fbpx

Nossas Sugestões

7 ideias de eventos para atrair hóspedes na baixa temporada

7 ideias de eventos para atrair hóspedes na baixa temporada

Por Redação Blog Gazin Atacado • 27/03/17

Uma das principais dificuldades das empresas do setor hoteleiro é gerenciar a diminuição da demanda em determinadas épocas do ano e saber como atrair hóspedes na baixa temporada. Não é fácil manter os quartos ocupados sempre, não é mesmo?

Existem diversas formas de lidar com esse período mais difícil para o seu hotel ou pousada (como já explicamos em outros artigos aqui no blog). Um dos caminhos mais eficazes para isso é a realização de eventos em seu estabelecimento.

Eventos são, certamente, uma fonte de receita potencial, quando bem administrada. Há oportunidade de diversificar o negócio e também de aumentar o número de hóspedes em períodos de baixa temporada”, afirma a especialista em gestão de eventos Priscila Vieira.

Como eventos podem ajudar a atrair hóspedes na baixa temporada

Dentre os principais benefícios dos eventos para o seu hotel ou pousada destacamos os quatro abaixo – e revelamos como eles podem ajudar a atrair hóspedes na baixa temporada:

  • atrair hóspedes na baixa temporadaFerramenta de prospecção de novos clientes corporativos – Por meio do evento, você tem a oportunidade de divulgar sua estrutura e os serviços que você oferece.
  • Fortalecimento da marca junto ao mercado corporativo – Ao se tornar espaço recorrente de eventos, seu hotel ou pousada se destaca como opção para realização de palestras, congressos, workshops e, é claro, de hospedagem para os participantes.
  • Relacionamento e fidelização de clientes – Por meio dessa oportunidade, seu estabelecimento pode conquistar novos clientes, que poderão voltar mesmo quando não tiver um evento programado.
  • Aumento de receita para o hotel ou pousada – Por meio da nova demanda gerada pelos eventos, seu hotel ou pousada acaba lucrando mesmo quando os quartos não estão todos ocupados.

–> Para saber mais sobre as vantagens de utilizar os eventos como ferramenta contra os prejuízos causados pela sazonalidade, clique aqui e confira as informações e dicas deste artigo.

7 ideias de eventos para atrair hóspedes na baixa temporada  

Com isso em mente, apresentamos a seguir algumas ideias de eventos que ajudarão a manter seu hotel movimentado mesmo durante a baixa temporada. Aproveite a diminuição da demanda dos seus hóspedes usuais para atrair novos tipos clientes por meio desses eventos:

1 – Festival gastronômico

atrair mais hóspedes na baixa temporadaSeu hotel pode se tornar uma atração para viajantes e também para os moradores locais ao promover um festival gastronômico. O tema pode ser alguma especialidade do chef, estar relacionado à época do ano (festival de chocolate na Páscoa, de sopas no inverno etc.) ou ainda promover a gastronomia tradicional da região.

Seu próprio hotel pode promover o evento ou ainda pode fazer parcerias com alguma empresa local, seja com restaurantes, com estudantes do curso de gastronomia da cidade, com as cozinheiras tradicionais da região e assim por diante.

2 – Eventos corporativos

atrair hóspedes na baixa temporadaO turismo corporativo é um grande responsável pela movimentação do setor hoteleiro – saiba mais aqui. Prepare a estrutura do seu hotel ou pousada para abrigar atividades como convenções, treinamentos, reuniões, kick-off etc.

Ao oferecer espaço para que as empresas realizem eventos em seu hotel ou pousada, você poderá aumentar a receita do seu negócio, fazendo com que seu estabelecimento não seja prejudicado pela baixa temporada.

3 – Festa tradicional da cidade

atrair hóspedes na baixa temporadaSeu estabelecimento pode se tornar referência na região ao realizar um evento tradicional da cidade, o que, por sua vez, vai ajudar a atrair hóspedes na baixa temporada. Tal evento pode ter um tema único, dependendo das tradições da sua região – se for um local com forte tradição germânica, pode ser realizada uma festa tradicional alemã, por exemplo. Ou ainda, essa festa da cidade pode reunir diversos artesãos e negócios independentes da região, ajudando a incentivar o crescimento da economia local. De qualquer forma, seu hotel vai se beneficiar com o movimento gerado pelas atividades.

