fbpx

Nossas Sugestões

O Inbound Marketing está revolucionando as vendas. Faça parte dessa revolução!

O Inbound Marketing está revolucionando as vendas. Faça parte dessa revolução!

Por Redação Blog Gazin Atacado • 1/08/16

Tendo a tecnologia como uma das grandes “culpadas” por todas as transformações no que diz respeito à forma como nos comunicamos e nos relacionamentos e até mesmo à forma como compramos – e vendemos -, um novo perfil de consumidores começou a se manifestar nos últimos anos.

Para se adequar às necessidades, aos desejos e à forma de agir de seus novos consumidores, profissionais de marketing e de vendas precisaram repensar suas estratégias e iniciar sua própria revolução. Um dos resultados disso foi o surgimento do Inbound Marketing, um conceito que vem ajudando empresas de diversos portes e segmentos a melhorarem seus resultados financeiros e, inclusive, a atenderem melhor seus clientes.

Quer descobrir tudo que há por trás do Inbound Marketing e entender como esse conceito pode ajudar a alavancar as vendas de sua loja? Acompanhe este artigo. Nele, revelaremos como funciona e quais são as grandes vantagens desse novo modelo de marketing.

O que é Inbound Marketing

Para entender o conceito de Inbound Marketing é interessante avaliar as diferenças entre esse  novo marketing e o Outbound Marketing.

inbound-marketing-varejo (3) Outbound Marketing (Marketing de saída) 

Nessa modalidade, os produtos e serviços são oferecidos ao público em geral sem levar em conta suas características e necessidades específicas. Ou seja, todos são potenciais clientes. Para isso, a marca vai até o público – muitas vezes, sem autorização, invadindo seu espaço (como acontece, por exemplo, em uma ligação de telemarketing ou uma propaganda de televisão).

inbound-marketing-varejo (5) Inbound Marketing (Marketing de entrada)

Essa estratégia busca atrair a atenção dos clientes certos para o determinado produto ou serviço que você vende. Nesse sentido, usam-se conteúdos educativos e informativos para chamar a atenção dos consumidores. Aqui, o público é que vai até a empresa. Por meio das estratégias digitais, ele é conquistado pela marca até o momento em que decide efetivamente comprar (quando depois de ler um artigo interessante, cadastra-se no site para receber mais informações da empresa, por exemplo).

Como funciona o Inbound Marketing

Um dos pilares base dessa metodologia é o Marketing de Conteúdo (sobre o qual já explicamos aqui no blog – CLIQUE AQUI e confira).

O Inbound usa o conteúdo como forma de atrair o público-alvo de uma empresa, chamar a atenção dele, conquistá-lo, ajudá-lo e transformá-lo em cliente fiel. Ou seja, a ideia é muito mais do que apenas vender, é fazer um desconhecido se tornar um amigo da marca.

A jornada do cliente

inbound-marketing-varejo (4)Essa metodologia promove ações específicas para diferentes fases em que o público da sua empresa se encontra. Essas fases formam a “a jornada do cliente” – que é o caminho que uma pessoa percorre entre conhecer a marca e virar um cliente fiel.

Assim, um determinado conteúdo é feito para aqueles que ainda não conhecem a sua loja, mas que poderiam comprar com você; e outro conteúdo, com outro propósito, é feito para aqueles clientes que já fizeram negócio com sua empresa.

O infográfico abaixo “traduz” melhor essa ideia:inbound marketing

Funciona assim:

  • Primeiro, por meio de conteúdo qualificado, alinhado às necessidades do seu público, você atrai visitantes para o seu site.
  • Depois, converte esses visitantes em leads (filtrando os potenciais clientes).
  • Então, é hora de conquistá-los de vez, transformando os leads em clientes, levando ao fechamento da compra.
  • Depois da compra, você precisa encantá-los, para que eles se tornem promotores de sua marca.

Personas – definindo os clientes ideais

inbound-marketing-varejo (2)Para definir o que abordar para cada tipo de cliente, em cada uma das fases da jornada de compra, o Inbound Marketing utiliza-se de personas. O que é isso?

Personas nada mais são que perfis dos tipos de clientes que sua loja tem. Elas devem ser desenvolvidas com base no seu público atual e também de acordo com aqueles consumidores que você deseja atrair.

Ao definir as personas de sua loja, você terá maior conhecimento sobre seus clientes e poderá atendê-los e encantá-los de maneira mais eficiente e profunda.

Benefícios do Inbound Marketing

Se você está em dúvida se realmente vale a pena apostar nesse modelo de marketing, listamos alguns dos principais benefícios. Confira:

inbound-marketing-varejo (9)1) É mais barato

Estudos apontam que as ações de Inbound Marketing custam 62% menos que as de Outbound. Isso acontece porque nesse modelo novo não há tantos gastos com compra de espaços de mídias caras – como televisão e revistas, por exemplo.

As ferramentas digitais são muito mais baratas e, por vezes, até gratuitas. Além disso, com as ações on-line, é possível atingir um número muito maior de pessoas e também direcionar de forma mais específica o público que se deseja atingir. Dessa forma, as ações tendem a trazer resultados melhores.

inbound-marketing-varejo (1)2) Está alinhado ao perfil do consumidor atual

É fato: antes de comprar qualquer coisa, as pessoas pesquisam na internet. Isso vale para compras online e também para as compras em lojas físicas. A web tem um papel fundamental no processo de compra atualmente. Por isso o Inbound Marketing é tão importante. Por meio de estratégias digitais, ele faz com que, nessa pesquisa prévia, o seu cliente encontre a sua empresa justamente no momento em que mais precisa de ajuda para decidir o que comprar.

inbound-marketing-varejo (8)3) Cria uma relação forte e duradoura com cada cliente

Diferente do Outbound Marketing, o Inbound foca no desenvolvimento do relacionamento com o consumidor. O objetivo não é apenas que o cliente compre e pronto. O foco desse novo marketing é fazer com que o cliente se conecte com sua marca e que permaneça satisfeito com a empresa por muito tempo – comprando mais vezes e indicando a loja para seus amigos.

4) Cria uma legião de fãs de sua marca

inbound-marketing-varejo (6)Com o Inbound Marketing pode acontecer, por exemplo, de sua loja ter um cliente muito fiel, mas que nunca tenha comprado de você. Como isso acontece? Bom, é que só pelo fato de a sua empresa oferecer conteúdo qualificado, esse consumidor se identifica com sua marca e cria uma conexão com ela. Assim, quando alguém pedir indicação, ele com certeza vai indicar a sua loja – o que é extremamente vantajoso, certo? Além disso, quando ele finalmente precisar comprar algo, é claro que ele vai escolher fazer negócio com você.

Como colocar em prática

Agora que você já entendeu como funciona e quais são as vantagens desse novo marketing, deve estar se perguntando: “Ok, mas como eu coloco em prática isso na minha loja?”.

inbound-marketing-varejo (7)Para ajudá-lo a aplicar o Inbound Marketing vamos escrever aqui no blog uma série de artigos sobre esse tema, mostrando como definir as personas de sua empresa, como trabalhar a jornada do cliente e muito mais!

Fique ligado aqui no blog e, para não perder nenhuma atualização, nos siga em nossas redes sociais (Facebook e LinkedIn) e também assine nossa newsletter (preenchendo os dados no quadro azul abaixo).

Até mais!

Informações: HubSpot; Viver de Blog
Imagens: Freepik

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


5 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 16
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

5

comentários em "O Inbound Marketing está revolucionando as vendas. Faça parte dessa revolução!"

Comentar