Entenda a importância do merchandising nas datas comemorativas que afetam o varejo e saiba como preparar sua loja para a Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018™
Para quem é lojista, o calendário é marcado não apenas por meses, mas também por diversas datas comemorativas. Ou, pelo menos, deveria ser! Afinal, quem tem um negócio no varejo não pode deixar de aproveitar as oportunidades sazonais que acontecem ao longo do ano.
Leia também!
Falando em datas especiais, uma das ocasiões que mais devem movimentar o varejo este ano é a Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018™.
Uma das ações mandatórias para potencializar as vendas no período pré-Copa é arrumar a loja e preparar a decoração para fazer vendedores e clientes entrarem no clima. Afinal, o merchandising tem um papel estratégico importante para impulsionar as vendas dos itens relacionados à Copa!
Para ajudá-lo a entender a importância do merchandising nas vendas referentes a datas comemorativas conversamos com Regina Blessa, presidente do Instituto de Estudos em Varejo e autora dos livros Merchandising no PDV e Merchandising Farma. Acompanhe!
A principal função do merchandising é parar o olhar do consumidor. Quando a embalagem ou a exposição conseguem dois segundos da atenção do consumidor estamos a meio caminho da compra.
Numa loja grande, há uma quantidade enorme de produtos a serem percebidos, além dos que já despertam nosso interesse. Num trajeto de compras conseguimos “escanear” tudo com os olhos, mas apenas 10% dos produtos obtêm nossa real atenção. Por isso é que a loja inteira precisa estar bem arrumada.
Com raras exceções, a maioria das lojas fica do mesmo jeito o ano inteiro. Nada acontece de diferente além de um ou outro produto que muda de lugar. As datas comemorativas ajudam a loja a ter um motivo para mudar e criar, por alguns dias, um ambiente diferente.
Para o consumidor é uma alegria visual perceber que tem coisa nova no pedaço. Nossos olhos se enchem de curiosidade para ver aquelas mesmas decorações e novidades que já conhecemos, mas que também fazem parte da nossa vida.
Paulo Souza, Coordenador de Marketing do Grupo Gazin, explica que o segredo para que o merchandising no varejo ajude efetivamente a melhorar os resultados é enxergar a loja não com um olhar de gestor ou de vendedor, mas, sim, com o olhar do cliente. Assista à entrevista que Souza concedeu com exclusividade ao Blog do Varejo e aprenda mais sobre como a forma de dispor os produtos na loja pode ajudá-lo a vender mais:
Quer decorar e organizar sua loja para a aproveitar ao máximo as oportunidades geradas pela Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018™? Siga estes passos:
Uma das questões mais relevantes no merchandising para datas comemorativas é a decoração do ambiente. Por isso, se você quer vender mais na Copa, precisa pensar nisso! Aqui vão algumas dicas práticas para ajudá-lo nessa missão:
Além de decorar o estabelecimento, é importante analisar o ambiente e os produtos mais procurados durante a Copa para entender como organizar a loja de maneira estratégica. Avalie os seguintes fatores:
Depois de avaliar quais produtos estarão em destaque durante a Copa do Mundo e como montar uma rota estratégica dentro da loja, é hora de organizar o estabelecimento para potencializar as vendas nesta época. Para isso:
Acredite: essas ações, simples e fáceis de serem colocadas em prática, não apenas ajudarão a aumentar suas vendas, como tornarão o período da Copa ainda mais divertido em sua loja.
Sucesso e boas vendas!
Reportagem publicada originalmente na Revista da Gazin Atacado