4 – Cursos e workshops

atrair hóspedes na baixa temporadaOutra maneira de atrair hóspedes na baixa temporada é promovendo cursos e workshops temáticos no seu hotel ou pousada. Você pode aproveitar o conhecimento dos seus profissionais – o chef pode dar um workshop de gastronomia, outro profissional pode promover um curso de oratória e assim por diante.

Outro possível caminho é o seu hotel oferecer espaço para que outras empresas e profissionais façam seus cursos e workshops utilizando a estrutura do seu estabelecimento. O movimento gerado vai ajudar a fortalecer a marca do seu negócio e a gerar mais renda.

5 – Congressos

atrair mais hóspedes na baixa temporadaCongressos geralmente são direcionados a um público específico e, muitas vezes, duram mais de um dia. Nessas ocasiões, seu hotel tem a ganhar em dobro, porque, além de movimentar o estabelecimento, esse tipo de evento pode gerar um grande número de novos clientes. Ou seja, uma ótima forma de atrair hóspedes na baixa temporada e ainda aumentar a receita do seu negócio.

O segredo para o sucesso desse tipo de evento é oferecer uma estrutura completa e serviços personalizados aos participantes, tais como transporte e condições especiais nas diárias.

6 – Casamentos e aniversários

atrair hóspedes na baixa temporadaEssa é outra grande oportunidade para o seu hotel – que também vai ajudar a manter os quartos ocupados e ainda contribuir para aumentar o faturamento. Além de atrair hóspedes na baixa temporada, esse tipo de evento tem grande potencial de conquistar novos clientes. Aqueles convidados que vieram só por causa do casamento podem gostar do atendimento e acabar voltando em outras ocasiões.

Mas, para que isso aconteça, novamente, é fundamental oferecer serviços complementares e específicos para os participantes do evento. Por exemplo: pacotes de hospedagem especial para os convidados, dia da noiva, sala para preparação da noiva e do noivo com os padrinhos e madrinhas etc.

7 – Shows e festivais de música

atrair mais hóspedes na baixa temporadaSe for para ver seu cantor ou banda favorita, os amantes de música viajam não importa qual for a distância. Sendo assim, ao promover shows e festivais musicais em seu estabelecimento, seu hotel tem muito a ganhar, pois é bem provável que os participantes do evento que vieram de mais longe precisem de um lugar para dormir, certo?

O tamanho do festival ou show vai depender da estrutura do seu hotel ou pousada. Não pense que só porque seu hotel é pequeno, isso não é possível. Muitas vezes, o fato de ser uma apresentação mais intimista, em um local menor, é o que faz o evento ser atrativo para o público.

Dica: para conseguir contratar artistas, busque patrocínio e faça parcerias com empresas da sua cidade. Além disso, essa pode ser uma ótima oportunidade para promover os artistas locais, por exemplo.

Como atrair e realizar esses eventos em seu hotel ou pousada

atrair mais hóspedes na baixa temporadaVocê pode perceber que muitos dos eventos citados podem ser promovidos pelo próprio hotel. No entanto, captar clientes para realizar os eventos em seu estabelecimento é importantíssimo para garantir o sucesso dessa estratégia, atraindo mais hóspedes na baixa temporada e aumentando as fontes de receita do seu negócio.

Se você não sabe como fazer isso, recomendamos que leia o artigo abaixo, que traz um passo-a-passo para você conseguir captar eventos para seu hotel ou pousada. Confira:

Então, convencido de que os eventos podem ajudar a atrair hóspedes na baixa temporada? Esperamos que as informações deste artigo possam ajudá-lo a promover e captar eventos para o seu estabelecimento. Como sempre, se tiver alguma dúvida, deixe suas perguntas e considerações nos comentários abaixo. Assim, você nos ajuda a criar um blog cada vez mais completo.

Sucesso!

Imagens: Freepik; Flaticon

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


5 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 15
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

5

comentários em "7 ideias de eventos para atrair hóspedes na baixa temporada"

Comentar