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O papel do merchandising e da decoração nas datas comemorativas no varejo

O papel do merchandising e da decoração nas datas comemorativas no varejo

Por Redação Blog Gazin Atacado • 14/05/17

Para quem é lojista, o calendário é marcado não apenas por meses, mas também por diversas datas comemorativas. Ou, pelo menos, deveria ser! Afinal, quem tem um negócio no varejo não pode deixar de aproveitar as oportunidades sazonais que acontecem ao longo do ano. E uma das ações mandatórias para conseguir potencializar as vendas nessas ocasiões é arrumar a loja e preparar a decoração nas datas comemorativas.

Para ajudá-lo a entender a importância do merchandising para aproveitar ao máximo os feriados que afetam as vendas no varejo e também entender qual é a melhor maneira de preparar a decoração nas datas comemorativas, entrevistamos uma especialista no assunto.

Veja a seguir as dicas de Regina Blessa, presidente do Instituto de Estudos em Varejo, autora dos livros Merchandising no PDV e Merchandising Farma.

 E ainda, como estamos perto das Festas Juninas, também pedimos algumas sugestões da especialista para essa data especial. Confira:

Como o merchandising atua na atração e conquista de clientes?

A principal função do merchandising é parar o olhar do consumidor. Quando a embalagem ou a exposição conseguem dois segundos da atenção do consumidor estaremos a meio caminho da compra. Numa loja grande temos uma quantidade enorme de produtos para perceber, além dos que nos interessam. Num trajeto de compras conseguimos “escanear” tudo com os olhos, mas só 10% desses produtos obterão nossa real atenção. Por isso é que a loja inteira precisa estar bem arrumada para que os consumidores comprem mais por impulso, impulso este que só se realiza se ele ver e parar para analisar o produto.

decoração nas datas comemorativas

DICA!

Para ter mais dicas e informações sobre como dispor os produtos na loja, clique aqui e baixe nosso guia gratuito Guia de Merchandising para Varejo.

Leia também: Como aproveitar compras por impulso para vender mais sem queimar o filme

E qual é o papel do merchandising durante as datas comemorativas no varejo?

Com raras exceções, a maioria das lojas fica do mesmo jeito o ano inteiro. Nada acontece de diferente além de um ou outro produto que muda de lugar. As datas comemorativas sempre ajudam a loja a ter um motivo para mudar e criar, por alguns dias, um ambiente diferente.

Para o consumidor é uma alegria visual perceber que tem coisa nova no pedaço. Nossos olhos se enchem de curiosidade para ver aquelas mesmas decorações e novidades que já conhecemos, mas que também fazem parte da nossa vida.

decoração nas datas comemorativas

DICA!

Já falamos sobre a importância de se preparar para os feriados que afetam as vendas no artigo sobre o Ciclo do varejoClique aqui e saiba mais sobre como preparar sua loja para as datas comemorativas.

O que o lojista deve levar em conta na hora de decorar e mudar a disposição de produtos para as datas comemorativas?

  • O tema precisa ser escolhido para uma campanha sazonal ou, num caso mais simples, comprar materiais gerais de decoração para não deixar a data passar em branco.
  • Geralmente decoramos a entrada, os caixas, as seções referentes ao evento e aproveitamos para distribuir amostras, fazer degustações, dar brindes e falar um pouco da própria loja, mostrando que se importa com os clientes.
  • Os produtos normais podem ficar no mesmo lugar de sempre, mas os mais relacionados com a data merecem pontos especiais, pilhas e ilhas com maior volume de mercadoria.

Quais são os principais erros que os lojistas cometem em relação ao merchandising e à decoração nas datas comemorativas?

decoração nas datas comemorativasO maior erro é fazer a decoração aparecer mais do que os produtos à venda. Decoração no teto, na entrada e os adereços institucionais, tudo bem. No entanto, nas gôndolas, a decoração nas datas comemorativas não pode engessar nem tirar a atenção do que vai ser comprado.

O segundo erro mais comum é se esquecer de tirar a decoração depois da data. Outro dia fiquei observando o dono de uma loja trocar a iluminação da sua vitrine. Era quase Dia das Mães e toda decoração continuava carnavalesca. Trocou as lâmpadas e, feliz, fechou a vitrine cheia de máscaras, confetes e serpentinas em maio. Isso não pode acontecer!

Para os lojistas que não têm tempo de pensar nisso, aconselho que deixem os seus fornecedores parceiros fazer seu merchandising, suas vitrines e decorações. Além de sair de graça, a loja vai variando de tempos em tempos.

Quais são suas dicas para os lojistas que querem preparar a loja para a época de festas juninas?

As festas juninas são animadíssimas por todo o país, principalmente no Nordeste. As lojas precisam entender que decoração nas datas comemorativas não é gasto, e sim investimento. Uma loja decorada com antecedência de no mínimo 15 dias antes da data, fica na lembrança do consumidor para quando a data chegar.

Quando chega um sábado de feriado e você precisa correr para comprar algo para as visitas, você se lembra de qual loja? Daquela que, durante as duas semanas anteriores, chamou a sua atenção com aqueles itens maravilhosos expostos numa decoração linda. Simples assim!

decoração nas datas comemorativas

Nas festas juninas, feche acordos com fornecedores de pipoca, paçoca, doces, bolos, bebidas e faça degustações em troca de bons espaços, lindas ilhas e de uma decoração bacana.

Não importa se você não vende pipoca. Até uma farmácia pode distribuir pipoca para lembrar a data. Seus consumidores sempre vão lembrar que o melhor São João deles começou bem na sua loja, se você cuidar dos pequenos detalhes. Felizes parcerias fazem a festa final ser no caixa!

E aí, pronto para cuidar da decoração da sua loja para a festa junina (e para as demais datas comemorativas importantes para o ciclo do varejo)?

Sucesso e boas vendas!

Imagens: Freepik; Divulgação

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