fbpx

Nossas Sugestões

Como atrair e contratar os melhores profissionais para sua equipe

Como atrair e contratar os melhores profissionais para sua equipe

Por Redação Blog Gazin Atacado • 10/10/16

Segundo levantamento da consultoria Great Place to Work, em 2015, 16% dos funcionários entrevistados na pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar disseram não estar comprometidos com as metas e os propósitos da companhia em que trabalhavam.

Agora, pare e pense: Se nas melhores para trabalhar o índice está assim, a tendência é que o resultado seja ainda pior em outras organizações, não é mesmo?

E o problema é que esse dado muitas vezes se traduz como baixa produtividade, alto índice de reclamações de clientes, entre outros (grandes) problemas.

Não quer que isso aconteça em sua empresa? Talvez esteja na hora de rever os processos de recrutamento e seleção de colaboradores!

7 Cs da contratação

Cansado de contratar as pessoas erradas para as suas empresas, o empresário norte-americano Alan Hall criou uma metodologia que orienta o processo de recrutamento das suas organizações desde então. Ele a chama de 7Cs da contratação (o texto original, em inglês, está aqui), e ela se resume a sete tópicos em que empresa e candidato precisam estar alinhados antes de um contrato ser assinado. São eles:

  1. CompetênciaO profissional deve mostrar, através de habilidades, experiência e formação, que está apto a desenvolver as atividades previstas para quem for assumir a vaga aberta.
  2. Capacidade: O candidato deve mostrar que consegue ir além das tarefas simples. Peça para que ele conte exemplos em que fez mais do que o esperado ou driblou problemas com criatividade.
  3. contratar-e-atrair-melhores-profissionais-6Compatibilidade: O perfil da pessoa combina com a equipe/empresa? Às vezes temos um vendedor super competente que não se dá bem com o grupo, o que acaba contaminando o ambiente.
  4. Comprometimento: Avalie se a pessoa está disposta a fazer carreira na empresa. Se no passado ela “pingou” de empresa em empresa, desconfie do seu nível de comprometimento.
  5. Caráter: Além de ser bem relacionado, a personalidade do profissional combina com a missão, os valores e os objetivos da companhia?
  6. Cultura: Cada empresa tem uma cultura organizacional. O novo colaborador precisa refletir certos valores, expectativas e políticas. Perguntar sobre hobbies pode dar uma luz sobre o estilo pessoal.
  7. Compensação: Certifique-se de que o novo funcionário está satisfeito com o salário e o pacote de benefícios oferecido. Caso contrário, a desmotivação pode vir rapidamente.

Para melhorar o processo de seleção

Para encontrar perfis com os 7Cs da Contratação alinhados às expectativas da empresa, não basta anunciar a vaga. Como gestor, é preciso dar o seu máximo para atrair os melhores talentos. Alguns passos que podem fazer a diferença nesse sentido:

a) Melhore a descrição do cargo

contratar-e-atrair-melhores-profissionais-2Para “pescar” o candidato certo, destaque e detalhe as responsabilidades, a experiência necessária e os requisitos para o cargo.

É bom saber como anunciar uma vaga na internet: deixe claro quais são os requisitos obrigatórios, mas evite listar muitas “habilidades desejadas”, pois isso pode levar à candidatura pessoas que não têm muito a ver com a função. Ou seja, você e o candidato vão perder tempo.

b) Mantenha seu site e suas mídias sociais ativos

contratar-e-atrair-melhores-profissionais-3Não utilize suas redes sociais e seu site apenas para anunciar vagas. Uma pesquisa da consultoria Deloitte mostrou que a maioria das pessoas deseja trabalhar para empresas atualizadas, que mostrem sua cultura e estejam por dentro das últimas tendências.

Outro levantamento mostra que mais de 30% dos americanos buscam vagas através do smartphone, o que mostra que suas mídias devem ser adequadas às novas telas, como celulares e tablets.

c) Avalie o ser humano, não apenas o profissional

contratar-e-atrair-melhores-profissionais-7Dois dos Cs da Contratação se referem ao lado pessoal do candidato: caráter e cultura. Isso mostra que o processo de recrutamento deve levar em conta a personalidade do profissional que deseja trabalhar na sua empresa. Afinal, certas habilidades podem ser desenvolvidas, mas a personalidade já está moldada.

Portanto, avalie destrezas como comunicação, relacionamento interpessoal e inteligência emocional. Indagar como a pessoa lidaria com determinada situação do dia a dia empresarial pode ser uma boa forma de entender um pouco a mentalidade do candidato.

d) Verifique perfis de mídias sociais

contratar-e-atrair-melhores-profissionais-4Sim, hoje em dia isso faz parte do processo de contratação! Digitar o nome do candidato no Google e verificar o comportamento dele em mídias sociais pode revelar muito da personalidade: para o bem ou para o mal.

Você não precisa informar que fez a busca, mas ela ajuda a selecionar talentos alinhados à cultura organizacional. Se no ambiente virtual o candidato ofendeu colegas, clientes ou chefes é melhor esquecê-lo.

e) Faça as perguntas certas

contratar-e-atrair-melhores-profissionais-8Não enrole, nem seja subjetivo em uma entrevista. Faça perguntas sobre a experiência do candidato, mas ilustre situações do dia a dia para avaliar. Questione também por que ele saiu da última empresa, e levante a bandeira amarela (em pensamento, claro!) se a pessoa culpar outro profissional pela sua saída.

Recentemente, o CEO da companhia Visier, que desenvolve ferramentas de Seleção e de Recursos Humanos, recomendou, em entrevista, que os planos para o futuro (incluindo a famosa pergunta Onde você quer estar daqui a 5 e 10 anos?) e as motivações diárias que fazem o candidato sair da cama todas as manhãs para trabalhar façam parte da pauta da entrevista de contratação. Segundo ele, isso pode revelar bastante sobre as metas e ambições do candidato.

f) Permita-se ser entrevistado

contratar-e-atrair-melhores-profissionais-1Por fim, estabeleça um diálogo. Conte sobre a companhia e deixe o pretendente à vaga perguntar sobre a rotina da empresa. Isso pode dar a oportunidade de saber se está buscando emprego no lugar correto.

Em outras palavras: você espera honestidade de novos funcionários, então seja honesto quanto às suas expectativas!

E aí, pronto para encontrar as peças perfeitas para o seu quebra-cabeça?

contratar-e-atrair-melhores-profissionais-5Outros artigos que podem ajudá-lo nesse processo:

Imagens: Freepik

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


5 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 15
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

5

comentários em "Como atrair e contratar os melhores profissionais para sua equipe"

Comentar