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Fortaleça sua marca e o relacionamento com seus clientes e venda mais!

Fortaleça sua marca e o relacionamento com seus clientes e venda mais!

Por Redação Blog Gazin Atacado • 3/09/18

O universo de opções disponíveis para os consumidores hoje em dia é enorme. Varejo físico e online oferecem tudo o que alguém pode querer. Porém, muitas vezes os pontos fracos de uma marca são os fortes da outra, e assim por diante, o que faz com que o mundo ideal esteja longe da realidade.

Ganha, então, a loja que, além de ter um bom mix de produtos e oferecer serviços de qualidade, consegue promover uma verdadeira conexão com os clientes; que faz com que as pessoas não apenas desejem comprar seus produtos, mas realmente se identifiquem com os valores defendidos, com a forma de atender os clientes, e assim por diante.

É por tudo isso que é tão importante ter uma marca forte!

E quando o assunto é marca forte, o conceito base atende pelo nome de branding.

Pensando em ajudá-lo a entender o que isso significa, convencê-lo da importância do branding no varejo e apresentar boas dicas para ajudá-lo a trabalhar a marca da sua loja de maneira estratégica para vender mais e conquistar a fidelidade dos consumidores, preparamos este artigo. Acompanhe!

O que é branding

A importância do branding no varejo

3 bases fundamentais para um branding efetivo

O branding está ligado aos seguintes fatores:

1)    Personalidade da loja.
2)    Propósito da loja.
3)    Cultura organizacional.

Vamos analisar cada um desses fatores separadamente.

Bases para um branding efetivo - personalidade da loja e da marcaBases para um branding efetivo - 23 bases fundamentais para um branding efetivo - 3

Os valores que apoiam a relação marca – cliente

Marcia Auriani, pesquisadora na área de branding, usa uma frase de Al Ries e Jack Trout, responsáveis pelo conceito de posicionamento, para explicar a importância do branding:

“O que torna uma empresa sólida não é o seu produto ou seus serviços, mas sim a posição que ela ocupa na mente do público-alvo.”

Ou seja, vale a pena desenvolver ações de branding porque elas ajudam a construir um relacionamento forte com os consumidores, que se lembrarão de sua marca sempre que precisarem de algo que o seu negócio pode oferecer.

Nesse sentido, para fortalecer a conexão com seu público, sua loja deve tratar o cliente como um amigo.

Assim como no relacionamento de amizade, valores como honestidade, compreensão, vínculo, apoio e respeito devem estar presentes em cada interação do cliente com sua marca…

[Honestidade] Construa uma marca transparente

erros de design no e-commerceAmigos compartilham gostos e princípios, certo? O mesmo acontece no relacionamento entre marcas e seus clientes!

O consumidor atual não quer saber apenas se uma empresa oferece o produto ou serviço que ele precisa. Na hora da decisão de compra, ele quer saber se a organização está alinhada aos valores e preferências dele.

Por isso, para fortalecer a conexão com seu público, é crucial que sua loja se posicione de forma autêntica e verdadeira. Isso significa ser transparente na comunicação com os clientes, deixando claro a identidade da marca e quais são os valores que ela defende.

[Compreensão] Entenda as necessidades e preferências dos consumidores

Quando alguém está sempre atento às suas necessidades e busca ajudá-lo e/ou agradá-lo, você pode chamar essa pessoa de amigo. Para que seu cliente sinta o mesmo em relação à sua loja, você e sua equipe precisam procurar compreender de verdade o que ele quer!

Na prática, isso significa:

– Realizar pesquisas periodicamente.
– Estudar as principais tendências.
– Prestar atenção nas movimentações do seu segmento.

Tudo isso, é claro, com o foco em entender melhor os clientes e identificar oportunidades de melhorar o relacionamento com eles.

[Vínculo] Sempre que possível, personalize o atendimento e a comunicação

Amigo que é amigo nos conhece muito bem e sabe exatamente do que gostamos e do que não gostamos.

Sua loja também pode ter esse nível de conexão com os clientes. Para isso, precisa criar ações para personalizar a comunicação e o atendimento.

Ao investir na personalização, você garante que os consumidores sintam que sua loja entende bem as preferências e necessidades específicas deles. Para isso, é fundamental conhecer muito bem seu público, o que é possível por meio de pesquisas e/ou análise de dados.

