Um estudo feito recentemente pelo Google revelou que a maioria das empresas de viagens concentra seus esforços de comunicação e marketing nas fases de compra e pós-compra. No entanto, há uma grande demanda dos viajantes brasileiros por informações na fase de planejamento da viagem.
Você e sua equipe têm se preocupado em atender possíveis clientes antes de eles efetuarem uma reserva em seu estabelecimento? Não? Pois deveriam!
Leia este artigo e descubra como ajudar os viajantes no planejamento pode fortalecer a marca do seu hotel ou pousada e, assim, atrair mais hóspedes para o seu estabelecimento.
Tudo o que você quer é que o viajante escolha seu hotel e clique no botão de “confirmar a reserva“, certo?
No entanto, existe uma série de ações que antecedem esse clique e que fazem toda a diferença para que ele aconteça.
Em geral, a jornada de compra na hotelaria é dividida nas seguintes etapas:
→ Sonho/desejo. Quando algo desperta a vontade de viajar para algum lugar.
→ Planejamento. Quando a pessoa começa a pesquisar possíveis caminhos para realizar o sonho/desejo de viajar.
→ Reservas. Depois de pesquisar, o viajante escolhe o destino, a companhia de viagem e o local onde irá se hospedar.
→ A viagem. É o momento em que todo o planejamento é colocado em ação e o sonho começa a sair do campo do planejamento.
Segundo análises do Google, a maioria das empresas de viagens e turismo concentra seus esforços de comunicação e marketing na web nas duas últimas fases da jornada de compra, negligenciando as etapas iniciais, quando os viajantes brasileiros ainda estão buscando inspirações e informações para planejar seus destinos, atividades, rotas e meios de hospedagem.
Ou seja, cada vez mais os viajantes brasileiros querem que as empresas de viagens e turismo atendam sua busca por conhecimento e informações antes de efetivamente falarem sobre fechar uma compra.
No entanto, muitas empresas têm deixado a desejar nesse sentido…
Onde os viajantes estão encontrando essas informações, então?
Nos canais de produtores de conteúdo independentes, tais como blogueiros de viagem ou influenciadores digitais.
Como você pode perceber, há uma grande oportunidade para o seu hotel ou pousada ajudar os viajantes muito antes da compra. Isso, por sua vez, pode aumentar as chances de se conectar com eles e, consequentemente, de eles escolherem o seu estabelecimento.
No momento, eles têm encontrado essas informações em outros canais. Quer saber como o seu negócio pode também ser uma fonte útil para seu público nas fases iniciais da jornada de compra?
O segredo está em:
→ Divulgar informações qualificadas sobre a sua região. Para isso, você pode oferecer dicas sobre atividades culturais, esportivas, gastronômicas, pontos turísticos etc.
→ Criar conteúdo multimídia. Vídeos, posts em blogs e redes sociais, textos no site… tudo isso ajuda a engajar os viajantes e permite que eles conheçam melhor seu estabelecimento e região.
→ Informar detalhes sobre os serviços oferecidos por seu hotel ou pousada – e também explorar a estrutura do estabelecimento em vídeos e fotos.
→ Oferecer ofertas para públicos direcionados. Dessa forma, você irá atrair viajantes que estão em busca de atividades turísticas alinhadas ao seu perfil.
→ Dar dicas práticas relacionadas a viagens, ajudando o viajante a se organizar. Por exemplo: “como arrumar a mala”; “como se preparar para a viagem”; “dicas de alimentação durante a viagem” etc.
→ Fazer parcerias com produtores de conteúdo e influenciadores digitais. Assim, será possível divulgar informações sobre o seu hotel ou sobre sua região, aumentando o alcance de sua marca nos canais que os viajantes já estão buscando informações e dicas de viagens.
Os artigos abaixo trazem dicas importantes sobre como se conectar com os viajantes na fase do planejamento:
Compartilhe essas informações com sua equipe e, juntos, pensem em maneiras de adaptar as dicas destes materiais para o seu negócio. Assim, alcançar os viajantes nas fases iniciais da jornada de compra ficará muito mais fácil.
Lembre-se:
Coloque nossas dicas em prática e saia na frente dos seus concorrentes!
Sucesso!