Precisa ampliar sua equipe de vendas, mas não sabe muito bem o que levar em conta na hora de escolher novos membros para o seu time? Leia este artigo! Nele, apresentamos os erros mais cometidos na hora de contratar no varejo e revelamos como evitá-los!
Uma equipe unida é uma equipe vencedora!
Não se assuste. Você não está no blog errado. Não estamos falando sobre esportes, e sim sobre varejo mesmo.
Contudo, a máxima repetida diversas vezes em competições e transmissões esportivas – de que para um time sair vencedor é necessária a união de toda a equipe (atletas, técnicos, dirigentes e torcida) – também é válida no mundo corporativo. Inclusive no varejo!
Neste sentido, se você quer conquistar bons resultados em sua loja, precisa montar uma equipe alinhada com os ideais, fundamentos e objetivos da sua empresa. Afinal, assim, há mais chances de o trabalho ser realizado com sucesso.
Para isso, porém, precisa evitar alguns erros na hora do recrutamento…
Não é raro um candidato que se saiu bem nas entrevistas e tem um currículo respeitável ser descartado simplesmente porque não se encaixou em todos os pré-requisitos do “funcionário ideal”.
Este, porém, é um grande erro. Afinal, o vendedor dos sonhos pode nem estar no mercado! Além disso, ao optar por buscá-lo incansavelmente, você perde tempo precioso de treinamento e, mais importante, de vendas.
Em ocasiões como essas, é importante lembrar que um bom candidato pode, sim, se tornar o vendedor dos sonhos. Cabe a você treinar e incentivar este profissional. Além, é claro, de se preocupar em oferecer benefícios que mostrem que sua empresa se preocupa com o desenvolvimento e com o bem-estar da equipe.
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Este erro costuma acontecer quando pequenas empresas começam a crescer e precisam aumentar a equipe e também quando um colaborador sai de forma inesperada da empresa.
Mesmo em momentos como esses, não pule etapas!
Assim como ficar na espera do “candidato perfeito” é ruim, apressar o processo também não é nada bom.
Portanto, se você precisa aumentar seu time, vá com calma. Respeite as etapas necessárias para garantir que o recrutamento seja efetivo. O prejuízo de contratar alguém só para preencher vaga será maior no futuro do que o prejuízo que esta eventual lacuna de mão-de-obra pode trazer naquele período.
Em entrevista ao Blog do Varejo, Sônia Rossi, gerente de desenvolvimento humano da Gazin, falou um pouco sobre o processo de recrutamento e seleção ideal. Leia clicando aqui.
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Abriu uma vaga de emprego na sua loja, recebeu muitos currículos e tem passado muitas horas entrevistando candidatos? Que tal, da próxima vez, conduzir parte do processo por telefone? Essa pode ser uma ótima forma de fazer uma pré-seleção e poupar tempo e energia – tanto pra você, quanto para os candidatos.
Nesse tipo de contato, você pode, por exemplo:
– Se certificar de que a vaga está alinhada ao perfil do candidato.
– Falar sobre salários e benefícios.
– Entender os anseios e desejos do profissional.
– E assim por diante.
Ou seja, informações que são cruciais em um processo de recrutamento e seleção e que podem ser rapidamente identificadas por telefone, mas que levariam muito tempo para serem descobertas pessoalmente – afinal, é normal que entrevistas pessoais tenham um tempo de “aquecimento” maior e sejam desvirtuadas do tópico inicial mais facilmente.
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Currículos excelentes não significam, necessariamente, ótimos funcionários!
Um candidato pode acreditar, por exemplo, que por já ter uma certa experiência na área, não deve realizar algumas funções exigidas para a vaga em questão. Além disso, outro pode ser ótimo em vendas, mas não entender ou concordar com o ideal da empresa. E assim por diante.
Por isso é fundamental deixar claro, desde o primeiro contato, não apenas os objetivos da sua empresa, mas também seus ideais, como os clientes devem ser tratados, como agir em momentos de insatisfação do cliente, e assim por diante.
Tudo isso deve estar bem alinhado com todos os membros da equipe para que a sua empresa transmita sempre a mesma mensagem para clientes e parceiros.
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Como você já sabe, é fundamental que seus colaboradores tenham perfil e ideais alinhados à sua empresa. Porém, o que talvez não saiba, é que uma boa descrição da vaga e do perfil da sua empresa na hora de anunciar a vaga já podem ajudar nessa missão.
Aliás, ao fazer isso, você estará facilitando o seu próprio trabalho! Afinal, irá ajudar a evitar que candidatos inapropriados para a vaga tenham o interesse de se candidatar, assim como aqueles que se encaixariam bem poderão se interessar em enviar o seu currículo.
Portanto, cuide bem desses detalhes na hora de divulgar as vagas que deseja preencher. Isso fará a diferença no resultado do seu processo de recrutamento.
E aí, pronto para evitar esses erros comuns na hora de contratar no varejo?
Se quiser uma ajudinha extra, assista também o vídeo abaixo. Nele, Sônia Rossi apresenta a melhor dica sobre recrutamento que você já ouviu!
Esperamos que com essas dicas você consiga montar sua equipe dos sonhos e, assim, conquiste resultados cada vez melhores em sua empresa.
Tem outras dicas sobre o que evitar na hora de contratar novos funcionários? Deixe um comentário! Sua experiência pode ajudar outros profissionais do varejo a melhorarem a forma como recrutam profissionais para suas equipes.
Bons recrutamentos e boas vendas!
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