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4 formas de treinar a equipe de seu hotel de forma prática e barata

4 formas de treinar a equipe de seu hotel de forma prática e barata

Por Redação Blog Gazin Atacado • 12/07/16

Quando se fala em treinamento, a primeira coisa que vem à mente do gestor é: gasto! Mas nem sempre capacitar os colaboradores precisa ser sinônimo de um grande investimento. Muitas vezes, ações simples podem ajudar a desenvolver e preparar os profissionais de seu hotel ou pousada de forma muito eficiente.

Curioso para saber como isso pode funcionar? Confira as dicas a seguir e saiba como treinar sua equipe de maneira prática, sem precisar gastar muito com isso.

treinamento-profissionais-hotelaria (4)1) Análise das reclamações dos hóspedes

É claro que receber reclamações não é nada agradável. Porém, você pode transformar uma situação ruim em uma oportunidade de aprendizado e crescimento para sua equipe e para sua empresa. Como? Usando as queixas dos clientes como fonte de conhecimento e indicação de onde e como melhorar.

Na prática: reúna seus colaboradores, escolha uma reclamação e exponha ao grupo. Peça para eles darem suas visões sobre a questão, dizendo por que acham que aquilo aconteceu e de que forma poderia ser evitado. Juntos, vocês podem chegar a ótimas maneiras de melhorar seus serviços. Isso trará bons resultados para o estabelecimento e também para os colaboradores!

treinamento-profissionais-hotelaria (1)2) Estudo de casos de sucesso do mercado

Analisar o que seus concorrentes têm feito também pode ser interessante para aprender mais sobre o mercado e sobre os clientes. Além disso, é interessante também avaliar casos de sucesso nacionais e internacionais – mesmo que não sejam seus concorrentes diretos.

→ Na prática: selecione alguns casos de sucesso e os apresente à equipe. Você pode enviar por e-mail antes, para que eles estudem os fatos. Depois, peça para que eles digam o que aprenderam com o exemplo mostrado. Além disso, fale para eles se inspirarem no caso e dizerem de que forma o que foi mostrado poderia ser aplicado no seu hotel ou pousada.

treinamento-profissionais-hotelaria (2)3) Grupo de estudo de reportagens e livros

Outras fontes de conhecimento são livros e reportagens com informações importantes para o seu negócio. Acontece que, muitas vezes, os colaboradores precisam de um empurrãozinho para que efetivamente leiam esses materiais. Nesse sentido, criar um grupo de estudos para analisar e discutir os conteúdos pode ser uma boa ideia.

→ Na prática: distribua periodicamente entre a equipe alguma reportagem ou livro para que eles estudem. Depois, reúna os profissionais e peça para que eles compartilhem o que aprenderam, se concordam ou não com o que foi abordado e por quê.

treinamento-profissionais-hotelaria (3)4) Troca de conhecimento

Sabe quais são outras excelentes fontes de conhecimento? Os próprios profissionais da sua empresa. Cada membro de sua equipe tem muito a ensinar ao resto do grupo. A experiência que eles têm são diferentes umas das outras e, por isso, os conhecimentos que possuem também são diferentes e podem ser complementares – formando um time imbatível.

→ Na prática: reúna os profissionais da sua equipe mensalmente e proponha que a cada encontro determinados colaboradores compartilhem alguma dúvida ou situação difícil que vivenciaram ou estão vivenciando com algum hóspede. Depois, os outros integrantes do time comentam a questão, dizendo o que pode ser feito para resolvê-la. Dessa forma, todos aprendem juntos.


Dica!

medalPara garantir o sucesso dessas ações é fundamental motivar os profissionais. Por isso, é importante criar algum tipo de recompensa para os colaboradores que participam dos treinamentos. Pode ser um bônus, um certificado, um presente, etc. O importante é valorizar o esforço da equipe e incentivá-los de alguma forma a adquirirem cada vez mais conhecimento.

Quais são as suas estratégias para treinar os colaboradores de seu hotel ou pousada? Você conhece alguma dinâmica interessante para desenvolver os profissionais? Deixe um comentário logo abaixo e compartilhe sua visão e conhecimento conosco, também queremos aprender com você!

Imagens: Freepik

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