Nossas Sugestões

Treinamento gratuito: como vender lavadoras de roupas

Treinamento gratuito: como vender lavadoras de roupas

Por Redação Blog Gazin Atacado • 24/10/17

Pensando em ajudá-lo a capacitar sua equipe para vender lavadoras de roupas como ninguém, apresentamos neste artigo dicas e informações importantes sobre o que os clientes buscam na hora de comprar esse produto. Leia, aprenda mais sobre máquinas de lavar roupas e saiba como você pode promover um treinamento específico sobre esse produto para os vendedores da sua loja.

Máquinas de lavar roupas são produtos bem conhecidos pelos consumidores. Mesmo assim, na hora de adquirir uma, além de pesquisar informações na web e conversar com amigos, os compradores pedem ajuda aos profissionais do varejo. Afinal, entre tantas opções, como saber qual é a mais adequada às suas necessidades, não é mesmo? 

Assim, sai na frente a loja que tem a equipe melhor preparada para ajudar os consumidores nessa jornada de compra. Será que é a sua? Seus vendedores estão preparados para vender lavadoras de roupas como especialistas?

Pensando em ajudá-lo a capacitar sua equipe para vender lavadoras de roupas como ninguém, apresentamos a seguir dicas e informações importantes sobre o que os clientes buscam na hora de comprar esse produto. Antes, porém, vamos falar um pouco sobre as vendas desse eletrodoméstico…

Panorama do setor

  • 61,1% dos domicílios no Brasil possuem máquina de lavar roupas. Informação: Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (PNAD), realizada pelo IBGE em 2015.
  • As vendas de produtos da linha branca (setor no qual as lavadoras de roupas estão incluídas) cresceram 5,9% no primeiro semestre de 2017. Informação: Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).
  • Segundo especialistas, o varejo deve voltar a crescer com mais força em 2018, depois de se recuperar da crise. Essa perspectiva positiva deve impulsionar também a venda de eletrodomésticos.

Dicas para vender lavadoras de roupas

como vender lavadoras de roupas

Para vender lavadoras de roupas como especialistas, sua equipe de vendas precisa entender o que o cliente busca na hora de comprar esse produto. O objetivo geral é claro: facilitar o processo de lavagem das roupas. Mas entender a fundo como os produtos da sua loja podem ajudar o cliente nesse sentido é o que fará diferença na decisão do consumidor.

Descubra o que as pessoas levam em conta na hora de comprar esse produto e aprenda a vender lavadoras de roupas com mais eficiência, atendendo às necessidades específicas de cada consumidor.

ACESSÓRIOS

como vender lavadoras de roupasAcessórios são os componentes extras que vêm na lavadora e que têm o objetivo de facilitar ainda mais a lavagem de roupas. Estes são alguns exemplos de acessórios comuns a lavadoras de roupas:

  • Espaço para amaciante e alvejante.
  • Programações de lavagem variadas.
  • Cesto para lavagem de roupas delicadas.
  • Água quente.

Dica de especialista!

Os acessórios são importantes diferenciais dos produtos. Na hora de apresentá-los, aponte os principais benefícios de cada um. Isso é importante porque essas funções extras influenciam diretamente no preço. Entendendo os benefícios gerados pelos acessórios, o cliente vai aceitar mais facilmente o preço mais alto.

CAPACIDADE

como vender lavadoras de roupasA capacidade corresponde ao peso de roupas que uma lavadora suporta em sua cuba (parte onde as roupas são colocadas). É importante alertar o cliente que o peso precisa estar sempre bem distribuído, para não prejudicar o processo de lavagem e a centrifugação. Além disso, não é porque determinada quantia de roupa cabe na cuba que a máquina irá suportar. É preciso estar atento ao peso das peças.

Por exemplo: quando colocar roupas mais pesadas (como calças jeans ou toalhas) deve-se posicionar as peças com folga, sem pressioná-las.

Dica de especialista!

A capacidade de uma máquina de lavar roupas geralmente é o primeiro fator a ser considerado, pois uma pessoa que mora sozinha, por exemplo, não precisa de uma máquina com grande capacidade. Da mesma forma, seria problemático para uma família de quatro pessoas ter uma lavadora que suporte apenas 8kg. Então, investigue a demanda de lavagens do cliente para indicar o melhor produto para ele.

