Redes sociais: há quem ame e quem odeie. Mas uma coisa é fato: atualmente, é praticamente impossível ficar indiferente a elas. Você lojista, por exemplo, precisa ter em mente que clientes e prospects podem utilizar esses canais o tempo todo para recomendar o fazer reclamações sobre seus produtos e/ou serviços. Para saber como agir em cada um desses casos, é fundamental entender como gerenciar sua marca nas redes sociais.
Quer saber como fazer isso, na prática? Siga a leitura deste artigo!
Pequenas e médias empresas têm investido em ferramentas de monitoramento das redes sociais para manter uma imagem positiva do negócio. E não podia ser diferente. Afinal, o primeiro contato de muitos futuros clientes com sua marca começa com uma pesquisa nessas plataformas.
Mas afinal, que tipo de informações é preciso gerenciar? Segundo a orientação do Sebrae, você deve concentrar sua pesquisa nestes quatro pontos:
Agora que você sabe o que precisa analisar para gerenciar sua marca nas redes sociais, é necessário escolher uma ferramenta para descobrir essas informações. Isso não quer dizer que você precisa investir em um software exclusivo, assim como fazem grandes empresas que têm milhares de menções nas redes sociais todos os dias.
Existem no mercado muitas ferramentas gratuitas ou de baixo custo que fornecem informações com precisão e que ajudam a monitorar várias redes sociais ao mesmo tempo.
A seguir, conheça cinco ferramentas para você gerenciar sua marca nas redes sociais:
Esta ferramenta permite fazer a coleta de dados relacionados à sua marca nas redes sociais, faz análise do Facebook, do Instagram e do YouTube e, a partir disso, desenvolve relatórios completos.
Investimento: a ferramenta tem planos que vão de R$ 39,90 a 99,90 por mês, de acordo com as funcionalidades escolhidas.
A Sprout Social gerencia a marca nas redes sociais e permite fazer o agendamento de posts em diversos canais. Essa plataforma oferece ainda funções analíticas para mensurar resultados. Por exemplo, você pode selecionar palavras-chave (nome de sua empresa ou produto que você vende) ou hashtags que queira acompanhar constantemente nas redes sociais.
Investimento: os planos mensais variam de US$ 99 a 249 por mês – com possibilidade de fazer um teste gratuito.
No Hootsuite você consegue monitorar mais de um perfil em diferentes redes sociais, tudo em uma tela só. Também é possível agendar postagens nas diferentes plataformas. O plano gratuito não traz a mensuração de resultados, apenas a possibilidade de gerenciamento de perfis.
Investimento: além do plano gratuito, há a possibilidade de pagar uma taxa a mais para usar os planos PRO e BUSINESS, que trazem mais funcionalidades como análise em tempo real, suporte 24h e treinamento.
Com o monitoramento do Google Analytics, é possível acompanhar o resultado de blogs, sites e anúncios do AdWords. Com essa ferramenta, você pode saber quantos dos visitantes do seu site, por exemplo, estão vindo das redes sociais.
Investimento: gratuito, com algumas funcionalidades disponíveis apenas para anunciantes no Google.
Essa ferramenta cria relatórios de forma automatizada, com informações sobre Facebook, Instagram e outras plataformas de anúncio como Google Ads e Facebook Ads.
Investimento: planos que variam de R$ 49,00 a R$ 246,00 por mês, de acordo com as funcionalidades escolhidas.
Ficou com alguma dúvida sobre como gerenciar sua marca nas redes sociais? Tem alguma dica de ferramenta que pode ajudar nesse processo? Deixe um comentário abaixo com sua pergunta ou sugestão. Sua opinião ajuda a deixar o Blog do Varejo ainda mais interessante e útil!
Sucesso!
Muito bom