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Dinâmica de grupo para melhorar o atendimento ao cliente e ser mais criativo

Dinâmica de grupo para melhorar o atendimento ao cliente e ser mais criativo

Por Redação Blog Gazin Atacado • 21/10/19

Que tal promover em sua loja uma dinâmica de grupo para melhorar o atendimento ao cliente? A atividade que apresentamos a seguir é uma ótima opção. Entenda por que e saiba como aplicá-la!

“A primeira impressão é a que fica.”

Este é um ditado que, no varejo, faz muito sentido. Afinal, um consumidor que entra em uma loja e percebe que a equipe de vendas não está focada em ajudá-lo, pode ir embora poucos segundo depois.

Por outro lado, um cliente bem atendido logo nos primeiros minutos pode se tornar um cliente fiel – e até mesmo um verdadeiro promotor de sua marca.

Por isso, melhorar o atendimento ao cliente deve ser uma de suas missões
como gestor de vendas!

E uma das melhores maneiras de fazer com que seus colaboradores estejam preparados para atender bem os clientes é realizando dinâmicas de grupo para melhorar o atendimento ao cliente.

Pensando em ajudá-lo, a seguir, apresentamos uma dinâmica de grupo muito útil para isso. Acompanhe!

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O que você precisa saber sobre esta dinâmica de grupo para melhorar o atendimento ao cliente e ser mais criativo

dinâmica em grupo para melhorar o atendimento ao cliente

O objetivo desta dinâmica é construir mapas mentais relacionados aos produtos que a sua loja vende. Dessa forma, você e sua equipe poderão captar ideias sobre como ter abordagens inovadoras para apresentar os itens do seu mix aos clientes.

Os mapas mentais podem ser uma maneira poderosa e eficiente de se ter ideias criativas. Portanto, são ferramentas cruciais para quem procura soluções inovadoras.

Além disso, como são versáteis, é possível utilizá-los para diferentes fins – desde a criação de ideias para se divertir com a família, até as soluções necessárias para resolver um problema no trabalho.

Acompanhe o post e saiba tudo sobre essa técnica que ajuda a tornar sua mente focada em uma ideia central. Você verá que com essa dinâmica, você e sua equipe poderão descobrir mais ideias e melhorar o atendimento ao cliente.

Como aplicar esta dinâmica

mindmap – mapa mental

Modelo de mapa mental para você entender melhor o conceito. No centro, fica o assunto que será debatido. A partir dele, surgem as ideias para aprimorar o tema em questão.

Reúna a sua equipe.

Em um pedaço grande de papel em branco, escreva seu tópico ou objetivo central no meio do papel, e circule-o. Neste caso, você pode, por exemplo, escrever: “a melhor maneira de atender o cliente”.

Comece a escrever mais coisas relacionadas ao tópico principal – elas devem ir saindo do centro do papel à medida que avançam.

Depois, pergunte à sua equipe o que mais eles acreditam que pode ser adicionado ao mapa. Porém, não os deixe perder o foco principal, que aqui é o atendimento ao cliente.

Caso você acredite que alguma das ideais sugeridas seja relativamente inovadora, desenhe um retângulo em volta dela. Assim, você estará enfatizando esse pensamento, dando destaque à essa ideia.

Use cada sugestão da sua equipe para estimular novas ideias. Faça com que eles se sintam à vontade para compartilhar o que acreditam que pode ajudar a empresa. E lembre-se de colocar tudo no papel!

Continue nesse processo até a página estar completamente preenchida, ou as ideias começarem a diminuir.

Ao fim da atividade, você pode reformular o tópico principal e criar um novo mapa mental para obter uma nova perspectiva. Como, por exemplo: como um bom atendimento pode fazer o cliente comprar mais produtos.

Quando você tiver certeza de que tudo o que foi sugerido está de bom tamanho, analise com calma todas as ideias sugeridas e escolha aquelas que você quiser levar adiante.

Quer conhecer outras dinâmicas de grupo que podem ser úteis para melhorar os resultados da sua equipe?
Baixe nosso guia gratuito!

Reflexões sobre essa dinâmica de grupo para melhorar o atendimento ao cliente

Dinâmica de grupo para melhorar o atendimento

A primeira impressão pode ser que as ideias que surgem no centro do papel são óbvias. O que é normal, afinal, muitos desses conceitos poderiam já estar na cabeça da equipe, apenas estavam esperando para serem colocados no papel.

Porém, à medida que o mapa avança, a mente de vocês se abrirá, e ideias novas, imprevisíveis e criativas deverão surgir.

Esse tipo de dinâmica é ótimo porque:

– Ajuda a superar o medo da página em branco.
– Auxilia a identificar padrões e refletir sobre o significado deles.

– Evidencia a estrutura de um assunto.
– Mapeia seu processo de pensamento e registra a evolução de uma ideia.
– Comunica as ideias e os processos aos outros, para que você possa guiá-los na mesma jornada mental.

Interessante, não?

Agora chegou a sua vez de realizar essa atividade com sua equipe. Bom trabalho! 

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