DESIGN

como vender lavadoras de roupasO design está relacionado à aparência e à forma como a lavadora é desenvolvida. Há tanta variedade nesse sentido que o design se tornou um fator importante na hora de decidir qual máquina de lavar roupas comprar. Exemplos de variações no design:

  • Lavadoras brancas, vermelhas, acinzentadas/metálicas ou pretas.
  • Painel digital ou botões giratórios.
  • Cesto de plástico ou em aço inox.
  • Modelo quadrado ou estilo arredondado.

Dica de especialista!

Na hora de indicar determinado modelo, é importante considerar o espaço disponível para a instalação da lavadora. Máquinas com abertura frontal (front load), por exemplo, requerem mais espaço, enquanto as lavadoras de roupas com abertura superior (top load) são mais indicadas para ambientes menores.

ECONOMIA

como vender lavadoras de roupasOutro fator extremamente importante para o consumidor é a economia que a lavadora proporciona – tanto de água como de energia. Como a máquina precisa destes recursos para funcionar, os consumidores têm se preocupado cada vez mais em adquirir lavadoras que consumam o mínimo de energia e que evitem o desperdício de água.

Dica de especialista!

Mesmo que o cliente não mencione, não esqueça de citar este benefício. Ao saber que ao adquirir a lavadora de roupa, além de facilitar a lavagem, ele ainda vai economizar água e energia, o cliente se sentirá mais inclinado a fechar a compra. Se possível, procure saber números específicos relacionados à economia gerada pelo produto (as fabricantes geralmente informam isso).

SISTEMA DE LAVAGEM

como vender lavadoras de roupasExistem duas opções de sistema de lavagem: tombamento ou turbilhonamento (ou agitação).

  • O sistema de tombamento está presente nas lavadoras modelo front load (que possuem abertura frontal). Nesse sistema, as roupas são movimentadas de cima para baixo na direção contrária da água, gerando um atrito capaz de remover as sujeiras mais pesadas.
  • Já o sistema de turbilhonamento ou agitação vem nas lavadoras top load (com abertura superior). Nele, as roupas são movimentadas junto com a água contra as paredes do cesto, permitindo que o sabão penetre com maior facilidade nas fibras de tecido, promovendo a remoção de impurezas.

Dica de especialista!

Alguns modelos de lavadoras de roupas com o sistema de turbilhonamento possuem uma combinação de pás e hélices que promovem maior agitação da água e das roupas no cesto, retirando as sujeiras com mais eficácia. Por outro lado, o sistema de tombamento utiliza menos água e sabão, pois as roupas não ficam imersas. Entenda o perfil e as necessidades do cliente para indicar os benefícios e acessórios especiais de cada um desses sistemas.

Treinamento gratuito: como vender lavadoras de roupas

As dicas que você acabou de ler já vão ajudar sua equipe a vender lavadoras de roupas com mais eficiência. Mas, que tal ir além?

Para aprender ainda mais informações importantes sobre esse produto, recomendamos que você faça o curso especial sobre lavadoras de roupas, disponível gratuitamente na Academia do Varejo – nossa plataforma de treinamentos online.

Neste curso, você vai aprender:

  • como vender lavadoras de roupasComo e quando surgiram as lavadoras de roupas.
  • A chegada deste produto no Brasil.
  • O que o cliente busca na hora de comprar uma lavadora.
  • Quais são os tipos de lavadoras.
  • As funções essenciais das máquinas de lavar.
  • Novas tecnologias e tendências em lavadoras de roupas.

Você e sua equipe de vendas podem fazer este curso gratuitamente na área de treinamentos de produtos na Academia do Varejo. Clique aqui e saiba como acessar a plataforma gratuitamente!

Além de aprender mais sobre como vender lavadoras de roupas, você terá acesso a muitos outros treinamentos de produtos e cursos sobre gestão no varejo.

Suas vendas agradecem!

Sucesso!

Continue se capacitando!

Recentemente, produzimos outros conteúdos aqui no Blog do Varejo com o objetivo de ajudá-lo a melhorar as vendas de produtos específicos – televisores, condicionadores de ar e móveis de madeira. Para ler os artigos, clique nos links abaixo!

Imagens: Freepik; Flaticon

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


1 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 4
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

1

comentários em "Treinamento gratuito: como vender lavadoras de roupas"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo