fbpx

Nossas Sugestões

Dicas práticas para tornar seu hotel mais sustentável

Dicas práticas para tornar seu hotel mais sustentável

Por Redação Blog Gazin Atacado • 26/11/19

Está na hora de você tornar seu hotel mais sustentável e, assim, atender às exigências dos novos viajantes. Precisa de ajuda para isso? Leia este artigo!

O mundo já não é mais o mesmo. Hoje em dia, as pessoas se importam mais com coisas que até pouco tempo não eram debatidas. Assuntos como aquecimento global e sustentabilidade, por exemplo, fazem cada vez mais parte de debates e conversas nos mais diversos ambientes. E não são apenas os especialistas nesses assuntos que têm algo a dizer. Pessoas com diferentes experiências de vida e formações procuram dar sua opinião sobre como as ações que realizamos no presente podem impactar o futuro de todos.

Você pode estar se perguntando: “mas, o que tudo isso tem a ver com a hotelaria?”. A resposta é simples: TUDO!

Afinal, seus clientes já não se satisfazem mais “apenas” com produtos de qualidade e serviços bem-prestados. Eles querem saber como seu estabelecimento se relaciona com o meio ambiente. E fazem questão de ir atrás dessas informações!

Neste sentido, a demanda por hotéis e pousadas que oferecem experiências e destinos mais sustentáveis ​​está aumentando. O que, inclusive, faz com que muitos setores da rede hoteleira estejam se perguntando como abordar a sustentabilidade e fazer desse desafio uma oportunidade de negócio.

Sabendo disso, apresentamos a seguir 5 dicas para você tornar o seu hotel mais sustentável. Você verá que é possível não apenas fazer bem ao planeta, mas também conseguir bons resultados.

Acompanhe!

Leia também!

A economia circular e o mercado hoteleiro

Para inspirar…

como deixar o hotel mais sustentável

Segundo uma pesquisa da Criton, empresa de tecnologia para a hotelaria:

– 66% dos consumidores se sentem felizes em gastar mais com empresas que se preocupam com o meio ambiente.
–  58% pagariam pelo menos 5% a mais para empresas preocupadas em amenizar o impacto de seu trabalho no ambiente.
–  79% disseram que consideram valioso um hotel com valores sustentáveis.

Ou seja, os consumidores estão preparados para apostar em estabelecimentos hoteleiros atentos a questões ambientais. Está na hora de seu hotel ou pousada entrar nesse jogo!

5 dicas para você tornar o seu hotel mais sustentável

ações para tornar o hotel mais sustentável

Dica #1 para tornar seu hotel mais sustentável:
Coloque em prática ações para economizar energia

Uma das contas mais altas pagas por estabelecimentos hoteleiros costuma ser a de luz. Porém, gestores de hotéis e pousadas já perceberam que é possível reduzir o uso de energia e ao mesmo tempo aprimorar a experiência do hóspede colocando em prática ações simples.

Para isso, porém, é preciso, antes de mais nada monitorar o consumo de energia. Afinal, só assim você conseguirá descobrir quais são os grandes vilões da sua conta de luz.

Depois disso, você pode se preocupar com coisas como, por exemplo:

– Utilizar eletricidade a partir de fontes renováveis – como por meio da utilização de painéis solares para aquecer a água;
– Instalar um sistema que ative a energia do quarto por meio da chave-cartão;
– Utilizar lâmpadas LED;
– Melhorar o aproveitamento da luz do dia em áreas abertas;
– Instalar películas nas janelas para diminuir a temperatura do ambiente e, consequentemente, a necessidade de ligar o ar-condicionado.
– Assim por diante.

Além disso, não se esqueça de engajar seus hóspedes na missão de economizar energia. Para isso, você pode, por exemplo, lembrá-los de desligar a TV e o ar-condicionado e apagar a luz antes de sair do quarto; não deixar o celular carregando de madrugada etc.

Todas essas ações (simples) não apenas rendem boas economias, como também ajudam a tornar seu hotel mais sustentável e colaboram c0m a “saúde” do planeta. Aposte nelas!

Leia também!

Sustentabilidade na hotelaria: o exemplo que vem do Cambará Eco Hotel

Dica #2 para tornar seu hotel mais sustentável:
Evite o desperdício de água

hotel mais sustentávelAssim como no caso da energia, também é possível economizar água sem prejudicar a experiência do seu hóspede!

Aliás, estabelecimento hoteleiros já vêm encontrando diferentes formas de reduzir o consumo de água em suas dependências. Os esforços vão desde programas de reutilização de lençóis e toalhas – que agora são um padrão do setor – até a instalação de torneiras de baixo fluxo, chuveiros e outros acessórios. Além disso, descargas com fluxo duplo também ajudam a evitar o desperdício de água.

O que você tem feito nesse sentido? E o que pode passar a fazer? Pense nisso!

