A tecnologia pode ajudar muito na gestão do seu hotel ou pousada. Inclusive, já publicamos aqui no Blog da Hotelaria um artigo com sugestões de ferramentas para automatizar o acompanhamento dos processos do seu estabelecimento – clique aqui e confira.
Hoje, para ajudá-lo a entender como escolher o melhor sistema de gestão de reservas para o seu negócio, listamos a seguir as funcionalidades que você precisa levar em conta nessa decisão.
Saiba o que avaliar na ferramenta para descobrir se ela realmente irá ajudar a deixar o processo de reserva mais ágil, eficiente e seguro, e tome uma decisão muito melhor para a sua empresa.
A comunicação com seus clientes – seja antes ou depois da hospedagem – é fundamental para que seu negócio fortaleça o relacionamento com os hóspedes e, assim, fidelize seu público. Se o sistema oferece possibilidades de facilitar essa comunicação, com certeza ele merece alguns pontos a mais na sua avaliação.
Perguntas que você deve fazer:
A principal vantagem de o seu hotel ou pousada ter um sistema para gestão de reservas é que você poderá reunir e fazer a gestão das informações dos seus hóspedes – atuais e antigos. Por isso, é fundamental que o sistema ofereça funcionalidades para você gerenciar e utilizar de maneira prática os dados dos clientes.
Perguntas que você deve fazer:
Outra questão importante para que um sistema seja realmente útil para o seu estabelecimento é que ele ofereça ferramentas que deem mais agilidade aos processos de check-in e check-out e que permita que você gerencie essas etapas de maneira estratégica.
Perguntas que você deve fazer:
A geração de relatórios de forma automatizada é uma das principais tarefas que o seu sistema de gestão de reservas precisa ter. Afinal, essa função dará mais agilidade ao seu trabalho e também fornecerá informações importantes para que você possa melhorar cada vez mais os resultados do seu negócio.
Perguntas que você deve fazer:
Esse é um extra que faz toda a diferença no dia a dia. O fato de você e seus funcionários poderem acessar o sistema de forma remota contribui de maneira significativa para que seja possível corrigir e alterar dados sempre que preciso e também para que você consiga gerenciar de perto o seu negócio, mesmo não estando no hotel.
Perguntas que você deve fazer:
O intuito de ter um sistema de gestão de reservas é dar mais agilidade às tarefas do dia a dia. Então, se mesmo com a ferramenta ainda for preciso incluir todas as informações de forma manual, o objetivo de agilizar o processo não será alcançado, concorda? Por isso, quanto maior for a integração da plataforma com os outros sistemas que seu hotel utiliza, mais adequada ao seu negócio ela será.
Perguntas que você deve fazer:
Essa é mais que uma funcionalidade importante, é um requisito fundamental para que o sistema de gestão de reservas possa ser escolhido. A segurança do sistema é um item indispensável, pois além de armazenar informações sobre seus clientes, essa plataforma também terá dados estratégicos sobre o seu negócio.
Perguntas que você deve fazer:
Para não ter surpresas depois que fechar o contrato, procure saber ao certo exatamente todos os custos envolvidos no projeto. Entre eles:
No entanto, na hora de calcular o quanto o sistema vai custar para o seu negócio, você deve enxergar além do preço. É preciso levar em consideração quantas dessas funcionalidades citadas acima a ferramenta possui e qual será o retorno que ela trará para o seu hotel ou pousada em termos de aumento da produtividade e da agilidade dos processos, e, com isso, crescimento nas reservas e da receita.
E aí, preparado para escolher a melhor ferramenta de gestão de reservas para o seu estabelecimento?
Esperamos que esse guia possa ajudá-lo no processo de escolha da melhor ferramenta de gestão de reservas para o seu negócio! Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário aqui embaixo. Vamos adorar ajudá-lo nessa importante decisão.