[Apoio] Ajude o cliente nas diferentes etapas da jornada de compra

jornada de compra onlineAmigos estão presentes em todos os momentos de nossas vidas. Com eles, não compartilhamos apenas alegrias, mas também apoio nas horas de necessidade.

Da mesma forma, para fortalecer a conexão com seu público, sua loja precisa desenvolver ações e serviços para apoiar os clientes nas diferentes etapas da jornada de compra.

Seja por meio de conteúdo ou de promoções direcionadas, ajude seu cliente a encontrar o que ele precisa desde quando ele está pesquisando até quando necessita de ajuda para usar o produto que comprou em sua loja. Ou seja, ofereça informações sobre o produto, comparação com outros modelos, dicas sobre como utilizar, apoio para tirar dúvidas etc.

[Respeito] Coloque o cliente em primeiro lugar

Para um amigo, nosso bem-estar vem sempre em primeiro lugar. Se você quer fortalecer a conexão com seu público, isso deveria ser regra também em seu negócio!

Sua loja leva o cliente em consideração na hora de desenvolver novos serviços e ações?

Nesse sentido, a pergunta central que deve reger as ações da sua loja é: de que forma isso vai ajudar e/ou agradar o cliente?

Ao priorizar o atendimento das necessidade e preferências dos consumidores, sua empresa mostrará que está preocupada em apoiar o cliente – e não apenas em vender.

4 dicas práticas para desenvolver branding no varejo

habilidades e atitudes que todo vendedor precisa

Como citado anteriormente, branding está diretamente relacionado ao propósito e aos valores de uma empresa. Por isso, o primeiro passo para sua loja investir em branding é ter bem definidos sua missão, sua visão e seus valores. A partir daí, é possível conhecer o DNA de sua empresa e identificar seus principais diferenciais.

Confira a seguir algumas dicas importantes sobre como trabalhar o branding no varejo.

1 – Tenha um posicionamento claro

Deixe bem claro qual é o seu posicionamento no mercado. Traduzindo: pelo que sua loja quer ser reconhecida?

– Por ser a que tem o melhor preço?
– A que oferece mais variedade?
– A que tem a melhor seleção de eletrônicos?
– Ou por ser a loja que atende a um tipo específico de consumidor?

Defina o seu próprio DNA e invista em seus pontos fortes. Ao definir um posicionamento claro, você aumenta as chances de atrair e conquistar clientes fiéis à sua proposta.

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Posicionamento: estratégia fundamental para o sucesso em vendas

2 – Comunique seu posicionamento

Estes pontos fortes e o posicionamento de sua empresa não podem ser conhecidos apenas pelos departamentos de comunicação e marketing da empresa. O branding de sua marca deve estar bem claro para todas as pessoas que trabalham nela, para que cada ação que seja realizada tenha o foco no mesmo objetivo.

Assim, quando o consumidor interagir com a marca na web, telefonar para o SAC ou for até a loja física, ele vai perceber uma continuidade na experiência com a marca.

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Como oferecer mais conveniência em sua loja

3 – Aprimore a experiência de compra em todos os pontos de contato

Seja em uma venda online ou no atendimento na loja física, o consumidor precisa ter uma experiência de compra marcante. Faça com que todos os clientes que entrem na sua loja (online ou física) sintam-se bem recebidos e acolhidos, e consigam perceber o DNA da empresa em todos os canais.

Isso exige cuidados especiais com o design do site, os canais de atendimento, a preparação dos vendedores, a decoração da loja, o merchandising, a localização etc. Todos os pontos de contato com o cliente devem estar alinhados com o posicionamento e a identidade da sua marca.

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Como promover uma experiência marcante em sua loja

4 – Conheça de verdade seu público

Não adianta desenvolver ações de branding no varejo se a identidade da marca não estiver alinhada ao perfil do público.

Conhecer quem são os consumidores que a loja atende é importante para saber quais são os diferenciais e valores que esse público valoriza, e também saber quais são os melhores canais para que sua empresa possa se comunicar eles de maneira efetiva.

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Como descobrir o que os clientes querem

Mãos à obra!

Como você deve ter percebido, uma marca forte não nasce ao caso; é fruto de um processo dedicado e que envolve a equipe inteira.

Gostou do que viu aqui e quer fortalecer o branding da sua loja? Promova uma reflexão com a sua equipe tendo como base este artigo. Vocês com certeza terão muitas ideias boas juntos!

Sucesso!

Reportagem publicada originalmente na Revista do Varejo

Imagens: Bigstock

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