Nossas Sugestões

Datas comemorativas e o ciclo do varejo

Datas comemorativas e o ciclo do varejo

Por Redação Blog Gazin Atacado • 21/09/14

Como preparar sua loja para vender mais datas comemorativas

Quem é lojista passa o ano assim:

  • Em dezembro, tem promoções de Natal;
  • Em fevereiro, o foco é a volta às aulas;
  • Em maio, é o Dia das Mães;
  • e assim por diante…

É como se o calendário não fosse dividido por meses, e sim por datas comemorativas. É o que podemos chamar de “Ciclo do Varejo”.

Neste artigo, você vai entender o que é esse ciclo e como sua loja pode se preparar para ele.

CICLOS DO VAREJO

ciclo do varejoEnquanto o ano é dividido em meses, o ciclo do varejo é separado por datas comemorativas: volta às aulas, Páscoa, Dia das Mães, dos Pais, etc. Esses marcos no calendário guiam os meses no varejo, e o planejamento das ações da sua loja precisam estar alinhados a eles para que as vendas aconteçam como você espera.

Mas como aproveitar essas datas comemorativas para vender mais? Como é possível se preparar melhor com o ciclo do varejo? Se você tem essas e outras dúvidas sobre esse assunto, estas seis dicas podem ajudar:

1. Escolha as datas mais significativas para sua loja

O primeiro passo é identificar qual é o ciclo da sua loja. Ou seja, quais são as datas comemorativas que sua loja pode aproveitar para se aproximar de seu público. Para isso, você precisa conhecer muito bem quem são seus consumidores. Só assim você vai poder escolher quais datas chamarão a atenção dele, e quais sua loja pode aproveitar. Por exemplo: se sua loja vende móveis, é mais interessante preocupar-se com Dia das Mães do que com o Dia da Água.

Analise cada uma das datas comemorativas do ano e verifique quais são mais importante para sua loja. Assim, você estará formando o seu próprio ciclo do varejo, direcionado às necessidades de seu público e às oportunidades de seu negócio.

Para lhe ajudar, preparamos uma lista com as principais datas festivas do ano. CLIQUE AQUI e confira.

2. Prepare seu estoque para as datas com maior movimento

Deixar de vender por falta de produto na loja. Esta aí uma coisa que nenhum lojista quer. E é por isso que é tão importante conhecer o ciclo do varejo. Dessa forma, você pode preparar seu estoque com produtos a mais para as épocas com maior fluxo de venda.

3. Capacite sua equipe de vendas para o atendimento nas datas comemorativas

É importante capacitar seus vendedores para que eles estejam preparados para o aumento no movimento da loja em épocas marcadas por datas comemorativas. Sabendo a média do fluxo de vendas em cada uma das datas você consegue, inclusive, prever se vai precisar de reforços em algumas dessas épocas.

Além disso, a capacitação também deve mostrar a eles como identificar oportunidades específicas a cada data, para que eles possam oferecer atendimento diferenciado de acordo com o público-alvo. Por exemplo: o atendimento do Dia das Mães leva em conta coisas diferentes do o atendimento da Páscoa.

4. Entre no clima e prepare sua loja com uma decoração específica da data

É preciso que o cliente viva a data comemorativa que se aproxima assim que entrar na sua loja. Por isso, a ambientação é fundamental nessas épocas. Tenha uma decoração adequada à cada comemoração. Uma dica para economizar é escolher itens que podem ser reaproveitados em diferentes datas. Corações, por exemplo, servem para o Dia das Mães e para o Dia dos Namorados. E aqueles balões amarelos que sobraram do Dia dos Pais, podem ser utilizados no Dia das Crianças. Use sua criatividade e contribua para a economia de recursos e de resíduos.

5. Prepare promoções alinhadas ao público-alvo daquela data

Em época de datas comemorativas, as promoções saltam aos olhos dos clientes. O que sua loja fará para se destacar?

Uma dica importante: crie promoções adequadas ao público. Leve em consideração o perfil do SEU público em cada data. Os produtos que são destaque para as crianças, podem não chamar a atenção no Dia da Avó. Personalize kits de produtos para chamar a atenção e vender mais nas datas comemorativas.

6. Comunique seus clientes com antecedência sobre o que está preparando

Estar atento e conhecer bem o seu ciclo de datas comemorativas possibilita que você se prepare com antecedência e avise seus clientes sobre o que está preparando. A ideia é fazê-los lembrar da proximidade daquela data e aumentar suas chances de ser escolhido como lugar ideal para comprar presentes para os “alvos” da comemoração.

Gostou e quer mais dicas? Veja alguns posts que já fizemos sobre como aproveitar algumas datas comemorativas específicas:

E FIQUE LIGADO AQUI NO BLOG. SEMPRE POSTAREMOS DICAS SOBRE DATAS IMPORTANTES PARA O VAREJO.

SE VOCÊ TEM ALGUMA DICA OU GOSTARIA DE SUGERIR ALGUM TEMA, DEIXE UM COMENTÁRIO AQUI ABAIXO 😉

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


7 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 9
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

7

comentários em "Datas comemorativas e o ciclo do varejo"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo