fbpx

Nossas Sugestões

Hotelaria em debate [Retrospectiva Blog da Hotelaria 2019]

Hotelaria em debate [Retrospectiva Blog da Hotelaria 2019]

Por Redação Blog Gazin Atacado • 26/12/19

Confira as entrevistas que fizemos com especialistas no mercado hoteleiro em 2019 e que nos ajudaram a colocar a hotelaria em debate, e tenha bons insights para garantir um excelente 2020!

Se tem algo que a gente gosta de fazer aqui no Blog da Hotelaria é dar espaço a especialistas no mercado hoteleiro. Afinal, além de boas dicas, eles sempre compartilham suas experiências e, assim, nos ajudam a abrir os olhos para muitas oportunidades a serem exploradas.

Além disso, essas entrevistas permitem que a gente amplie nosso acervo de conteúdo, tratando de temas que necessitam de conhecimento específico, de forma muito aprofundada.

Hoje, como parte da Retrospectiva 2019, destacamos os principais entrevistados do Blog da Hotelaria no ano que está chegando ao fim. Acompanhe, leia (ou releia) esses bate-papos e aprenda muito com nossos convidados!

Hotelaria em debate:
Turismo de saúde e bem-estar

Turismo de saúde e de bem-estarQuando o assunto é turismo, a primeira coisa que vem à mente de muitas pessoas é viajar para conhecer novos lugares, visitar museus, relaxar em praias paradisíacas etc. Porém, existe outra modalidade de turismo que já atrai muitos turistas para o Brasil: o turismo de saúde e bem-estar.

Segundo dados do Ministério do Turismo, o estrangeiro que vem ao país para cuidar da saúde é o que permanece mais tempo – aproximadamente 22 dias –, além de ser o que mais gasta – em torno de US$ 120 por dia.

Ou seja, o turismo de saúde e bem-estar pode ser fonte de oportunidades de investimento para gerar lucros e alavancar a economia nacional. E, consequentemente, o seu estabelecimento.

Para saber um pouco mais sobre o tema conversamos com Marcelo Assad Boeger. Ele é presidente da Sociedade Latino Americana de Hotelaria Hospitalar e Vice-Presidente da AMTSBE – Associação Mundial de Turismo de Saúde e Bem-Estar.

Entre os tópicos abordados na conversa estão:

– O cenário do mercado de turismo de saúde e bem-estar no Brasil.
– Os principais desafios para alavancar esta modalidade de turismo no Brasil.
– As principais tendências na área.
– A relação entre a tecnologia e a hotelaria hospitalar.

Confira a entrevista (clicando aqui) e aprenda mais sobre este segmento do turismo que vem ganhando força no país!

Leia também!

O turismo de saúde e bem-estar e as oportunidades para o mercado brasileiro

Hotelaria em debate:
Mudanças na hotelaria

hotelaria – William F. RodriguesA área de hotelaria vem passando por uma grande mudança nos últimos anos. A tecnologia e o comportamento das novas gerações influenciam de maneira direta no mercado hoteleiro. Quem não quiser ficar para trás, tem que se dedicar e estudar para procurar entender como este “novo mundo” funciona e como podemos utilizar essa remodelação a nosso favor.

Para saber um pouco mais sobre o assunto, conversamos com William F. Rodrigues, autor do livro Cases em hotelaria: como superar os obstáculos do dia a dia de um hotel.

William é bacharel em Administração pela Universidade Gama Filho, Mestre em Administração com ênfase em Marketing & Estratégia (IBMEC) e possui MBA em Gestão Estratégica de Serviços (Fundação Getúlio Vargas).

Na entrevista, falamos sobre vários temas que envolvem a hotelaria, incluindo:

– As principais dificuldades que os profissionais da hotelaria enfrentam no dia a dia.
– Como superar os desafios da área.
– As características fundamentais para quem deseja atuar na área hoteleira.

Clique aqui para ler!

Leia também!

12 livros sobre gestão na hotelaria que você precisa ler

Hotelaria em debate:
O panorama da hotelaria no Brasil e o futuro do mercado

Panorama da hotelaria no BrasilO Brasil, conhecido mundialmente por sua beleza natural, por suas festas e pela receptividade de seu povo, é visto por turistas internacionais como um país atrativo para se conhecer. Nos últimos anos, com a realização de eventos de grande porte – como a Copa do Mundo e as Olimpíadas –, o interesse de turistas em relação ao país aumentou ainda mais.

Contudo, a sensação é de que não aproveitamos essa onda de turistas visitando o país recentemente para melhorar e atualizar o nosso sistema de hotelaria para receber da melhor forma possível esses clientes e fazer com que eles estejam dispostos a voltar outras vezes.

Para entendermos melhor o atual cenário da hotelaria no Brasil, conversamos com Tatiana Vanvelzor. Ela é formada em Turismo pela Anhembi Morumbi, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, e possui mais de 20 anos de experiência internacional em Hotelaria e Distribuição Eletrônica

Na entrevista, abordamos alguns tópicos como, por exemplo:

– Os desafios da distribuição hoteleira.
– Como identificar quais são os melhores canais de distribuição.
– A importância de entender o comportamento do consumidor.
– Como os hotéis podem se adaptar às tecnologias.

Confira!

Hotelaria em debate:
Como superar as principais dificuldades da hotelaria e se destacar neste mercado

Osvaldo-Neto dificuldades da hotelariaO trabalho dos profissionais que atuam no mercado hoteleiro não é fácil. Porém, as dificuldades da hotelaria podem ser superadas. Para isso, além de entender o ramo, é preciso se motivar para estar sempre em busca de mais conhecimento. Afinal, é isso que trará os resultados almejados.

Quando estamos passando por dificuldades, seja na vida profissional ou pessoal, histórias de superação e sucesso nos ajudam a perceber que é possível sair da estagnação e da inércia para atingir o que desejamos. São essas histórias, aliás, que nos fazem enxergar que as dificuldades que enfrentamos não são “bichos de sete cabeças” e que para superá-las existem formas e maneiras relativamente mais fáceis do que imaginamos. Sem esquecer, é claro, da importância que o foco e a disciplina têm para alcançarmos essas metas.

Esta reflexão sobre as dificuldades da hotelaria foi o ponto de partida da nossa conversa com Osvaldo Julio Neto, uma referência na hotelaria nacional.

Formado em Hotelaria pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo, pós-graduado em Administração, Finanças Empresariais e Negócios e com MBA em Gestão de Processos, Osvaldo, que trabalhou em grandes hotéis e resorts ao longo de sua carreira, também é autor do livro “A Hotelaria na Visão de Um Gerente-Geral”, obra em que dá dicas sobre como gerir um hotel.

Leia clicando aqui!

Boas entrevistas, não é mesmo?

Que venha 2020. E, com ele, muitas outras conversas inspiradoras!

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 2
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "Hotelaria em debate [Retrospectiva Blog da Hotelaria 2019]"

Comentar