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Conheça a matriz SWOT e saiba como ela pode ajudar a vender mais

Conheça a matriz SWOT e saiba como ela pode ajudar a vender mais

Por Redação Blog Gazin Atacado • 31/05/15

Você já sabe: é preciso analisar constantemente o mercado para poder se destacar (como falamos neste post aqui). Mas uma análise profunda e eficiente leva em conta não só os seus concorrentes, como as questões internas de sua loja. Uma ferramenta que pode ajudar nesse estudo de mercado é a Matriz SWOT. Conheça essa ferramenta e saiba como ela pode ajudar sua loja

O que é

SWOT é uma sigla em inglês para Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Em português, a sigla ficaria: FFOA.

A matriz SWOT é uma ferramenta utilizada para realizar uma análise do cenário do mercado e direcionar a gestão estratégica das empresas de acordo com as informações coletadas.

O que a Matriz SWOT faz

Utilizando a matriz SWOT, você entenderá quais são as forças e as fraquezas do ambiente interno (na empresa), e as oportunidades e ameaças do ambiente externo (no mercado/concorrência).

Com isso, você conhecerá os fatores que podem ajudar o negócio a atingir o seu objetivo e os que podem atrapalhar..

Com essas informações em mãos, o gestor estará preparado para cria uma estratégia eficiente, usando o potencial das forças da empresa, aproveitando as oportunidades do mercado, corrigindo falhas e defendendo-se das ameaças.

Matriz SWOT

Exemplo de Matriz SWOT:

Carlos tem uma loja de móveis e eletrodomésticos. Seu objetivo é aumentar em 5% o lucro da loja no próximo semestre. Ao fazer a análise da matriz SWOT, ele percebeu:

  • Untitled-2Força: Sua entrega é rápida e pontual. A qualidade de seus produtos e seu atendimento qualificado são os pontos fortes de seu negócio.
  • Fraqueza: Grande parte das vendas realizadas são feitas com desconto, o que prejudica o resultado final das operações.
  • Oportunidade: Muitos clientes reclamam do atendimento e do atraso da entrega de seus concorrentes.
  • Ameaça: Seu principal concorrente consegue sempre ter um preço mais baixo que ele.

Analisando tudo isso, para atingir seu objetivo de aumentar em 5% o lucro da loja, Carlos realizou um treinamento com a equipe de vendas, visando fazer os vendedores entenderem que está na hora de parar de dar descontos e começar a focar a negociação com o cliente no valor que os produtos têm, nos benefícios que eles trazem – destacando a qualidade dos itens e também a credibilidade e rapidez na entrega.

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Além disso, as ações de comunicação também passaram a ser focadas muito mais nos diferenciais da loja e dos produtos (e menos no preço).

Com isso, além de diminuir as vendas com descontos, Carlos se destacou no mercado, chamando a atenção dos clientes insatisfeitos com o seu concorrente. Mesmo com um preço mais alto, ele conseguiu aumentar suas vendas e alcançar seu objetivo.

Conseguiu entender como a matriz SWOT pode lhe ajudar? Agora é hora de colocar esse conceito em prática aí na sua loja. Defina um objetivo e conte com a ajuda dessa ferramenta para definir as estratégias necessárias para alcançá-lo.

Sucesso e boas vendas!

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