fbpx

Nossas Sugestões

6 formas simples de encantar seus hóspedes

6 formas simples de encantar seus hóspedes

Por Redação Blog Gazin Atacado • 7/02/18

ser um vendedor melhorVocê quer aumentar a satisfação, encantar seus hóspedes e garantir a volta deles para o seu hotel? Existe um segredo que até mesmo algumas grandes redes costumam esquecer. Na briga por cortar dez ou quinze reais, muitos estabelecimentos se esquecem da importância do toque pessoal, das pequenas gentilezas. E acredite: isso faz toda a diferença!

Sabendo disso, apresentamos a seguir seis formas simples, mas extremamente eficazes, de encantar seus hóspedes. Acompanhe!

6 formas simples de encantar seus hóspedes

Dica #1 para encantar seus hóspedes: Seja pessoal

Abuse das pequenas gentilezas, como:

  • Cumprimentar o cliente na porta.
  • Oferecer dicas sobre o que fazer nas redondezas (o sentimento de pertencimento é valioso. Dê dicas de restaurantes ou lojas que apenas os locais conhecem).

E não se esqueça de usar bastante a palavra mais bonita do mundo: o nome de seu cliente.

Essa é uma área em que pousadas e pequenos hotéis têm vantagem. Você vai conseguir passar uma interação pessoal verdadeira melhor do que um salão de recepção do tamanho do Maracanã.

Leitura complementar

5 ideias para dar um toque mais pessoal na estadia em seu hotel ou pousada

Dica #2 para encantar seus hóspedes: Seja ágil

O pior que um hotelier pode fazer é sentir-se ofendido com uma reclamação.

Todo cliente que afirma não estar satisfeito é uma oportunidade de fazer de novo, da maneira certa. Em vez de se incomodar, arme-se de informações, mostre que entendeu, que tem tudo registrado e informe que medidas serão tomadas para que isso não ocorra de novo.

Assim, se um hóspede fizer alguma reclamação, aja imediatamente!

Ele acha que o quarto não é bom? Coloque-o no melhor quarto da casa, ofereça descontos ou, melhor ainda, um fim de semana grátis em outra ocasião.

Leitura complementar

Guia para melhorar a experiência dos hóspedes

Dica #3 para encantar seus hóspedes: Use mensagens

como encantar seus hóspedesA geração que está começando a ganhar dinheiro para viajar e frequentar hotéis nasceu com as redes sociais e smartphones. Use isso a seu favor!

Tenha certeza de pedir e usar o contato via WhatsApp ou outros aplicativos com seu hóspede. Envie mensagens como:

  • “Acabamos de receber tal ingrediente fresquinho da fazenda local, nosso chef está preparando X para o jantar, vejo você no restaurante”.
  • “O grupo de teatro local vai encenar a peça tal, temos ingressos de cortesia para hoje a noite, topa?”.

Tais mensagens não apenas mostram que você pensa no cliente constantemente mas, como ficam no telefone dele por algum tempo, servem como mais uma maneira de lembrá-lo de seu estabelecimento. Então, com seus hóspedes mais jovens, use e abuse dessa maneira de se comunicar.

Leitura complementar

Como se comunicar com os hóspedes antes e depois da estadia

Dica #4 para encantar seus hóspedes: Entenda que tudo começa no check-out

como encantar seus hóspedesSeu hóspede está de malas prontas para voltar para casa? Aproveite para fazer algo a mais, pergunte o que ele achou da estadia e aja para garantir que qualquer insatisfação seja resolvida antes que ele deixe seu estabelecimento.

Treine seu pessoal para esse momento. A pergunta não deve ser: “Gostou de sua estadia?”, pois o hóspede pode soltar um “sim” ou um “não” sem pensar. O melhor é fazer uma pergunta que exija que ele fale algo. Questionamos como “como foi sua estadia?”, “o que podemos fazer melhor para sua próxima visita?”, e similares, são úteis nesse momento.

Quando o cliente começar a responder, não deixe o fluxo de informação morrer. Peça detalhes, acene com a cabeça, estimule a conversa com “e o que mais?” e afins. Seja simpático para não transformar a situação em um interrogatório. E tenha a certeza de anotar tudo o que o hóspede disser e agir nos pontos que forem necessários.

Leitura complementar

4 formas de medir a satisfação de seus hóspedes

#Dica 5 para encantar seus hóspedes: Ofereça uma “sobremesa”

como encantar seus hóspedesUma das formas de fazer com que uma pessoa saia feliz de um restaurante é caprichando na sobremesa e no cafezinho – são as últimas coisas que elas vão lembrar, e essa memória ficará com elas. Muitos garantem essa memória com coisas ridiculamente simples e baratas, como balas e biscoitinhos junto com o café. Faça o mesmo em seu check-out!

Se hotéis mimam os clientes na entrada, com cestas de frutas e similares de cortesia, por que não na saída?

Ofereça uma carona gratuita até o aeroporto/rodoviária, dê barrinhas de cereal para caso a pessoa ficar com fome na estrada, e outras ações do tipo.

Para que fiquem ainda mais poderosas, essas “sobremesas” devem ser oferecidas depois das diárias terem sido pagas, quando o hóspede sabe que não é mais seu cliente e que você não tem mais nenhuma obrigação com ele. A surpresa irá fazer a diferença.

Leitura complementar

5 maneiras de surpreender os hóspedes

#Dica 6 para encantar seus hóspedes: Não se esqueça do cliente

como encantar seus hóspedesQualquer especialista em administração de empresas lhe dirá que adquirir um cliente novo é muito mais caro do que manter um antigo. Então, aproveite que você tem os dados do cliente e sabe exatamente do que ele gosta e, de vez em quando, envie uma mensagem para ele, lembrando de feriados que estão por vir, ou de alguma festa exclusiva de sua região.

Coloque em sua rotina (ou na de algum de seus funcionários) passar uma hora por semana checando os perfis de seus melhores clientes nas redes sociais. Assim, você descobrirá quando aquela pessoa está pensando em tirar férias – e, melhor ainda, poderá descobrir quando os amigos dela pensam em tirar férias, permitindo que você contate um possível novo hóspede.

Boas dicas, não é mesmo?

Agora é com você! Coloque-as em prática, pense em outras ações para encantar seus hóspedes e conquiste a mente e o coração daqueles que fazem seu negócio ir para frente.

Sucesso!

Imagens: Freepik; Flaticon; Bigstock

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


1 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 5
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

1

comentários em "6 formas simples de encantar seus hóspedes"

Comentar