Carta, telefone, e-mail, autoatendimento, chat online, site, redes sociais… São vários os canais de atendimento disponíveis para as empresas e consumidores. Mas, nos últimos anos, foi possível acompanhar o crescimento de vendas de um nicho de produtos: os mobiles.
Com a melhoria do 3G e 4G e da banda larga, os celulares estão abrindo uma oportunidade única para os vendedores serem mais ágeis e integrarem as experiências dos clientes no espaço físico e digital.
E nesse novo mundo, o aplicativo WhatsApp é um dos mais utilizados quando se pensa em recursos para conversação entre usuários de smartphones, já tendo ultrapassado a marca de 600 milhões de usuários mensais em todo o mundo!
Atentas à popularização do aplicativo e às oportunidades que ele pode gerar, algumas empresas decidiram inovar e buscaram uma maneira mais dinâmica e efetiva de continuar o relacionamento com seus clientes usando o WhatsApp como ferramenta de pós-venda, o que é muito importante, porque a interrupção abrupta na experiência de atendimento muitas vezes pode frustrar o consumidor, levando a credibilidade e a fidelidade com a marca junto.
Nesse sentido, um shopping center em Curitiba (PR) disponibilizou um serviço de atendimento via WhatsApp em abril deste ano. Dois meses depois, 204 atendimentos já tinham sido realizados por lá, contra 55 feitos via Facebook e demais redes sociais do shopping e 64 feitos via SAC e site.
O objetivo dessa iniciativa é estar à disposição do cliente sempre que ele precisar, independente do horário. Em outras palavras, estar no bolso do cliente, literalmente.
A facilidade com que a maioria das pessoas lida com essas tecnologias possibilita estar muito mais próximo do cliente final, prolongando a experiência do atendimento e o relacionamento cliente-empresa-marca. E tudo isso gratuitamente, tanto para o cliente quanto para o vendedor e a empresa.
Da mesma forma que esse pode ser um recurso fantástico para potencializar as suas vendas, ele pode queimar um vendedor se ele exagerar na quantidade de mensagens. Separamos algumas dicas para ajudá-lo a não se tornar o vendedor-chatão:
Agora é com você!
Coloque as dicas em prática e depois nos conte os resultados.
Boas vendas!
Muito legal seu artigo amigo!
E o mais importante, encontrei exatamente o que eu estava procurando.. hehe
Abraços e ja salvei nos favoritos!