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6 dicas práticas para criar uma vitrine atrativa

6 dicas práticas para criar uma vitrine atrativa

Por Redação Blog Gazin Atacado • 8/10/18

Uma vitrine atrativa não tem apenas o poder de chamar a atenção dos clientes que passam pelo seu estabelecimento, mas também ajuda a contar uma história, a fortalecer a imagem da sua marca e, consequentemente, vender mais.

Segundo Silmara Carreiro, especialista em Vitrinismo e Visual Merchandising:

“A vitrine não se limita apenas a um vidro fechado com produtos dentro. Ela vai além disso e a cada dia vem sendo mais valorizada. Isso porque a vitrine tem o papel de expor os produtos, aproximando-os do cliente. Ou seja, ela é, nesse sentido, um vendedor silencioso. Afinal, tem o poder de condicionar o consumidor a fechar a compra apenas pela forma como expõe os itens da loja.”

6 dicas práticas para criar uma vitrine atrativa

vitrine atrativa

Para ter uma vitrine atrativa e que efetivamente chame a atenção dos consumidores e encante os clientes é necessário um planejamento focado em usar esse espaço de maneira estratégica, não apenas expondo os produtos, mas ajudando a fortalecer sua marca.

Sabendo disso e pensando em ajudá-lo nesta missão, apresentamos a seguir seis dicas que, se colocadas em prática, podem não apenas deixar sua vitrine atrativa, como facilitar o sucesso das suas vendas. Confira!

1 – Desenvolva um cronograma de trocas

vitrine atrativa

Você sabia que nosso olhar “se acostuma” com aquilo que vemos com frequência e, depois de um tempo, deixamos de enxergar tais cenários?

Sabe a paisagem que você vê todos os dias quando vai para o trabalho, e que reserva alguns elementos que com o tempo você nem repara mais?

Com as vitrines acontece o mesmo!

Para evitar que isso ocorra em sua loja, é fundamental criar um cronograma de atualização dos produtos e materiais expostos.

É preciso ter um planejamento semanal de trocas e fazer um histórico com fotos para saber quais produtos vincularam com campanhas, com promoções etc.”, aconselha Silmara.

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Vitrine, o vendedor silencioso

2 – Pense em temas a serem explorados ao longo do ano

vitrine atrativa

Imagem: Pinterest

As datas comemorativas são ótimas oportunidades de trabalhar temas específicos ao expor os produtos, tornando a vitrine atrativa.

Algumas dicas nesse sentido:

— Ao invés de trabalhar temas genéricos, pense em temáticas específicas. No Natal, por exemplo, algumas possibilidades são: coral natalino; ceia de natal; troca de presentes; O quebra nozes etc.
— A partir dessa temática específica, monte a vitrine como se estivesse contando uma história com os produtos expostos. Digamos, por exemplo, que você escolheu o tema “ceia de natal”. Neste caso, é possível expor eletrodomésticos de cozinha com alguns pratos natalinos, aventais, livros de receita etc.

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3 – Faça um inventário dos materiais decorativos

vitrine atrativa

Materiais de decoração podem custar caro. Para economizar e também não desperdiçar itens de decoração em bom estado, é importante listar os materiais que sua loja tem e que podem ser reutilizados.

Depois de fazer o cronograma dos temas a serem trabalhados na vitrine, verifique os itens que podem ser aproveitados e quais são os materiais decorativos que você precisa adquirir.

Esse planejamento vai ajudar a distribuir o uso de materiais ao longo dos meses, evitando que eles se repitam com muita frequência entre uma troca e outra.

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4 – Preste atenção nas cores e na iluminação

A forma como as cores e a iluminação são utilizadas pode fazer toda a diferença entre uma vitrine atrativa e uma exposição de produtos sem graça. Aliás, dependendo da forma como esses elementos são aplicados, você talvez nem precise investir muito em itens decorativos.

vitrine atrativa

Imagem: Shopify

Além disso, luzes em movimento ou em destaque são ótimas alternativas para chamar a atenção de quem está passando pela rua. Pense em neons, pisca-pisca ou placas que mudam de cor, por exemplo.

vitrine atrativa

Imagem: Pinterest

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5 – Crie um visual balanceado e “limpo”

Outra questão importante para criar uma vitrine criativa é cuidar com o excesso de elementos expostos. Sabemos que sua vontade é que o cliente veja o máximo de produtos possíveis que a sua loja oferece e entre no estabelecimento para conferi-los, mas lotar a vitrine vai poluir a visão dos consumidores, provocando o efeito contrário. Em meio a tantos produtos, o cliente vai acabar vendo nenhum deles.

Determine os itens que você quer dar destaque e trabalhe diferentes produtos ao longo das trocas da vitrine.

vitrine atrativa

Imagem: Dashing Group

Você pode intercalar, por exemplo, produtos que são novidade no mercado com produtos parados no estoque ou que, em breve, sairão de linha e estão em promoção. Outra alternativa é trocar produtos com vantagens exclusivas (entrega grátis, parcelamento, etc., por exemplo) por produtos relacionados às datas comemorativas (presentes para pais, mães, namorados, etc.). E assim por diante.

Depois de decidir os itens que serão expostos, pense em como posicioná-los, criando pontos focais para chamar a atenção dos clientes.

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6 – Utilize a tecnologia na decoração

Criar uma vitrine interativa, utilizando produtos tecnológicos, com certeza vai atrair o olhar dos consumidores para a sua loja.

Paulo Souza, coordenador de Marketing do Grupo Gazin, explica que nas lojas Gazin os itens de áudio e vídeo atuam nesse sentido.

Usamos como parâmetro a linha de áudio e vídeo, para que quando o cliente passe, ele veja as TVs ligadas. Nada mais interessante do que ver algo com áudio e vídeo. As TVs chamam muita atenção”, destaca.

Veja também!
Vídeo: Lições das lojas Gazin sobre Merchandising no varejo

Outras ideias nesse sentido:

Decoração usando as luzes dos eletrônicos. Você pode, por exemplo, fazer um coração com celulares com telas vermelhas no Dia dos Namorados. Ou, então, uma árvore de Natal iluminada com celulares ao invés de pisca-pisca.
Elementos multimídia. Deixe filmes rodando em computadores, mostrando a potência dos aparelhos.

Gostou das nossas dicas? Com essas ações, sua loja terá uma vitrine atrativa e eficaz!

Para mais informações sobre merchandising, confira os materiais abaixo:

E-book gratuito: Guia de Merchandising para Varejo
→ Infográfico: Como traçar a rota do cliente dentro da loja (+ planilha para mapear o fluxo do seu estabelecimento)
→ O merchandising e a experiência do cliente no varejo

Sucesso e boas vendas!

Imagens: Freepik; Bigstock

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