A comunicação funciona como uma ponte entre sua loja e o consumidor. Se a ponte estiver bem estruturada seus clientes virão até você de forma direta e segura. Agora, se a base da ponte for fraca e ela for construída de qualquer jeito, vai acabar levando seus consumidores para bem longe.
Como essa ponte está sendo construída aí em sua loja? A linguagem, o tipo de conteúdo, o canal utilizado, a forma de se posicionar, esses são os tijolos que fazem sua comunicação ser bem estruturada e eficiente. Usar material de segunda-mão ou não usá-lo de maneira correta vai fazer sua ponte – e seu negócio – ruir em pouco tempo.
Sabendo disso, reunimos aqui alguns erros que prejudicam a base da sua comunicação e, consequentemente, seus resultados em vendas:
Há uma grande diferença entre falar “para” e “com” o cliente. Quando você fala algo para o seu consumidor, você está simplesmente informando algo, sem esperar nada em troca. Mas quando você fala com o cliente, está efetivamente comunicando-se com ele, há uma troca de informações, há um diálogo.
Empresas que não conversam com seu público, falam só sobre si. E isso vai fazer os clientes se afastarem, porque eles não estão interessados em saber o que sua loja está fazendo, e sim de que forma sua loja pode ajudá-lo.
O que você precisa fazer para mudar isso é começar a enxergar a comunicação como uma via de mão-dupla. Antes de entregar o que você imagina em termos de comunicação, pergunte ao seu cliente se é isso que ele quer. Só depois defina suas ações.
Se sua loja comete o primeiro erro, é bem provável que cometa este segundo também. Se você não constrói uma relação de diálogo com seu cliente, você não vai conhecê-lo, não vai saber quais são suas necessidades e características particulares. Com isso, acontecem erros como: enviar e-mail do Dia dos Pais para quem nem tem filho, oferecer promoções de produtos que os clientes acabaram de comprar, etc. Isso vai acabar deixando o cliente irritado e afastá-lo de sua marca.
Planejamento e estratégia são fundamentais para evitar esse erro. Entendendo sua base e definindo cada passo antes de executá-lo suas chances de acerto serão bem maiores.
Achar que ter um e-mail e um 0800 é o suficiente para se comunicar com seu consumidor é um erro que vai levar o consumidor direto para o seu concorrente. Vivemos na era digital, e todos estão cada vez mais conectados. Se sua loja não está presente nos canais online, como blogs e redes sociais, pode apostar que outras lojas estão. A internet é a principal forma de os consumidores atuais buscarem informações sobre marcas e produtos. Não estar na web é como não existir para grande parte de seu público.
Mais uma vez, é fundamental conversar com seus clientes para descobrir em quais redes eles estão antes de começar a agir. Às vezes, uma simples pesquisa pode revelar que o caminho ideal é bem diferente do que você imaginava. Mas, como exemplo, podemos dizer que uma página no Facebook já pode trazer bons resultados quando utilizada de maneira planejada e estratégica.
Nenhum relacionamento se constrói apenas em uma conversa. Com seu cliente também é assim! Não basta enviar um e-mail por ano e achar que ele será fiel à sua marca. Sem um planejamento de comunicação, você não sabe nem quando foi sua última, nem quando será a próxima conversa com seus consumidores. Isso leva a muitos outros erros, como mensagens repetidas, promoções fora de contexto e linguagem inadequada.
Por isso, aproveite suas reuniões de planejamento para debater as ações em comunicação que pretende colocar em prática. Junto com sua equipe, você pode encontrar excelentes maneiras de se comunicar com seus clientes.
Não menospreze o poder da comunicação para a manutenção e crescimento de seu negócio. Para construir uma ponte forte e segura, confira nossos posts que vão lhe ajudar a desenvolver uma comunicação eficiente, que atraia e fidelize seus clientes:
- Está na hora de melhorar a comunicação com seu cliente!
- Marketing de Conteúdo para lojistas
- O que é o Big Data e como ele pode alavancar suas vendas
- Como atender e se comunicar com clientes de diferentes gerações
- 3 dicas de marketing para vender mais na web
- E-mail Marketing e Vendas – uma relação de sucesso
- 7 dicas sobre como usar as redes sociais para vender mais