fbpx

Nossas Sugestões

Dinâmica de grupo para entender a jornada do cliente no varejo

Dinâmica de grupo para entender a jornada do cliente no varejo

Por Redação Blog Gazin Atacado • 20/12/19

Conheça uma dinâmica de grupo para entender a jornada do cliente e suas necessidades e demandas, aplique-a em sua loja, melhore a forma como vocês atendem seus consumidores e, consequentemente, venda mais!

A gente não se cansa apresentar sugestões de dinâmicas de grupo por aqui. Afinal, elas funcionam como ferramentas práticas e baratas de aproximar líderes e funcionários, aprimorar processos de gestão, capacitar vendedores e assim por diante.

Recentemente, por exemplo, apresentamos duas dinâmicas de grupo que ajudam você e sua equipe a terem novas ideias. Além disso, indicamos uma atividade útil para obter feedback da equipe e outra que é ótima para melhorar o atendimento ao cliente e ser mais criativo.

Hoje, nosso foco está em um conceito muito importante para o sucesso no varejo: a jornada de compra. A dinâmica que apresentamos a seguir foi desenvolvida por Tom Kelly, autor do livro Creative Confidence, e ajudará sua equipe a identificar as necessidades e as demandas dos clientes ao longo desse processo.

Confira!

Leia também!

Entenda a jornada do cliente, conecte-se com seu público e venda mais
Conheça a jornada de compra online e venda mais na internet

Dinâmica de grupo para entender a jornada do cliente no varejo

dinâmica de grupo para entender a jornada do cliente

– Número de participantes: grupos de até seis pessoas
– Duração: Entre uma e quatro horas
– Você vai precisar de: Flipchart ou post-its

Dinâmica de grupo para entender a jornada do cliente no varejo
Na prática

1) Escolha qual processo ou jornada você deseja mapear. Pode ser, por exemplo, a jornada de compra na loja física. Ou, então, a jornada no e-commerce.

2) Convide a equipe a ajudá-lo a listar todas as etapas dessa jornada. Certifique-se de incluir até mesmo as que podem parecer óbvias e triviais. O objetivo é considerar todas as nuances da experiência do cliente, inclusive aquelas que você poderia ignorar. 

3) Organize as etapas visualmente. Você pode, por exemplo, exibi-las sequencialmente, em uma linha do tempo. Além disso, seu mapa pode incluir ramificações para mostrar caminhos alternativos na jornada do cliente, imagens e o que mais achar interessante. A ideia é garantir que a equipe visualize facilmente como a jornada do cliente acontece em sua loja.

4) Promova interação entre os participantes! Pergunte se eles têm ideias, analisem juntos quais são os padrões da jornada, reflitam sobre fatos surpreendentes ou fora da curva, procurem entender por que certas etapas ocorrem e em que ordem elas acontecem, e assim por diante. Ademais, aproveite para promover debates sobre questões como, por exemplo:

– O que podemos fazer de diferente?
– Como podemos inovar?
– De que forma é possível aprimorar cada uma das etapas?
– E assim por diante.

5) Compartilhe o mapa com pessoas familiares com sua jornada de compra e peça a elas que deem suas contribuições.

Ao fim, vocês terão um mapa da jornada de compra funcional, conhecido por todos e que os auxiliará a aprimorar a forma como atendem seus consumidores. Esse é o caminho para vender mais e conquistar consumidores fiéis!

Não é difícil, não é mesmo?

E, ao realizar essa simples dinâmica, você verá como você e sua equipe entenderão melhor como funciona a jornada do cliente em sua loja e como fazer para suprir as demandas e as necessidades dos consumidores. Isso, por sua vez, ajudará a potencializar os resultados da sua loja.

Mãos à obra, sucesso e boas vendas!

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 4
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "Dinâmica de grupo para entender a jornada do cliente no varejo"

Comentar