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Storytelling e vendas – o que sua loja pode aprender com a fazenda Tanaka no Japão

Storytelling e vendas – o que sua loja pode aprender com a fazenda Tanaka no Japão

Por Redação Blog Gazin Atacado • 2/11/18

Storytelling nada mais é do que a técnica de contar histórias. É o processo de comunicação que utiliza fatos e narrativas para comunicar algo para uma audiência. Saiba mais sobre a aplicação dessa técnica em ações de marketing e conheça um exemplo que vem do outro lado do mundo e que mostra como histórias podem aproximar uma marca de seus clientes lendo este artigo.

“Era uma vez…”

Essas três palavras automaticamente fazem o leitor, espectador ou ouvinte ficar em estado de alerta. Afinal, elas revelam que ele está prestes a ouvir uma história!

Histórias têm o poder de informar, engajar e encantar. Não é à toa que essa forma de comunicar tem sido cada vez mais utilizada em ações de marketing e vendas.

As empresas perceberam que contar histórias é uma ótima maneira de atrair a atenção e conquistar a confiança e a fidelidade de seus públicos.

Neste artigo, vamos explicar o que é o storytelling. Além disso, apresentaremos uma história que vem do outro lado do mundo e que mostra como essa técnica pode ajudar a aproximar sua marca dos seus clientes.

Curioso? Então, continue a leitura e conheça essa história. 😉

O que é storytelling

storytelling

Storytelling é a técnica de contar histórias. De maneira geral, é o processo de comunicação que utiliza fatos e narrativas para comunicar algo para uma audiência.

Storytelling é uma das mais antigas artes da humanidade. Nossos ancestrais pré-históricos já contavam histórias por meio de desenhos nas cavernas.

E não poderia ser diferente. Afinal, histórias estimulam a imaginação e criam senso de comunidade entre os envolvidos, o que só traz resultados positivos.

Se você já leu um livro e teve a impressão de que conhecia pessoalmente alguns dos personagens, sabe do que estamos falando.

É por isso que essa é uma ferramenta tão efetiva no marketing. Por meio do storytelling, uma marca consegue se conectar com seu público e aumentar o engajamento dos clientes. 

Nada mau, não é mesmo?

As histórias da família Tanaka

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Você já pensou em compartilhar com seus clientes os desafios que supera no seu dia a dia?
Que tal contar como o seu negócio começou e o propósito que o incentiva a continuar seu trabalho?

É assim que Yuki e Yui Tanaka, que comandam a fazenda Tanaka Vegetables, no interior do Japão, comunicam-se com seus clientes.

O casal cultiva vegetais orgânicos e vende seus produtos online. Os clientes fazem uma assinatura para receber em casa, duas vezes por mês, uma caixa com uma diversidade de vegetais da época.

storytelling

No site, os clientes aprendem mais sobre a história da família Tanaka, que valoriza uma agricultura mais sustentável, morou na Austrália e lá aprendeu técnicas para cultivar vegetais sem o uso de fertilizante.

Além disso, no blog, é possível acompanhar o dia a dia do cultivo da horta, com fotos e informações relevantes sobre os vegetais da época.

E ainda, ao receber os vegetais em casa, os clientes recebem uma carta dos Tanaka. Nesta carta, eles explicam como foi a lavoura daqueles vegetais e quais foram as dificuldades enfrentadas para cultivar os produtos sem usar nenhum pesticida.

Em cada carta os clientes ficam sabendo:

– Se a chuva atrapalhou o crescimento dos vegetais;
– Se Tanaka precisou tirar manualmente os insetos que ameaçavam a plantação;
– Ou se algum acontecimento da economia tem impactado o trabalho na fazenda.

São cartas que não apenas informam, mas contam histórias e aproximam os clientes. Assim, eles têm a sensação de que acompanharam o desenvolvimento da plantação pessoalmente.

O que aprender com Tanaka Vegetables

A forma como o casal Tanaka se comunica com seus clientes – utilizando o storytelling – e o modelo de vendas utilizado por esse negócio tão tradicional pode trazer grandes lições para sua loja aqui no Brasil. 

Entenda!

Histórias que conectam

storytelling

A Tanaka Vegetables poderia muito bem apenas enviar os produtos com a lista dos vegetais dentro da caixa.

No entanto, ao enviar a carta e contar a história por trás do cultivo daqueles alimentos, eles envolvem os clientes no processo. Isso, por sua vez, faz com que os clientes se sintam parte do árduo trabalho envolvido no cultivo de vegetais orgânicos.

Dessa forma, a empresa mostra aos clientes que vale a pena investir nos vegetais da fazenda Tanaka e que eles estão ajudando na manutenção de um negócio mais sustentável e bom para o planeta e para a saúde de quem consome os vegetais.

É sobre compartilhar experiências e valores para conectar-se com o público de maneira mais profunda e duradoura.

— Como você compartilha seus valores com seus clientes?
Quais são as histórias que poderiam ajudar a fortalecer o relacionamento com seu público?

Dicas de leitura:

Cultura interna como marca
Fortaleça sua marca e o relacionamento com seus clientes e venda mais

Adaptação aos novos tempos

A fazenda Tanaka realiza uma agricultura tradicional. Ou seja, o cultivo é feito sem a utilização de pesticidas. Porém, ao mesmo tempo, possui uma estratégia comercial mais moderna, vendendo pela internet.

Esse posicionamento mostra a importância de conhecer a fundo as tendências que moldam o comportamento dos consumidores e adaptar processos para atender a essas demandas.

No caso dos Tanaka, eles perceberam que as pessoas apreciam uma alimentação limpa, livre de químicos, ao mesmo tempo em que também valorizam a conveniência de comprar pela internet. E isso vai ser potencializado cada vez mais.

E sua loja, está atenta às novas demandas dos consumidores?
— Você conhece as tecnologias e tendências que impactam diretamente no comportamento dos seus clientes?

Dicas de leitura:

Um novo varejo, para um novo consumidor
→ As principais demandas do consumidor atual
→ [Top 5] Tendências e tecnologias que estão transformando o varejo

Esperamos que a história da família Tanaka o inspire a utilizar o storytelling para se aproximar dos seus clientes.

Fique ligado aqui no Blog do Varejo que, em breve, publicaremos a continuação dessa história. No próximo artigo, apresentaremos dicas práticas para você utilizar o storytelling nas suas estratégias de marketing e vendas.

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Até o próximo capítulo!

ImagensTanaka VegetablesUnplash

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