor seu hóspede. Lá, você conseguirá saber qual é o perfil dele e quais são suas preferências e hábitos. Dessa forma, poderá oferecer vantagens exclusivas e específicas para ele.

Por exemplo:

Um cliente fez uma reserva para o fim de semana. Ao verificar o perfil dele no Facebook, você achou um comentário em que dizia estar ansioso para o evento que vai acontecer na cidade em que está o seu hotel ou pousada. Então, que tal oferecer um serviço de transporte do seu hotel para o evento especialmente para ele? Ou já deixar um folheto com a programação do evento em cima da cama dele?

2) Incentive o compartilhamento de experiências

redes sociais hotéis pousadas (5)As pessoas gostam das redes sociais especialmente porque lá elas podem compartilhar momentos de sua vida. Seu hotel ou pousada pode fazer parte disso. Incentive os hóspedes a dividirem suas experiências nessas plataformas. Peça para o cliente marcar o perfil de sua empresa nas fotos ou posts que ele fizer nas redes, para que você possa encontrá-lo.

Por exemplo:

Crie hashtags especiais para que os clientes usem em suas fotos (ex.: #fdsnohotelparaiso). Assim, você conseguirá encontrar todas as fotos e comentários que seus hóspedes fizerem. Para motivá-los a querer usar a hashtag, você pode fazer um concurso e exibir as melhores fotos no seu site.

3) Divulgue conteúdo qualificado

redes sociais hotéis pousadas (3)Além de compartilhar informações, as redes sociais são também as plataformas em que as pessoas mais procuram informações atualmente. Por isso, produzir conteúdos qualificados e divulgar nesses canais é fundamental para aumentar a credibilidade da sua marca – e ser encontrada pelo seu público.

Por exemplo:

Produza conteúdos que atendam a necessidades específicas dos clientes e divulgue nas redes sociais. Aqui vão algumas ideias de artigos: “10 dicas para planejar suas férias em família”; “Como escolher o melhor destino para o final de ano”; “Como economizar em viagens corporativas”. Assim, além de ser encontrado por quem buscar essas informações, os usuários que se identificarem com o conteúdo irão compartilhá-lo, ajudando a propagar ainda mais sua marca.

→ Clique aqui para saber mais sobre a estratégia de Marketing de Conteúdo.

4) Seja multimídia

redes sociais hotéis pousadas (7)As redes sociais, assim como a web em geral, possuem um enorme fluxo de informações. Para sua marca se destacar nesse ambiente, precisa usar a criatividade e ter um conteúdo interessante, que chame a atenção do público. Nesse sentido, é fundamental usar vídeos e imagens.

Por exemplo:

Faça vídeos com depoimentos de seus clientes sobre a experiência deles no hotel; entreviste personalidades que se hospedaram no seu estabelecimento; faça uma série com dicas de especialistas sobre como aproveitar melhor suas férias; faça um álbum de fotos com os momentos mais bonitos do fim de semana na cidade; fotografe os pratos servidos no jantar, etc.

→ Além disso, não esqueça de estar presente nas redes sociais que são específicas de imagens e vídeos, tais como Instagram, YouTube e Snapchat. Os artigos abaixo podem ajudá-lo a entender como atuar nessas redes:

Gostou das dicas? Qual é a sua estratégia para se destacar nas mídias sociais? Deixe um comentário e nos conte sobre sua experiência nessas plataformas.

 

Imagens: Freepik

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