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3 dinâmicas de grupo para melhorar a comunicação entre a equipe

3 dinâmicas de grupo para melhorar a comunicação entre a equipe

Por Redação Blog Gazin Atacado • 6/02/17

Você sente que fala uma coisa para o gerente e a equipe acaba entendendo algo diferente? Percebe que há uma certa tensão entre os colaboradores da sua empresa? A frequência de desentendimento está muito alta?

Esses e outros cenários ruins para o seu negócio podem estar sendo causados pela falta de qualidade na comunicação entre os colaboradores. Sejam os profissionais da mesma área ou de setores diferentes, é fundamental que eles sejam capazes de se comunicar de forma clara e objetiva entre eles.

Falhas na comunicação podem resultar na desmotivação da equipe, em alto índice de retrabalho, baixo desempenho e, consequentemente, prejuízos para sua loja.

Para evitar e/ou corrigir essa situação, apresentamos a seguir três dinâmicas de grupo que têm o objetivo de ajudar os profissionais a melhorarem a habilidade de repassar informações para seus colegas e incentivá-los a se comunicar de maneira mais eficiente.

Confira!

Dinâmica 1 – Desenho às cegas

Desenvolvimento:

  • Divida o time em pares.
  • Os integrantes de cada dupla devem sentar de costas um para o outro.
  • Um deles receberá um papel com uma figura – círculo, coração, estrela etc.
  • E o outro receberá um papel em branco e um lápis.
  • Peça para o profissional que recebeu a figura passar instruções para o seu parceiro sobre como desenhar aquele objeto, mas sem dizer o que é exatamente. Dê às duplas cinco minutos para executar essa tarefa.
  • Os dois devem achar um jeito de um entender o que o outro está dizendo para conseguirem reproduzir a figura.
  • Ao final, eles devem comparar os desenhos para verificar se conseguiram se comunicar de forma efetiva e conversar sobre o processo e as possíveis falhas na comunicação.

Para analisar:

  • Como a pessoa que recebeu o desenho passou instruções para a outra?
  • Como a pessoa que desenhou recebeu as informações?
  • Eles tiveram paciência um com o outro ou se irritaram ao longo do processo?
  • Quais foram as principais dificuldades no processo?

Dinâmica 2 – Campo minado

Desenvolvimento:

  • Em uma sala vazia ou em outro espaço mais amplo, espalhe alguns obstáculos no caminho – cadeiras, caixas etc., formando o “campo minado”.
  • Divida o grupo em duplas.
  • Um dos integrantes da dupla vai estar no campo minado, com os olhos vendados, e não pode falar, apenas ouvir.
  • O outro ficará de fora, dando instruções ao seu parceiro sobre como desviar dos obstáculos.
  • Antes de começar, dê um tempo para a dupla planejar como eles irão se comunicar. Por exemplo: criando palavras-chave para ajudar no entendimento.
  • Durante a atividade, caso o participante que esteja no campo minado esbarre em algum obstáculo, eles devem receber alguma punição – voltar cinco passos, por exemplo.
  • Para motivá-los, diga que a dupla que completar o trajeto mais rapidamente ganhará um prêmio.

Para analisar:

  • Quão bem os profissionais conseguem se planejar antes da tarefa?
  • Como o participante que dá as instruções reage às movimentações do parceiro? Ele se irrita facilmente quando o outro erra ou tem paciência e calma para refazer as orientações?
  • Qual é o nível de atenção da pessoa que está vendada? Ela sabe reagir às orientações do colega ou frequentemente age de maneira diferente à indicada?

Dinâmica 3 – Quem sou eu?

Desenvolvimento:

  • Corte um pedaço de papel para cada participante.
  • Escreva neles nomes de personalidades ou personagens (exemplo: atleta olímpico, ator, palhaço, Ronaldinho Gaúcho, Faustão etc.).
  • Cole nas costas de cada integrante um desses papéis, de forma que eles poderão visualizar o personagem dos outros, mas não o personagem indicado para si mesmo.
  • Cada um terá que ir na frente do grupo e tentar adivinhar o que está escrito em suas costas, fazendo perguntas aos outros participantes.
  • Ele deve fazer perguntas como: “Eu sou um homem?”; “Eu sou um cantor?”; “Eu sou famoso” e assim por diante.
  • O participante em questão pode fazer quantas perguntas quiser e da maneira que quiser, mas o grupo pode apenas responder “sim” ou “não”.

Para analisar:

  • O participante foi criativo na hora de elaborar as perguntas?
  • Ele estava atento enquanto seus colegas respondiam suas questões?
  • Ele desiste fácil ou foi persistente?
  • Os colegas tentaram ajudar, dando dicas visuais ou em forma de expressões?

Ao final das dinâmicas:

Debata sobre a importância de formular bem as informações para que o outro entenda, levando em consideração não só o seu próprio ponto de vista, mas também o contexto e a visão da pessoa com quem se está se comunicando.

Também ressalte que é sempre preciso prestar muita atenção no que o outro está falando e, em caso de não entendimento, ambos devem trabalhar juntos para conseguir se comunicar de maneira efetiva.

Peça para os profissionais falarem o que acharam da atividade, quais foram as principais dificuldades e o que eles aprenderam.

Dicas importantes!

  • Na hora de formular as duplas, procure fazer isso de maneira aleatória, evitando que os participantes escolham aquelas pessoas com as quais eles já estão acostumados. A intenção é integrar, por isso é fundamental variar na seleção dos parceiros.
  • Uma outra ideia interessante é agrupar justamente aqueles profissionais que têm mais dificuldade de se relacionar e se comunicar um com o outro.
  • Avalie o comportamento dos participantes e faça anotações.
  • Se achar interessante, após a atividade, chame os profissionais individualmente e dê um feedback sobre o desempenho deles, mostrando suas qualidades e no que precisam melhorar.

Aprenda mais

Depois de aplicar essas dinâmicas na sua empresa você com certeza verá a comunicação entre seus colaboradores melhorar. Mas você pode ir além! Estudar mais sobre o assunto é o primeiro passo para garantir que a comunicação flua melhor dentro da sua loja. E os artigos abaixo são um excelente ponto de partida para esse seu processo de autodesenvolvimento. Não deixe de ler!

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Quer ter acesso a mais sugestões de dinâmicas de grupo?

Clique aqui para conferir todas as que já publicamos aqui no Blog do Varejo.

Agora é com você. Mãos à obra!

Sucesso!

Informações: MindTools   |   Imagens: Freepik; Flaticon

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comentários em "3 dinâmicas de grupo para melhorar a comunicação entre a equipe"

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  1. Luzia Lima disse:

    A Convivência em grupo é difícil, porém necessária! Onde não há comunicação, não há desenvolvimento, tampouco tolerância.

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