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Como usar o marketing de influência na hotelaria

Como usar o marketing de influência na hotelaria

Por Redação Blog Gazin Atacado • 31/01/18

Para conquistar a confiança dos consumidores da nova geração, as marcas precisam se conectar com eles por meio dos canais que eles utilizam e das pessoas que eles seguem. E os influenciadores digitais podem ser muito úteis nessa missão! Aprenda a seguir como usar o marketing de influência na hotelaria e aumente o alcance da sua marca na web de maneira efetiva.

O que são influenciadores digitais

  • usar o marketing de influência na hotelariaQuando alguém é muito popular em mídias como Facebook, YouTube e Instagram, e o seu conteúdo é recebido e compartilhado por um grande número de seguidores, ele é chamado de influenciador digital.
  • Essas pessoas recebem esse “título” porque o que elas publicam em suas redes sociais influencia diretamente as atitudes e decisões dos seus seguidores.

O que é marketing de influência

  • Marketing de influência acontece quando uma marca utiliza a credibilidade das pessoas influentes no meio on-line para atingir um público específico.
  • Esse método já existia antes da internet – quando uma marca utilizava um ator em sua propaganda, por exemplo –, mas ganhou força com a expansão da web. A grande diferença do marketing de influência da era digital é que ele usa a autoridade de pessoas comuns (e não celebridades), indivíduos com os quais o público consegue se conectar e se identificar.

Para aprender mais sobre marketing de influência, leia:

Marketing de influência na hotelaria

Identificando os melhores influenciadores para sua marca

usar o marketing de influência na hotelaria

O primeiro passo para usar o marketing de influência na hotelaria com sucesso é escolher influenciadores alinhados à sua marca. Isso é crucial, pois a escolha errada pode acabar prejudicando a imagem do seu estabelecimento.

Evite escolher um influenciador apenas porque ele possui um grande número de seguidores. O importante mesmo é que o público que o siga e o que ele fala nas redes sociais esteja de acordo com o que sua empresa busca e defende.

Fatores a serem levados em conta nessa escolha:

  • Nível de engajamento. Quanto as pessoas interagem com o influenciador.
  • Qualidade do conteúdo. Se ele produz conteúdo qualificado e com temas alinhados ao seu mercado.
  • Público. Se o público que o segue está de acordo com o perfil de clientes que você busca.
  • Canais e mídias utilizados. Se seu público alvo está nas mesmas redes em que o influenciador atua, e se ele produz conteúdo em vídeo e foto ou apenas em texto.
  • Comunicação profissional. Se, ao abordar o influenciador, a comunicação aconteceu de forma profissional. Se já começar de forma atrapalhada, isso é um mau sinal.

Como usar o marketing de influência na hotelaria

usar o marketing de influência na hotelaria

Conheça a seguir algumas formas de usar o marketing de influência na hotelaria por meio de ações pensadas especificamente para esse tipo de estratégia.

1 – Ofereça estadia

Uma das maneiras mais básicas de usar o marketing de influência na hotelaria é oferecendo uma estadia para o influenciador. Como contrapartida, ele deverá produzir conteúdo sobre a experiência dele – seja fazendo uma avaliação dos serviços do estabelecimento ou por meio do registro da estadia por meio de fotos ou vídeos (os chamados vlogs – vídeo blog).

2 – Faça pacotes especiais

Outra estratégia interessante é fazer uma parceria com a Secretaria de Turismo e outras empresas da sua região e oferecer um pacote especial ao influenciador – como uma ação para divulgar a cidade, por exemplo. Essa é uma maneira de gerar conteúdo interessante sobre o seu estabelecimento e sobre a sua região e, assim, atrair mais viajantes.

3 – Promova encontros com os seguidores locais

Muitas vezes os influenciadores digitais realizam encontros com seus seguidores em diferentes cidades. Ao disponibilizar o seu estabelecimento para um encontro em troca da divulgação da marca, você conseguirá alcançar o público desses influenciadores.

4 – Realize um concurso

Fazer parceira com os influenciadores para realizar concursos e sorteios nas redes sociais em que eles estão presentes também é uma ótima forma de usar o marketing de influência na hotelaria. A ação pode ser patrocinada pela sua marca ou o prêmio pode ser uma estadia em seu hotel ou pousada, por exemplo.

5 – Alie-se a influenciadores locais

Além de buscar influenciadores digitais conhecidos nacionalmente, é interessante aliar-se a produtores de conteúdo locais. Se o influenciador mora na sua cidade, é especialista na região, e poderá falar com mais propriedade sobre as dicas. Dessa forma, a recomendação do seu hotel ganha ainda mais credibilidade.

Como medir o sucesso dessas ações

usar o marketing de influência na hotelaria

Analisar o aumento no número de reservas é apenas uma das formas de medir a eficácia das ações de marketing de influência. Na hora de avaliar os resultados, analise também se houve:

  • Aumento no número de seguidores nas redes sociais.
  • Aumento no número de visitas ao site.
  • Melhora no posicionamento da sua marca nas ferramentas de busca.
  • Aumento das menções da sua marca na web.
  • Aumento de compartilhamento, likes e comentários em seus conteúdos nas redes sociais e site/blog (maior engajamento).

Mesmo que as ações de marketing de influência não convertam imediatamente em reservas, tenha em mente que se seu site estará recebendo mais visitas, e sua marca terá maior destaque no Google. E se há maior engajamento do seu público na web, todos esses são indicadores de sucesso! As reservas serão consequência desse fortalecimento da sua marca!

Então, o que achou das nossas dicas sobre como usar o marketing de influência na hotelaria? Tem mais alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário abaixo e participe do debate!

Os tempos mudaram. Adaptar-se à nova realidade, usando o marketing de influência, ajudará a manter seu hotel ou pousada sempre relevante!

–> Já desenvolveu ações usando influenciadores digitais em seu hotel ou pousada? Deixe um comentário contando como foi. Sua experiência pode inspirar outros profissionais do mercado hoteleiro!

E para aprender outras estratégias para as redes sociais, leia:

Imagens: Freepik; Bigstock

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