fbpx

Nossas Sugestões

8 formas de utilizar o turismo gastronômico para atrair mais hóspedes

8 formas de utilizar o turismo gastronômico para atrair mais hóspedes

Por Redação Blog Gazin Atacado • 7/11/18

O turismo gastronômico ajuda a promover pratos e tradições culinárias locais, oferecendo experiências marcantes e imersivas. Leia este artigo e saiba como se beneficiar desse movimento para atrair viajantes interessados na gastronomia da sua região.

A relevância do turismo gastronômico

Todos os viajantes se alimentam durante as viagens. No entanto, existe um grupo que coloca as opções culinárias no topo de suas prioridades durante as viagens, escolhendo destinos e criando roteiros com foco exclusivo em provar determinados alimentos locais. O turismo gastronômico serve para atender as demandas desse tipo de viajante.

Turismo gastronômico é aquele que envolve experiências culinárias, promovendo a história e as tradições dos pratos típicos ou em destaque em determinado destino turístico.

turismo gastronômico

Com os viajantes buscando cada vez mais experiências autênticas durante suas viagens, o turismo gastronômico apresenta-se como uma ótima oportunidade para os turistas envolverem-se mais profundamente na história local.

De acordo com The World Food Travel Association, 93% dos viajantes podem ser considerados “food travelers“. Ou seja, eles viajam com o objetivo principal de provar comidas e bebidas nos lugares em que visitam.

No Brasil, esse tipo de turismo ganha destaque internacional. Segundo um levantamento do Ministério do Turismo, 97% dos estrangeiros que visitaram o país em 2017 aprovaram a gastronomia local.

Como atrair hóspedes promovendo o turismo gastronômico

turismo gastronômico

Não são apenas empresas do setor alimentício que podem se beneficiar do turismo gastronômico. Estabelecimentos de hospedagem também pode atrair hóspedes criando ações para atrair viajantes que buscam experiências culinárias.

A seguir, indicamos seis maneiras de o seu hotel ou pousada usar o turismo gastronômico para conquistar mais hóspedes. Acompanhe!

1 – Workshop gastronômico

turismo gastronômico

Você pode, por exemplo, promove cursos e workshops ensinando os hóspedes a fazerem determinados pratos típicos da região.

Esses eventos podem ser oferecidos dentro do hotel ou, caso seu estabelecimento não tenha uma estrutura adequada para isso, em outro local na cidade. Uma ideia interessante é fazer parceria com algum restaurante para promover esses cursos.

Dica de leitura: Como o turismo criativo pode ajudar a atrair mais hóspedes

2 – Menu regional

turismo gastronômico

Inclua nas opções de alimentação dentro do seu hotel ou pousada um menu especial com pratos típicos da região. Uma forma interessante de divulgar esse menu é incluir, junto com o nome do prato, um resumo da história daquela receita.

Dica de leitura: 6 dicas para melhorar o café da manhã do seu estabelecimento

3 – Eventos com pratos típicos

turismo gastronômico

Realizar ou participar de eventos que celebram a gastronomia da sua região é outra forma de aproveitar o turismo gastronômico para atrair hóspedes para o seu estabelecimento.

Neste sentido, você pode promover este festival dentro do seu hotel ou pousada ou juntar-se a outros negócios e ao governo local para criar um evento regional. Que tal?

Dica de leitura: Infográfico: como usar eventos para atrair hóspedes 

4 – Degustação de bebidas locais

turismo gastronômico

Além dos pratos típicos, também é interessante promover as bebidas da sua região. Você pode, por exemplo, oferecer bebidas produzidas localmente em seu menu, ou ainda fazer um evento de degustação para promover tais drinques.

Dica de leitura: 5 maneiras de surpreender os hóspedes

5 – Pacotes de estadia com experiências gastronômicas

turismo gastronômico

Outra maneira de incluir o turismo gastronômico nas estratégias de vendas do seu estabelecimento é criando pacotes de estadia com experiências culinárias.

Por exemplo:

– Pacote de estadia com direito a café da manhã típico da região;
– Pacote de estadia com direito a um jantar em um restaurante tradicional da cidade.

Dica de leitura: 3 maneiras criativas de oferecer pacotes na hotelaria

6 – Tour gastronômico na cidade

turismo gastronômico

Você pode, ainda, promover passeios de turismo gastronômico, levando os viajantes nos principais destinos culinários da cidade ou da região.

Para isso, realize parceria com estabelecimentos locais. Afinal, esse tipo de ação pode ser benéfica para eles também, já que irá divulgar os negócios da região.

Dica de leitura: Como desenvolver parcerias na hotelaria 

7 – Chef convidado

turismo gastronômico

Por fim, outra maneira de atrair viajantes focados em atrações culinárias é organizando um evento especial com um chef famoso em sua região.

Pode ser um evento em que o chef irá apresentar a execução de determinado prato, ou ainda um jantar com um menu especial feito pelo chef convidado. Uma dica para ajudar a divulgar essa ação é fazer parceria com algum influenciador digital na área de gastronomia.

Dica de leitura: Como usar o marketing de influência na hotelaria

8 – Divulgue seus pratos no Instagram

turismo gastronômico

O Instagram é uma fonte de inspiração para os viajantes. Nessa plataforma, eles buscam informações que os ajudem a decidir seus destinos e atividades para a viagem. Sabendo disso, você pode utilizar essa rede para divulgar os pratos do seu estabelecimento e atrair viajantes em busca de atrações culinárias.

Utilize hashtags como #travelfood ou #foodie para alcançar esse público e também compartilhe as fotos dos seus pratos publicadas por seus hóspedes.

Dica de leitura: A influência do Instagram no mercado de viagens

Esperamos que essas dicas o ajudem a aproveitar ao máximo o potencial do turismo gastronômico para destacar a marca do seu hotel e, assim, atrair mais hóspedes para seu estabelecimento!

Sucesso!

Imagens: Unplash

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


7 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 13
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

7

comentários em "8 formas de utilizar o turismo gastronômico para atrair mais hóspedes"

Comentar