Dica #3 para tornar seu hotel mais sustentável:
Coloque os 3Rs em prática

hotel mais sustentávelReduzir, reciclar e reutilizar. Os famosos 3Rs também podem ser seus aliados na batalha para tornar seu hotel mais sustentável. Mas, para isso, não basta simplesmente separar o lixo e destiná-lo para reciclagem. É preciso ir além!

Como?

Os exemplos abaixo são um bom ponto de partida!

♻️ A rede Marriott International baniu o uso de canudos plásticos em seus 6.500 estabelecimentos ao redor do mundo. O grupo estima que essa ação irá evitar que mais de 1 bilhão de canudos sejam descartados anualmente.

♻️ A rede Meliá Hotels International está atuando para eliminar o uso de embalagens plásticas de uso único nos 374 hotéis do grupo. A empresa pretende substituir garrafas, copos, coasters, canudos e outros componentes de plásticos por alternativas feitas de materiais biodegradáveis e/ou mais ambientalmente sustentáveis.

♻️ Hotéis das redes Marriott e InterContinental estão trocando as mini-embalagens individuais de shampoo e condicionador por recipientes reutilizáveis.

♻️ A rede 1 Hotels está colocando filtros de água nos quartos para diminuir o uso de garrafas PET.

♻️ O resort Angama Mara, no Quênia, completou um ano sendo plastic free. Para isso, a empresa tomou ações como, por exemplo:

– Eliminação do uso de sacolas plásticas.
– Utilização de garrafas de vidro.
– Uso de embalagens de porcelana reutilizáveis no banheiro.
– Uso sacolas de linho para recolher as roupas para lavar.
– Entre outras iniciativas.

Além disso, que tal rever seu processo de check-in e trocar fichas cadastrais impressas pelo simples cadastro digital dos clientes? O cliente agradece pelo aprimoramento da experiência, e o meio ambiente agradece por você “salvar” algumas árvores com essa simples ação.

Por último, mas não menos importante, preste atenção neste dado: pesquisas revelam que, em média, 35% de todos os alimentos comprados por hotéis vão parar no lixo! Porém, um programa de compostagem pode transformar até 50% desse montante em adubo. Que tal?

Saiba mais!

Uso de plástico na hotelaria: por que seu hotel deveria se preocupar com essa questão

Dica #4 para tornar seu hotel mais sustentável:
Utilize produtos de limpeza naturais

Na busca por deixar tudo sempre impecavelmente limpo para os hóspedes, muitos hotéis utilizam produtos químicos que podem ser nocivos para o meio ambiente (e, inclusive, para a saúde dos hóspedes e da equipe). Não quer que esse seja um problema em seu estabelecimento? Portanto, busque alternativas naturais!

Além de serem tão eficiente quanto os produtos nocivos, produtos de limpeza orgânicos oferecem uma maior qualidade de vida aos seus clientes e à sua equipe. 

Ao fazer essa troca, não se esqueça de comunicá-la. Seus hóspedes ficarão felizes em saber que você tem essa preocupação!

Leia também!

Como comandar o time de camareiras e garantir um serviço de qualidade

Dica #5 para tornar seu hotel mais sustentável:
Sempre que possível, valorize produtores locais

turismo gastronômicoUma das melhores formas de tornar seu hotel mais sustentável é utilizando produtos locais em sua cozinha!

Afinal, assim, você garante que os alimentos cheguem mais frescos à mesa do seu cliente e a pegada de carbono é menor. Além disso, os hóspedes vivem uma experiência gastronômica muito mais interessante, daquelas que aumentam as chances de fazê-los querer voltar ao seu estabelecimento – ou, pelo menos, de indicá-lo a amigos e familiares.

O café da manhã do Cambará Eco Hotel, vencedor do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade de 2017 em duas categorias, por exemplo, vem de um produtor local. “Nós produzimos as geléias que eles consomem no café da manhã. É como se fosse uma roda: um ajuda o outro. Você precisa ter uma cadeia, não precisa ser autossuficiente em tudo”, avalia Claudia Freher, proprietária da Sabores da Querência.

Bacana, não?

Leia também!

8 formas de utilizar o turismo gastronômico para atrair mais hóspedes
4 histórias de turismo gastronômico para você se inspirar

Mãos à obra!

Essas, é claro, são apenas algumas ideias de como você pode trabalhar para tornar seu hotel mais sustentável. O importante é que elas o ajudem a abrir a cabeça para novas formas de conduzir os processos do seu estabelecimento e, assim, incorporar a sustentabilidade ao seu dia a dia!

Como você lida com a questão da sustentabilidade em seu estabelecimento? Viu como além de engajar clientes, tornar seu hotel mais sustentável também pode trazer resultados expressivos?

Esperamos que nossas dicas o ajudem a melhorar a qualidade do serviço prestado em seu estabelecimento e também o impacto dele no meio ambiente. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário. Será um prazer de ajudá-lo a tornar seu hotel mais sustentável!

Sucesso!

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 6
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "Dicas práticas para tornar seu hotel mais sustentável"

Comentar