Pensando em ajudá-lo a capacitar sua equipe para vender lavadoras de roupas como ninguém, apresentamos neste artigo dicas e informações importantes sobre o que os clientes buscam na hora de comprar esse produto. Leia, aprenda mais sobre máquinas de lavar roupas e saiba como você pode promover um treinamento específico sobre esse produto para os vendedores da sua loja.
Máquinas de lavar roupas são produtos bem conhecidos pelos consumidores. Mesmo assim, na hora de adquirir uma, além de pesquisar informações na web e conversar com amigos, os compradores pedem ajuda aos profissionais do varejo. Afinal, entre tantas opções, como saber qual é a mais adequada às suas necessidades, não é mesmo?
Assim, sai na frente a loja que tem a equipe melhor preparada para ajudar os consumidores nessa jornada de compra. Será que é a sua? Seus vendedores estão preparados para vender lavadoras de roupas como especialistas?
Pensando em ajudá-lo a capacitar sua equipe para vender lavadoras de roupas como ninguém, apresentamos a seguir dicas e informações importantes sobre o que os clientes buscam na hora de comprar esse produto. Antes, porém, vamos falar um pouco sobre as vendas desse eletrodoméstico…
Para vender lavadoras de roupas como especialistas, sua equipe de vendas precisa entender o que o cliente busca na hora de comprar esse produto. O objetivo geral é claro: facilitar o processo de lavagem das roupas. Mas entender a fundo como os produtos da sua loja podem ajudar o cliente nesse sentido é o que fará diferença na decisão do consumidor.
Descubra o que as pessoas levam em conta na hora de comprar esse produto e aprenda a vender lavadoras de roupas com mais eficiência, atendendo às necessidades específicas de cada consumidor.
Acessórios são os componentes extras que vêm na lavadora e que têm o objetivo de facilitar ainda mais a lavagem de roupas. Estes são alguns exemplos de acessórios comuns a lavadoras de roupas:
Dica de especialista!
Os acessórios são importantes diferenciais dos produtos. Na hora de apresentá-los, aponte os principais benefícios de cada um. Isso é importante porque essas funções extras influenciam diretamente no preço. Entendendo os benefícios gerados pelos acessórios, o cliente vai aceitar mais facilmente o preço mais alto.
A capacidade corresponde ao peso de roupas que uma lavadora suporta em sua cuba (parte onde as roupas são colocadas). É importante alertar o cliente que o peso precisa estar sempre bem distribuído, para não prejudicar o processo de lavagem e a centrifugação. Além disso, não é porque determinada quantia de roupa cabe na cuba que a máquina irá suportar. É preciso estar atento ao peso das peças.
Por exemplo: quando colocar roupas mais pesadas (como calças jeans ou toalhas) deve-se posicionar as peças com folga, sem pressioná-las.
Dica de especialista!
A capacidade de uma máquina de lavar roupas geralmente é o primeiro fator a ser considerado, pois uma pessoa que mora sozinha, por exemplo, não precisa de uma máquina com grande capacidade. Da mesma forma, seria problemático para uma família de quatro pessoas ter uma lavadora que suporte apenas 8kg. Então, investigue a demanda de lavagens do cliente para indicar o melhor produto para ele.
O design está relacionado à aparência e à forma como a lavadora é desenvolvida. Há tanta variedade nesse sentido que o design se tornou um fator importante na hora de decidir qual máquina de lavar roupas comprar. Exemplos de variações no design:
Dica de especialista!
Na hora de indicar determinado modelo, é importante considerar o espaço disponível para a instalação da lavadora. Máquinas com abertura frontal (front load), por exemplo, requerem mais espaço, enquanto as lavadoras de roupas com abertura superior (top load) são mais indicadas para ambientes menores.
Outro fator extremamente importante para o consumidor é a economia que a lavadora proporciona – tanto de água como de energia. Como a máquina precisa destes recursos para funcionar, os consumidores têm se preocupado cada vez mais em adquirir lavadoras que consumam o mínimo de energia e que evitem o desperdício de água.
Dica de especialista!
Mesmo que o cliente não mencione, não esqueça de citar este benefício. Ao saber que ao adquirir a lavadora de roupa, além de facilitar a lavagem, ele ainda vai economizar água e energia, o cliente se sentirá mais inclinado a fechar a compra. Se possível, procure saber números específicos relacionados à economia gerada pelo produto (as fabricantes geralmente informam isso).
Existem duas opções de sistema de lavagem: tombamento ou turbilhonamento (ou agitação).
Dica de especialista!
Alguns modelos de lavadoras de roupas com o sistema de turbilhonamento possuem uma combinação de pás e hélices que promovem maior agitação da água e das roupas no cesto, retirando as sujeiras com mais eficácia. Por outro lado, o sistema de tombamento utiliza menos água e sabão, pois as roupas não ficam imersas. Entenda o perfil e as necessidades do cliente para indicar os benefícios e acessórios especiais de cada um desses sistemas.
As dicas que você acabou de ler já vão ajudar sua equipe a vender lavadoras de roupas com mais eficiência. Mas, que tal ir além?
Para aprender ainda mais informações importantes sobre esse produto, recomendamos que você faça o curso especial sobre lavadoras de roupas, disponível gratuitamente na Academia do Varejo – nossa plataforma de treinamentos online.
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