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É possível vender pelo Facebook?

É possível vender pelo Facebook?

Por Redação Blog Gazin Atacado • 6/05/14

É possível vender pelo Facebook?

É fato: o Facebook é hoje a maior rede social do mundo! Ele possui mais de um bilhão de usuários – 945 milhões em dispositivos móveis – e o Brasil é o segundo país com maior número de participantes:  83 milhões até dezembro de 2013. Em todo o mundo, mais de 6 bilhões de “curtidas” acontecem diariamente.

Nascido há dez anos com o propósito de se tornar um canal de comunicação online entre amigos, hoje o “Face” também é utilizado por empresas com o objetivo de se aproximar de seu público. Com tanta gente curtindo textos, fotos, vídeos e marcas no Facebook, os likes já viraram um tipo de moeda na rede. Quanto mais curtidas, melhor.

Números muito bons, está tudo muito bem… Mas o que os varejistas querem saber é: afinal, é possível efetivamente vender pelo Facebook?

Antes de responder a essa pergunta, é preciso entender que o Facebook é uma rede social. Ou seja, é uma estrutura social em que os integrantes conectam-se entre si compartilhando conhecimento, ideias e valores. Quando uma marca entra no Facebook, ela precisa compartilhar seus valores para que o público possa se identificar e se conectar com a empresa por meio dessas ideias.

Então, a essência do Facebook é relacionamento. Essa é a palavra-chave na rede. Agora, respondendo à pergunta: sim, é possível efetuar vendas pelo Facebook, desde que a estrutura de venda esteja baseada no relacionamento com o público.

Existem duas formas de utilizar o Facebook para incrementar suas vendas: indireta ou diretamente.

Como vender pelo Facebook?

Como vender pelo Facebook - vendas pela internet

De maneira indireta, as vendas não acontecem dentro do Facebook, mas ele contribui e encaminha os cliente para a compra. A empresa pode utilizar a rede como canal de comunicação com o público, aumentando a disseminação da marca e o engajamento com os consumidores (o que, consequentemente, contribui para as vendas).

De forma direta, a venda realmente acontece dentro do Facebook, a empresa utiliza plataformas e aplicativos de vendas em sua página na rede.

Como assim?

*FORMA INDIRETA

  • Engajamento com a marca:

Essa é uma forma indireta de promover as vendas pelo Facebook. Nesse tipo de estratégia, o importante é fortalecer o relacionamento com o público, compartilhando conteúdo do interesse dele, que faça parte do cotidiano dele e que, ao mesmo tempo, tenha ligação com a atuação da sua empresa. Aqui, o engajamento leva às vendas.

Funciona assim: quando um fã do Facebook torna-se um cliente engajado, a rede atua como um canal de comunicação e uma forma de a marca estar sempre em contato com ele. Os clientes engajados ajudam a promover a empresa em seus próprios perfis pessoais na rede, aumentando a disseminação da marca, contribuindo para a atração de novos clientes e, consequentemente, contribuindo com as vendas.

  • Validação social

Com certeza você já ouviu falar na tal propaganda “boca a boca”, certo? Esse termo foi traduzido para a web como “buzz”. O buzz é a repercussão de uma marca dentro da internet.

Nas redes sociais, esse boca a boca vale ouro! Uma marca se autopromovendo no Facebook não tem tanto valor quanto um cliente promovendo essa mesma marca. Por isso o engajamento é tão importante.

Conquistar os cliente e fazer com que eles próprios falem bem de sua empresa e de seus produtos é o melhor tipo de propaganda  que a marca pode ter no Faceboook – e em outras redes sociais também.

Uma forma de incentivar a validação de seus clientes nas redes é integrando botões de “curtir” e “compartilhar” dentro de seus canais de venda online. Assim, quando seu cliente gostar de um produto ou comprá-lo, ele pode compartilhar isso com seus amigos no Facebook, divulgando sua marca na rede e aumentando o seu buzz.

*FORMA DIRETA

  • Aplicativos de vendas:

Se você quer que seus clientes não precisem sair do Facebook para efetuar a compra, há possibilidade de utilizar aplicativos de vendas para a rede. Com esses apps, você consegue criar uma plataforma de e-commerce dentro de sua página no Facebook – é o chamado “F-commerce”.

Existem diversas opções de aplicativos, entre as mais famosas estão LikeStore, Facíleme e ShopTab. Caso tenha interesse em conhecer mais opções, recomendamos que faça uma busca por “aplicativos f-commerce”. O melhor mesmo é contratar profissionais especializados para que possam dar a orientaçõe e fazer a aplicação correta das ferramentas.

  • Galeria de fotos

Uma forma ainda mais simples de vender pelo Facebook é expondo seus produtos na galeria de imagens e pedir aos interessados em comprar que entrem em contato – por e-mail, mensagem ou mesmo um comentários nas fotos dos produtos.

Essa é uma maneira que pode funcionar bem para pequenas empresas, com pouca variedade de produtos. Uma loja com um portfólio grande e diversificado vai ter problemas para conseguir controlar as operações. E mesmo as pequenas que optarem por essa forma, precisam de organização e uma pessoa com foco total nas vendas da rede. Se houver desorganização, haverá comentários, e-mails e mensagens não respondidos, clientes insatisfeitos, e aí o tiro pode sair pela culatra.

DICAS FINAIS

  • Para todas essas opções de vendas pelo Facebook é essencial que você mantenha a página atualizada e com conteúdo de qualidade. Como falamos no início desta reportagem, o relacionamento é a base fundamental para que suas vendas sejam incrementadas por meio do Facebook;

  • Além disso, não basta apenas focar no Facebook. Ele é apenas um dos pontos de contato com seus clientes. Atue sempre com os canais de forma integrada para evitar problemas, tais como uma peça ser vendida no Facebook e no site ao mesmo tempo, sendo que só tem uma no estoque.

Ou seja, redes sociais, site, lojas físicas, SAC, estoque, logística – tudo precisa estar interligado para que o que acontece em um ponto, não acabe prejudicando outro.

Agora é com você. Assimile essas dicas e utilize-as a seu favor para fazer do Facebook mais um canal de vendas.

Sucesso!

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