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A influência do Instagram no mercado de viagens

A influência do Instagram no mercado de viagens

Por Redação Blog Gazin Atacado • 23/10/18

Entenda a influência do Instagram na decisão de compra dos viajantes e saiba como posicionar sua marca neste cenário.

O Instagram é o cartão postal da nova geração de viajantes. Afinal, por lá, eles compartilham com amigos e familiares experiências e histórias vividas durante uma viagem. Isso, por sua vez, tem ajudado a tornar o conteúdo publicado nessa plataforma uma das principais fontes de inspiração para destinos e hospedagens.

Por tudo isso, estabelecimentos hoteleiros precisam utilizar esta ferramenta!

Ajudá-lo nesta missão é o objetivo deste artigo. Siga a leitura, entenda melhor a influência do Instagram no mercado hoteleiro e saiba como se posicionar neste cenário.

O poder de influência do Instagram no mercado de viagens

influência do instagram

– Um tio que curtiu as férias na Bahia.
– Um antigo colega de classe explorando o Amazonas.
– A prima passando sua lua de mel em Belo Horizonte.
– Um influenciador documentando sua viagem em Nova York.

No Instagram, aventuras que antes pareciam tão distantes tornam-se mais acessíveis por meio das fotos publicadas por amigos, familiares e conhecidos que registram (muitas vezes, em tempo real) todos os passos de suas viagens.

E cada um desses cliques tem um poder imenso de influenciar as pessoas!

Em um estudo realizado pela Phocuswright, empresa de pesquisa no setor de viagens, 32% dos viajantes disseram que fotos e vídeos postados por amigos nas redes sociais são o que mais influencia a decisão de compra deles em relação às suas próximas viagens.

A empresa também identificou que 71% dos viajantes que têm entre 18 e 34 anos utilizam o Instagram como fonte de inspiração para viagens. Isso, por sua vez, indica que a nova geração de viajantes utiliza muito essa plataforma para decidir seu destino e onde se hospedar.

Aliás, em um recente levantamento, a maioria dos viajantes com menos de 33 anos afirmou que considera a “instagramabilidade” do local (ou seja, o potencial de gerar boas fotos para o Instagram) um dos fatores mais importantes na hora de escolher para onde viajar.

Aprenda mais sobre as demandas da geração millennial:

O que os viajantes millennials buscam
Como atrair e fidelizar hóspedes da geração Y

Como aproveitar a influência do Instagram

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Toda essa influência do Instagram tem impactado diretamente o mercado de viagens e turismo. Cidades estão se aliando a influenciadores digitais para atrair mais turistas, enquanto estabelecimentos hoteleiros pensam em maneiras de serem mais “instagramáveis”.

— Como o seu negócio tem se adaptado a este novo cenário?
— Você está aproveitando a relevância dessa rede para fortalecer sua marca?

A seguir, confira algumas dicas importantes para utilizar a influência do Instagram a favor do seu hotel ou pousada.

1 – Valorize experiências autênticas

influência do instagram

Quando de trata de obter inspirações de viagens nas redes sociais, os viajantes buscam imagens que os ajudem a ter uma amostra da experiência que eles terão no destino ou no hotel. Por isso, quanto mais autêntico for o conteúdo, maior será o engajamento com o público.

Quer um exemplo nesse sentido?

Recentemente, a pousada canadense Great Bear Lodge, focada em atividades de natureza selvagem, publicou no Instagram o vídeo da “visita” que algumas baleias fizeram bem perto da pousada. Resultado: o perfil ganhou mais de 40 mil seguidores e as solicitações de reserva cresceram 1.350% na mesma semana.

Dica:

— Utilize o Instagram para registrar o dia a dia do hotel. Para isso, apresente momentos interessantes, como uma família se divertindo ou a vista do pôr do sol, por exemplo.
— Documente os acontecimentos da cidade, mostrando eventos e atividades que ressaltam a cultura, a história e a gastronomia local.
— Mostre o trabalho dos profissionais do estabelecimento – o pessoal da recepção, os cozinheiros fazendo brincadeiras, o porteiro interagindo com uma criança etc.

Aprenda mais!
Ideias de vídeo marketing para o seu hotel ou pousada

2 – Use a “voz” do seu cliente

influência do instagram

O poder de influência do Instagram deve-se principalmente ao fato de que, nessa plataforma, os viajantes podem se conectar com pessoas – ao invés de apenas uma marca “sem rosto”, por exemplo.

Por isso, é interessante utilizar a “voz” dos seus clientes para fortalecer a credibilidade da sua marca nesta plataforma.

Para isso, compartilhe as fotos e vídeos publicados pelos seus hóspedes no próprio perfil do seu hotel ou pousada.

Isso ajuda a dar mais autenticidade ao conteúdo e também a fortalecer o relacionamento com os viajantes que postaram algo sobre o seu estabelecimento.

Aprenda mais!
Como atrair mais hóspedes utilizando os depoimentos dos seus clientes

3 – Faça parcerias com influenciadores digitais

avaliações em vídeo

Além da visão de outros clientes, outra fonte de inspiração de viagens no Instagram são os influenciadores digitais.

Atualmente, existem diversos criadores de conteúdo especializados em viagens e turismo. Por meio das fotos e vídeos publicados nesta plataforma, esses influenciadores oferecem ideias e geram desejos de viagens em seus seguidores.

Desenvolver parcerias com eles pode ajudar a aumentar o alcance da sua marca no Instagram. Uma maneira de fazer isso é oferecendo diárias para os produtores de conteúdo em troca da divulgação do seu estabelecimento.

Aprenda mais!
Como usar o marketing de influência na hotelaria

4 – Utilize ao máximo os recursos do Instagram

influência do instagram

Para posicionar sua marca de forma estratégica no Instagram e, assim, aproveitar ao máximo o potencial dessa rede, é importante saber como utilizar os recursos oferecidos pela plataforma.

Algumas funcionalidades em destaque para empresas do setor de viagens:

Stories. Essa função de vídeos curtos temporários permite que sua marca se comunique com os viajantes no dia a dia de maneira mais dinâmica e constante. Assim, além de publicar conteúdo na linha do tempo, você pode complementar sua estratégia oferecendo inspirações por meio de stories.
— Perfil comercial. Criar um perfil comercial é vantajoso porque, assim, você terá acesso a funções que permitem que seus clientes entrem em contato com o estabelecimento diretamente pelo Instagram.
— Botões de reserva. Recentemente, o Instagram anunciou que estará liberando um botão de ação para que os viajantes possam efetuar reservas sem sair da rede.

Clique aqui e saiba mais sobre como ter acesso a essas funções.

Mãos à obra!

influência do instagram

Convencido a cuidar melhor das suas ações no Instagram? Então, não deixe de ler os artigos abaixo. Eles trazem boas dicas e lições sobre como criar ações de marketing e vendas nesta rede social.

12 ideias de como usar o Instagram para fortalecer a marca do seu hotel
Instagram na hotelaria: 7 perfis para você se inspirar
Como usar Instagram Stories na hotelaria
Como atrair e conquistar viajantes durante a fase de consideração de viagem

Esperamos que essas informações o ajudem a usar o poder de influência do Instagram para fortalecer sua marca nesta rede e aumentar o engajamento com seu público.

Sucesso!

Imagens: Unplash; Freepik

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