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Como fazer promoções memoráveis?

Como fazer promoções memoráveis?

Por Redação Blog Gazin Atacado • 20/07/14

Dicas para fazer promoções memoráveis

Quando você ouve a palavra “Promoção”, qual a primeira coisa que lhe vem à cabeça? Aposto que a maioria respondeu “desconto”.  Mas não é bem assim: uma promoção não tem apenas o objetivo de vender produtos mais baratos. Ela também pode servir para:

  • Dar mais visibilidade à loja;
  • Estreitar o relacionamento entre a loja e o consumidor;
  • Conhecer melhor o consumidor;
  • Divulgar um novo produto/serviço.

E para fazer tudo isso, nem sempre é necessário oferecer desconto.

Uma promoção memorável é aquela que ajuda você a vender mais produtos e ainda agrega valor às suas vendas.

Passo-a-passo da promoção: O.P.A.M.

Antes de tudo, é preciso saber que toda promoção precisa seguir um roteiro que podemos chamar de OPAM – sigla para: Objetivo, Planejamento, Acompanhamento e Mensuração.

OBJETIVO

Toda oferta deve ter um objetivo específico. Nós citamos alguns no início desse artigo, mas você pode ter outros objetivos específicos de sua loja. O importante é saber por que você está realizando a promoção.

PLANEJAMENTO

Nessa etapa, você deve analisar com cuidado todas as ações que vai executar para alcançar seu objetivo. O planejamento também serve para que você possa prever cenários positivos e negativos. Por exemplo: e se a promoção não sair como você esperava, o que fazer? E se fizer mais sucesso do que imaginava, vai conseguir dar conta do recado? Estar preparado é muito importante para poder resolver os problemas que surgirem.

ACOMPANHAMENTO

Depois de planejar, é fundamental que você faça o acompanhamento do andamento das promoções. Dessa forma, sua loja estará preparada para o aumento da demanda e necessidade de reposição do estoque, por exemplo. Além disso, o acompanhamento vai facilitar a etapa seguinte – a da mensuração.

MENSURAÇÃO

Para saber se sua promoção alcançou o objetivo, é necessário medir o desempenho da promoção. O que você vai medir depende da sua meta inicial. Se seu objetivo era, por exemplo, conseguir mais clientes novos, é isso que você irá analisar. Já se seu propósito era melhorar o relacionamento com seu consumidor, precisará realizar uma pesquisa com eles para saber se conseguiu isso. A partir daí, você pode analisar os resultados da sua promoção, avaliar o que deu certo e o que pode ser melhorado na próxima ação.

Agora você já sabe: na próxima vez que for realizar uma promoção, não esqueça do OPAM!

3 dicas para garantir que as promoções agreguem valor à gestão

promo031. Dê espaço para o cliente participar

Quando estiver planejando uma promoção, se possível deixe possibilidades para que o cliente possa participar ativamente das ações. Isso é muito importante, principalmente se você tem o objetivo de se aproximar de seu público. Promoções em que os clientes contam sua história, enviam suas fotos e opiniões (em troca de algum prêmio), são alguns exemplos de ações nesse sentido.

promo042. Aproveite para conhecer melhor seu público

Suas promoções podem ser ótimas oportunidades para você coletar informações valiosas sobre seus consumidores. Solicite, por exemplo, que para participar da promoção o cliente forneça e-mail, telefone, profissão e outras informações pessoais. Dessa forma, você consegue enriquecer o seu banco de dados, terá informações muito úteis para abrir um canal de comunicação direto com o consumidor e potencializar suas futuras vendas.

promo023. Complemente a venda

Essa é uma forma inteligente de agregar valor às vendas. Faça promoções que incentivem o cliente a levar outro produto complementar ao que ele está comprando. Nesse caso, você pode utilizar o desconto, mas sabendo que não é uma simples diminuição de preço. Você está efetivamente vendendo mais e melhor. Nesse sentido, é interessante realizar promoções temáticas. Exemplo:

  • Para trabalhar melhor: na compra de um computador, desconto nos móveis para escritório;
  • Café da manhã dos campeões: na compra de uma sanduicheira, desconto no espremedor de fruta;
  • Você mais ligado: na compra de um telefone fixo, desconto no aparelho celular.

Viu só como “Promoção” não deve ser apenas sinônimo de desconto? Se bem pensada e planejada, ela pode contribuir para melhorar o relacionamento com o seu público, ajudando no crescimento de suas vendas e da loja como um todo.

Sucesso!

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