80% dos mais de 1 bilhão de usuários do Instagram seguem empresas nessa rede. Ou seja, além de se conectarem com outras pessoas, os usuários da ferramenta também a utilizam para encontrar inspirações e informações de compras. Está na hora, portanto, de aprender a utilizar o Instagram como canal de vendas para sua loja. Nós podemos ajudá-lo nessa missão. Vamos lá?
O Instagram nasceu como uma plataforma para compartilhamento de imagens. Hoje, porém, atua de maneira muito mais ampla…
Atualmente, além de conectar pessoas com interesses em comum, o Instagram também é utilizado como um canal para conectar consumidores e marcas!
De acordo com o Instagram, por mês, mais de 90 milhões de contas usam tags nas publicações para encontrar produtos dentro da plataforma.
E ainda, segundo a rede, mensalmente mais de 150 milhões de pessoas trocam mensagens com empresas via Instagram Direct.
Percebendo o potencial do Instagram como canal de vendas, o Instagram passou a oferecer diversas funcionalidades às marcas para tornar a interação com os clientes cada vez mais efetiva e também para facilitar a compra de produtos dentro da plataforma.
Assim como no Facebook, no Instagram, há diferença entre ter um perfil individual e uma página. E, por lá, também é importante que sua marca se posicione por meio de um perfil comercial, e não pessoal. Afinal, com um perfil de empresa, você terá acesso a algumas ferramentas que facilitam o uso do Instagram como canal de vendas e marketing.
Alguns recursos exclusivos do perfil comercial são:
– Informações analíticas sobre os posts, com indicações dos números de visitantes e publicações mais populares.
– Adição de informações a respeito de sua empresa no perfil, tais como horário de funcionamento, localização e número de telefone.
– Gerenciamento das mensagens recebidas pelos clientes via Instagram Direct.
– Divulgação de anúncios na plataforma, impulsionando posts do seu perfil.
→ Quer saber como converter um perfil pessoal para um perfil comercial? Clique aqui.
Aprenda mais!
6 dicas sobre como usar o Instagram para aumentar suas vendas online
O Instagram Stories possibilita que os usuários publiquem vídeos curtos e temporários (que são apagados depois de 24h). Os posts do Stories podem ser veiculados no perfil da marca ou enviados a seguidores específicos.
Ao “fazer stories” no perfil da sua loja, o conteúdo aparecerá no topo do Instagram. Ali, terá grande chance de ser visto pelos seguidores. Além disso, você pode ainda salvar alguns dos Stories para que o conteúdo apareça permanentemente no topo do seu perfil.
Segundo o Instagram, todos os dias 400 milhões de contas usam o Stories e ⅓ dos posts mais visualizados nos Stories são de empresas.
Além de se comunicar com os seus seguidores por meio dessa função, há também a possibilidade de aumentar o alcance de sua marca, promovendo anúncios de Stories, que são exibidos a um público específico.
→ Quer saber mais sobre as funcionalidades do Instagram Stories? Clique aqui.
Além dos Stories, outra forma de explorar os vídeos dentro do Instagram é por meio do IGTV, que permite a publicação de vídeos mais longos e perenes.
→ Quer saber como criar um canal para sua loja e carregar vídeos no IGTV? Clique aqui.
Aprenda mais!
Como usar vídeos curtos nas redes sociais
Por fim, um dos recursos mais efetivos para utilizar o Instagram como canal de vendas é o botão de compras. Afinal, essa função permite que os usuários cliquem na imagem postada pela sua loja para ter mais informações sobre o produto exibido e também ser direcionado para a página de compra na web.
O Instagram afirma que mais de 200 milhões de contas visitam um ou mais perfis comerciais diariamente. Nesse contexto, o botão de compras potencializa significativamente as oportunidades de vendas dentro da plataforma.
Atualmente, é possível adicionar o botão de compras dentro das imagens postadas no perfil e também nos vídeos do Instagram Stories. Futuramente, a empresa planeja disponibilizar uma função de compras também na área “Explorar” da rede.
→ Quer saber como configurar o recurso de compras em suas publicações? Clique aqui.
Aprenda mais!
Guia: como usar as redes sociais no varejo
Gostou do que leu aqui e quer iniciar uma nova fase utilizando o Instagram a favor da sua loja?
Então, não deixe essa ideia esfriar!
Compartilhe essas informações com sua equipe agora mesmo e agende uma reunião para vocês trocarem ideias sobre essa ferramenta. Depois, crie estratégias eficientes para utilizar o Instagram como canal de vendas e marketing e, assim, aumentar o alcance e o faturamento da sua loja.
Você só tem a ganhar!
Sucesso!