fbpx

Nossas Sugestões

Como se preparar para receber o viajante solo

Como se preparar para receber o viajante solo

Por Redação Blog Gazin Atacado • 2/10/17

Você já ouviu falar em “viajante solo”? Como o nome diz, essa expressão se refere às pessoas que viajam sozinhas.

Seu estabelecimento está preparado para recebê-las? Ainda não? Pois deveria! Esse é um tipo de hóspede cada vez mais comum em hotéis e pousadas.

Para ajudá-lo a entender esses viajantes e revelar o que você precisa fazer para atendê-los com eficiência, conversamos com uma viajante solo de carteirinha. O resultado você confere a seguir!

Boa leitura!

viajante soloO perfil do viajante solo

As mulheres se destacam entre os viajantes desacompanhados. Em um levantamento do Ministério do Turismo, 17% das brasileiras entrevistadas disseram ter a intenção de viajar sozinhas nas férias, enquanto apenas 13% dos homens afirmaram ter a mesma intenção.

Ainda segundo a pesquisa, o viajante solo tem em média 35 anos e a maioria (56,1%) escolhe hotéis e pousadas para se hospedar.

Como preparar seu estabelecimento para receber um viajante solo

viajante solo

Denise Tonin adotou esse estilo de viagem há 15 anos. Atualmente, ela compartilha suas experiências no blog Viajante Solo. Além disso, é a criadora do Programa Viajante Solo, curso on-line que auxilia mulheres a planejarem viagens por conta própria. Em entrevista exclusiva ao Blog da Hotelaria, ela o ajuda a entender esse perfil de hóspedes e o orienta sobre como lidar com ele. Acompanhe!

Blog da Hotelaria – O que mais a motiva a viajar sozinha?

Denise Tonin – Quando comecei a viajar sozinha, entrei em um processo de autoconhecimento. Comecei a entender o que eu gostava de fazer, o que fazia apenas por estar acompanhada e o que não gostava de fazer. Isso foi uma grande motivação para continuar viajando sozinha!

Hoje, minha maior motivação é fazer tudo exatamente do meu jeito. A sensação de liberdade vem junto com o sentimento de realização, pois eu organizo cada passo da minha viagem.

Qual tipo de auxílio um estabelecimento pode prestar ao viajante solo para que ele se sinta bem recebido e seguro?

O mais importante é que os profissionais estejam bem informados e possam dar orientações sobre passeios, segurança etc. Além disso, acho ótimo quando pessoas da recepção, camareiras ou garçons puxam papo e nos fazem sentir bem e em casa. Afinal, estamos sozinhos e abertos a conversar, saber o que os locais pensam e escutar histórias.

O que vejo no meu grupo do Facebook, que tem mais de 15 mil mulheres que são viajantes solo, é que locais que promovem eventos ou passeios com hóspedes são valorizados. Todas acham legal ter a possibilidade de fazer novos amigos durante a estadia.

Quais os momentos mais difíceis que um viajante solo pode enfrentar? Como você sugere superá-los?

Antes da viagem, sem dúvida, é o medo. E o problema é que, na maioria das vezes, a pessoa nem sabe exatamente do quê tem medo! Ela cria algumas situações na mente e acaba ficando muito ansiosa. Mas depois que chega ao destino, ela vê que é tranquilo e que não era nada do que pensava.

Minha sugestão é se perguntar: “Medo de quê, exatamente?”. Assim, você pode tentar resolver essas questões se planejando e organizando melhor a viagem.

Por exemplo:
Se uma viajante tem medo de ficar em quarto compartilhado misto e é sua primeira viagem sozinha, sugiro ficar em um quarto privativo ou em um quarto compartilhado feminino. Quando se sentir mais segura e já tiver viajado mais vezes, poderá experimentar outras modalidades de hospedagem. 

Especialmente durante a primeira viagem, algumas mulheres se sentem meio tristes e um pouco solitárias, justamente porque é uma experiência diferente. Sempre falo que viajar sozinha é um processo e a dificuldade ou a felicidade, o bom ou o ruim, sempre dependem de cada pessoa, de suas vivências, de seu temperamento etc.

viajante solo

Como funciona o programa Viajante Solo?

O Programa Viajante Solo é um treinamento que ajuda as mulheres a organizarem sua viagem de forma inteligente, econômica e segura. 

Como sabemos, uma viagem solo de uma mulher é diferente de uma viagem solo de um homem. Existem alguns detalhes e cuidados específicos que devemos ter na hora de escolher nossa hospedagem, nosso destino, nossos passeios. E é disso que falamos neste programa. Ensino como encontrar as melhores hospedagens, mostro como entender seu estilo de viagem, enfim, falamos sobre todos os aspectos que envolvem a organização de uma viagem feminina e por conta própria.

  • Para mais informações sobre este perfil de viajante, visite o Blog da Denise.

Desconforto na hora das refeições

Uma pesquisa realizada com 1.100 viajantes solo britânicos constatou que 26% deles tinham uma preocupação especial ao momento do jantar. Além disso, 24% disseram que receberam um serviço pior nos restaurantes quando estão sozinhos.

Veja algumas dicas para melhorar seu serviço de restaurante para o viajante solo:

  • viajante soloOfereça um bom lugar. Não guie o viajante solo para um canto escondido e desconfortável apenas por ele estar sozinho.
  • Não o apresse. Se a proposta do seu restaurante é oferecer uma experiência culinária, não fique olhando para o viajante solo esperando que ele libere a mesa.
  • Fique de olho nele. É comum que, quem está sozinho, se sinta de certa forma abandonado pelo garçom por não estar fazendo tantas perguntas ou pedidos quanto uma mesa cheia. Não deixe que isso aconteça no seu estabelecimento! Oriente seus garçons a manterem contato visual e estarem sempre atentos ao viajante solo!
  • Ofereça uma conversa amigável. Alguns viajantes solo são mais reservados, mas outros podem apreciar um pouco de conversa e boa companhia. A hospitalidade é sempre bem-vinda!
  • Forneça entretenimento. Detalhes como uma boa conexão de wi-fi, revistas ou uma boa música ambiente ajudam o cliente a se sentir ainda mais confortável.

Agora que você já conhece melhor o perfil do viajante solo, ficará mais fácil oferecer serviços alinhados às necessidades específicas desse público. Invista em ações para esse tipo de hóspede e ganhe a confiança de quem viaja sozinho.

Sucesso!

Leia tambémComo atrair famílias para o seu hotel ou pousada

Imagens: Freepik

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


3 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 10
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

3

comentários em "Como se preparar para receber o viajante solo"

Comentar