Que tal promover em sua loja uma dinâmica de grupo para melhorar o atendimento ao cliente? A atividade que apresentamos a seguir é uma ótima opção. Entenda por que e saiba como aplicá-la!
“A primeira impressão é a que fica.”
Este é um ditado que, no varejo, faz muito sentido. Afinal, um consumidor que entra em uma loja e percebe que a equipe de vendas não está focada em ajudá-lo, pode ir embora poucos segundo depois.
Por outro lado, um cliente bem atendido logo nos primeiros minutos pode se tornar um cliente fiel – e até mesmo um verdadeiro promotor de sua marca.
E uma das melhores maneiras de fazer com que seus colaboradores estejam preparados para atender bem os clientes é realizando dinâmicas de grupo para melhorar o atendimento ao cliente.
Pensando em ajudá-lo, a seguir, apresentamos uma dinâmica de grupo muito útil para isso. Acompanhe!
– 3 erros de atendimento que prejudicam a experiência dos consumidores
– 4 passos para oferecer um atendimento personalizado no varejo
– 4 tendências de atendimento para lojas físicas
– 5 lições de grandes líderes sobre atendimento
– A importância das perguntas para o bom atendimento no varejo
– Guia gratuito: 30 dicas práticas de atendimento para o varejo
O objetivo desta dinâmica é construir mapas mentais relacionados aos produtos que a sua loja vende. Dessa forma, você e sua equipe poderão captar ideias sobre como ter abordagens inovadoras para apresentar os itens do seu mix aos clientes.
Os mapas mentais podem ser uma maneira poderosa e eficiente de se ter ideias criativas. Portanto, são ferramentas cruciais para quem procura soluções inovadoras.
Além disso, como são versáteis, é possível utilizá-los para diferentes fins – desde a criação de ideias para se divertir com a família, até as soluções necessárias para resolver um problema no trabalho.
Acompanhe o post e saiba tudo sobre essa técnica que ajuda a tornar sua mente focada em uma ideia central. Você verá que com essa dinâmica, você e sua equipe poderão descobrir mais ideias e melhorar o atendimento ao cliente.
Reúna a sua equipe.
Em um pedaço grande de papel em branco, escreva seu tópico ou objetivo central no meio do papel, e circule-o. Neste caso, você pode, por exemplo, escrever: “a melhor maneira de atender o cliente”.
Comece a escrever mais coisas relacionadas ao tópico principal – elas devem ir saindo do centro do papel à medida que avançam.
Depois, pergunte à sua equipe o que mais eles acreditam que pode ser adicionado ao mapa. Porém, não os deixe perder o foco principal, que aqui é o atendimento ao cliente.
Caso você acredite que alguma das ideais sugeridas seja relativamente inovadora, desenhe um retângulo em volta dela. Assim, você estará enfatizando esse pensamento, dando destaque à essa ideia.
Use cada sugestão da sua equipe para estimular novas ideias. Faça com que eles se sintam à vontade para compartilhar o que acreditam que pode ajudar a empresa. E lembre-se de colocar tudo no papel!
Continue nesse processo até a página estar completamente preenchida, ou as ideias começarem a diminuir.
Ao fim da atividade, você pode reformular o tópico principal e criar um novo mapa mental para obter uma nova perspectiva. Como, por exemplo: como um bom atendimento pode fazer o cliente comprar mais produtos.
Quando você tiver certeza de que tudo o que foi sugerido está de bom tamanho, analise com calma todas as ideias sugeridas e escolha aquelas que você quiser levar adiante.
A primeira impressão pode ser que as ideias que surgem no centro do papel são óbvias. O que é normal, afinal, muitos desses conceitos poderiam já estar na cabeça da equipe, apenas estavam esperando para serem colocados no papel.
Porém, à medida que o mapa avança, a mente de vocês se abrirá, e ideias novas, imprevisíveis e criativas deverão surgir.
Esse tipo de dinâmica é ótimo porque:
– Ajuda a superar o medo da página em branco.
– Auxilia a identificar padrões e refletir sobre o significado deles.
– Evidencia a estrutura de um assunto.
– Mapeia seu processo de pensamento e registra a evolução de uma ideia.
– Comunica as ideias e os processos aos outros, para que você possa guiá-los na mesma jornada mental.
Interessante, não?
Agora chegou a sua vez de realizar essa atividade com sua equipe. Bom trabalho!