Para conquistar a confiança dos consumidores da nova geração, as marcas precisam se conectar com eles por meio dos canais que eles utilizam e das pessoas que eles seguem. E os influenciadores digitais podem ser muito úteis nessa missão! Aprenda a seguir como usar o marketing de influência na hotelaria e aumente o alcance da sua marca na web de maneira efetiva.
Para aprender mais sobre marketing de influência, leia:
O primeiro passo para usar o marketing de influência na hotelaria com sucesso é escolher influenciadores alinhados à sua marca. Isso é crucial, pois a escolha errada pode acabar prejudicando a imagem do seu estabelecimento.
Evite escolher um influenciador apenas porque ele possui um grande número de seguidores. O importante mesmo é que o público que o siga e o que ele fala nas redes sociais esteja de acordo com o que sua empresa busca e defende.
Fatores a serem levados em conta nessa escolha:
Conheça a seguir algumas formas de usar o marketing de influência na hotelaria por meio de ações pensadas especificamente para esse tipo de estratégia.
Uma das maneiras mais básicas de usar o marketing de influência na hotelaria é oferecendo uma estadia para o influenciador. Como contrapartida, ele deverá produzir conteúdo sobre a experiência dele – seja fazendo uma avaliação dos serviços do estabelecimento ou por meio do registro da estadia por meio de fotos ou vídeos (os chamados vlogs – vídeo blog).
Outra estratégia interessante é fazer uma parceria com a Secretaria de Turismo e outras empresas da sua região e oferecer um pacote especial ao influenciador – como uma ação para divulgar a cidade, por exemplo. Essa é uma maneira de gerar conteúdo interessante sobre o seu estabelecimento e sobre a sua região e, assim, atrair mais viajantes.
Muitas vezes os influenciadores digitais realizam encontros com seus seguidores em diferentes cidades. Ao disponibilizar o seu estabelecimento para um encontro em troca da divulgação da marca, você conseguirá alcançar o público desses influenciadores.
Fazer parceira com os influenciadores para realizar concursos e sorteios nas redes sociais em que eles estão presentes também é uma ótima forma de usar o marketing de influência na hotelaria. A ação pode ser patrocinada pela sua marca ou o prêmio pode ser uma estadia em seu hotel ou pousada, por exemplo.
Além de buscar influenciadores digitais conhecidos nacionalmente, é interessante aliar-se a produtores de conteúdo locais. Se o influenciador mora na sua cidade, é especialista na região, e poderá falar com mais propriedade sobre as dicas. Dessa forma, a recomendação do seu hotel ganha ainda mais credibilidade.
Analisar o aumento no número de reservas é apenas uma das formas de medir a eficácia das ações de marketing de influência. Na hora de avaliar os resultados, analise também se houve:
Mesmo que as ações de marketing de influência não convertam imediatamente em reservas, tenha em mente que se seu site estará recebendo mais visitas, e sua marca terá maior destaque no Google. E se há maior engajamento do seu público na web, todos esses são indicadores de sucesso! As reservas serão consequência desse fortalecimento da sua marca!
Então, o que achou das nossas dicas sobre como usar o marketing de influência na hotelaria? Tem mais alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário abaixo e participe do debate!
Os tempos mudaram. Adaptar-se à nova realidade, usando o marketing de influência, ajudará a manter seu hotel ou pousada sempre relevante!
–> Já desenvolveu ações usando influenciadores digitais em seu hotel ou pousada? Deixe um comentário contando como foi. Sua experiência pode inspirar outros profissionais do mercado hoteleiro!