O que você pensa quando alguém fala em “loja de itens usados”? Provavelmente, vem à sua mente a imagem de uma loja com várias coisas empilhadas e cheirando a naftalina. Mas a Hard Off, uma rede de lojas do Japão que vende produtos usados, é a prova de que esse modelo de venda pode dar muito certo se a experiência do cliente na loja for o foco da operação.
Nossa equipe visitou uma das lojas da rede em Tóquio e, de lá, revela como a Hard Off consegue se destacar vendendo itens de segunda mão por conta de um merchandising estratégico e pela preocupação em proporcionar a melhor experiência possível a todos que entram em suas lojas. Aprenda!
A Hard Off nasceu há 21 anos com uma missão em mente: “Ajudar a sociedade por meio da reutilização de produtos”. O modelo de negócios funciona assim: a empresa compra produtos usados dos clientes e revende em suas lojas.
Com o tempo, como recebiam produtos de diversas categorias, a empresa foi dividindo as operações por tipos de itens.
Hoje, a rede conta com as seguintes modalidades de lojas:
Alguns estabelecimentos são exclusivos de um segmento e outros possuem mais de uma modalidade, mas eles são separados por andar. Atualmente, já são mais de 800 lojas em todo o Japão – além de bases no Havaí e no Camboja.
Um dos destaques da Hard Off é o espaço chamado “Audio Salon” (salão de áudio). Esse ambiente é um grande exemplo de como a experiência do cliente na loja pode ajudar a encantar as pessoas e, claro, a vender mais.
O Audio Salon funciona assim:
Crie ambientes personalizados com produtos especializados em determinada área. Pode ser uma sala de áudio, como o Audio Salon, ou mesmo com itens de outras categorias.
Exemplos:
Todas essas são maneiras de expor os produtos do estabelecimento com foco na experiência do cliente na loja, fazendo ele se sentir em casa – ou melhor, fazendo ele ter vontade de ter aquele ambiente e produtos em casa.
Esperamos que as ações da Hard Off possam inspirar você a criar estratégias para encantar as pessoas que entram em sua loja, vendendo mais e conquistando mais clientes fiéis.
Deixe um comentário com suas perguntas, considerações e indicações. Nosso próximo case pode ser sobre sua loja!
Boas vendas!
Por Francine Pereira, jornalista e correspondente do Blog do Varejo em Tóquio