fbpx

Nossas Sugestões

Coworking em hotéis: tendência que está movimentando a hotelaria

Coworking em hotéis: tendência que está movimentando a hotelaria

Por Redação Blog Gazin Atacado • 17/12/19

A criação de espaços de coworking em hotéis é uma tendência na hotelaria. Portanto, precisamos falar sobre isso!

A concorrência na hotelaria está cada vez maior. Afinal, com o surgimento de plataformas como o Airbnb, por exemplo, hotéis já não competem mais apenas entre si. Por isso mesmo, passa a ser cada vez mais importante investir em novas estratégias para melhorar a experiência dos hóspedes e se diferenciar.

Além disso, não dá para ficar alheio às tendências, pois, muitas vezes, elas sinalizam caminhos para o futuro. Neste sentido, uma das tendências do momento é a criação de espaços de coworking em hotéis.

Mais do que uma simples tendência, a criação de espaços de coworking em hotéis pode ser uma alternativa para estabelecimento querendo se adaptar ao novo mundo e, assim, atrair novos clientes, de diferentes perfis.

Sabendo disso, hoje preparamos um artigo dedicado a esse tema. Portanto, se você quer saber como espaços de coworking em hotéis funcionam, e como usar essa tendência a favor do seu estabelecimento, siga a leitura!

Leia também!

Como se diferenciar da concorrência na hotelaria

Entendendo a base da tendência

coworking em hotéis

O mundo vem passando por muitas mudanças. A evolução da tecnologia e o crescimento da importância das redes sociais na vida das pessoas são, provavelmente, os dois fatores mais evidentes dessas transformações. Contudo, a nova forma de viver do ser humano não se limita à vida social. A maneira como as pessoas se relacionam profissionalmente também está mudando. O surgimento dos espaços de coworking é uma das provas disso.

Em espaços de coworking, profissionais de diferentes áreas e empresas utilizam o mesmo ambiente para desenvolver suas funções e se relacionar uns com os outros. Ou seja, trabalham sem estarem “presos” em um escritório ou isolados em casa. Além disso, ganham “colegas” para dividir experiências, trocar ideias e, muitas vezes, inclusive, trocar “jobs”.

E a hotelaria pode se beneficiar dessa tendência!

Afinal, quando bem planejados, os espaços comuns nos hotéis podem se transformar em excelentes áreas de coworking.

Além disso, um espaço de coworking em um hotel pode ser uma ótima ferramenta para atrair mais clientes. Dessa forma, você os influencia a passarem mais tempo em seu estabelecimento e, consequentemente, gera mais receita.

Isso sem falar que espaços de coworking em hotéis podem facilitar – e muito – a vida dos viajantes a trabalho, que passam a ter um espaço apropriado para trabalhar enquanto estão no seu estabelecimento.

Ou seja, não dá para ignorar essa tendência!

Leia também!

4 tipos de viajantes corporativos que você precisa conhecer
Serviços especiais para atrair viajantes a trabalho
Serviços extras para viajantes a trabalho

O que levar em conta na hora de aderir à tendência dos espaços de coworking em hotéis

como os hotéis podem se beneficiar da tendência do coworking

Porém, antes de criar um espaço de coworking em seu hotel, você deve considerar quais são seus objetivos e quais são os riscos que essa estratégia pode trazer para o seu negócio. Afinal, reformas no lobby do hotel ou a instalação de novos espaços para criar um centro de coworking levantam várias questões legais e comerciais, e não é só porque é tendência, que você precisa seguir! 

Neste sentido, o contrato de gestão ou franquia do hotel e outros documentos devem ser cuidadosamente revisados ​​e possivelmente alterados. Afinal, os documentos podem fornecer requisitos específicos em relação a questões como, por exemplo: padrões da marca, taxas, contratados externos e seguros que podem ser aplicados a usos não tradicionais de hotéis. Além disso, zoneamento, estacionamento, ocupação e requisitos legais também podem precisar ser considerados.

Com todas as questões legais devidamente resolvidas, é possível iniciar o processo de criação do espaço que transformará seu hotel em um local voltado não apenas para hospedagens, mas também ao trabalho. 

Coworking em hotéis, na prática!

O número de hotéis e pousadas aderindo a essa tendência tem sido cada vez maior.

– Inclusive, uma das principais redes hoteleiras do mundo – a Accor – já lançou o seu coworking: o Wojo que deve chegar ao Brasil em breve.

A empresa, que somente na cidade de São Paulo possui 40 empreendimentos, deseja transformar ambientes pouco utilizados em locais em que seus hóspedes possam trabalhar, participar de palestras e cursos etc.

coworking em hotéis – WOJO

— Com o objetivo de tornar seus ambientes mais propícios para quem deseja trabalhar, 400 lobbies de hotéis da rede Sheraton (propriedade que pertence ao Grupo Marriott International) estão passando por reformas, e passarão a ter mesas próprias para trabalho, entradas USB, muitas tomadas e assim por diante.

– Além disso, alguns hotéis Moxy, também pertencentes ao Grupo Marriott, estão ganhando espaços de coworking. E, o melhor: eles se transformam com o passar do tempo. Ou seja, de dia, são confortáveis para profissionais autônomos e viajantes corporativos que precisam trabalhar; à noite, passam a ser ambientes de descontração e networking. Que tal?

— E o hotel Schani, localizado em Viena (Áustria), criou um passe de 10 dias, por 100 dólares, para profissionais que querem usar seu moderno espaço de coworking.

Espaço de coworking do hotel Schani, localizado em Viena

Bons exemplos para você começar a pensar na ideia de criar um espaço de coworking em seu estabelecimento, não é mesmo?

Para pensar

Sair da “caixinha de segurança” pode ser desafiador e até assustador. Contudo, é necessário inovar para se manter relevante em tempos de tantas transformações!

O coworking em hotéis se apresenta como uma saída criativa e interessante para estabelecimentos que desejam atrair – e fidelizar – novos clientes. Esperamos que o artigo de hoje o ajude a se inspirar a buscar novas soluções.

Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário. Será um prazer ajudá-lo.

Sucesso!

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 4
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "Coworking em hotéis: tendência que está movimentando a hotelaria"

Comentar