Você sabia que 86% dos viajantes utilizam a internet para pesquisar e decidir sua acomodação? Pois é, foi o que revelou uma pesquisa realizada recentemente pelo TripAdvisor. Isso significa, portanto, que quanto melhor e mais completo for o site do seu hotel, melhor será a experiência do seu público. Consequentemente, você aumentará suas chances de conquistar novos clientes pela porta de entrada online do seu estabelecimento. Que tal?
Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a aprimorar o trabalho que você realiza na web, apresentamos a seguir seis dicas para tornar o site do seu hotel mais atrativo.
Acompanhe!
De acordo com Clayton Reid, CEO da MMGY Global, agência de marketing especializada nos mercados de turismo e hospitalidade, um viajante típico visita em média 34 websites na hora de planejar uma viagem.
E isso acontece não apenas porque o seu prospect quer ampliar seu leque de pesquisa, mas porque normalmente ele precisa visitar diversos sites para encontrar as informações que procura.
Ou seja, há aí uma oportunidade e tanto para você destacar o site do seu hotel! Afinal, ao reunir em um só lugar tudo o que o viajante precisa para planejar sua viagem, você aumenta as chances de conquistá-lo.
Neste sentido, o marketing de conteúdo pode ser seu aliado nesta missão!
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo utiliza a divulgação de conteúdos relevantes para um determinado grupo de pessoas com o objetivo de atrair um público qualificado para a empresa.
Portanto, o foco principal dessa estratégia de marketing é o fortalecimento do relacionamento com o público – seja ele formado por clientes atuais ou futuros.
–> Saiba mais! Marketing de conteúdo na hotelaria
Gostou da ideia e quer se aventurar por esse universo? Sua primeira preocupação deve ser produzir conteúdo relevante para o usuário – seja por meio de um blog ou de perfis nas redes sociais.
Digamos, por exemplo, que seu estabelecimento esteja localizado em uma cidade do nordeste. Neste caso, você não deve apenas destacar o óbvio – isto é, os pontos turísticos que todos conhecem –, precisa ir além. Ou seja, produza conteúdos com roteiros, lugares diferentes para visitação, restaurantes, onde fazer compras, quais são os valores, e assim por diante.
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Um dos principais desafios dos profissionais responsáveis pelo marketing digital das empresas – hoteleiras ou não – é garantir que os visitantes de seus sites sejam convencidos, em poucos segundos, a permanecer nas páginas em questão.
Isso quer dizer que o site do seu hotel deve ser uma porta de entrada inesquecível para o possível cliente!
Assim, é importante caprichar na parte visual, desenvolver um layout atraente, publicar fotos encantadoras e ainda oferecer uma experiência de navegabilidade impecável. Afinal, tudo isso é determinante para reter um usuário no site do seu hotel e transformá-lo em cliente.
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É comum entrarmos em sites e vermos fotos antigas e desatualizadas. Isso acontece porque dá trabalho ficar tirando novas e atualizando o site com frequência. Porém, ver fotos atuais – e bonitas – é muito importante para qualquer consumidor, uma vez que gera mais confiança e segurança de que aquele lugar é “real”.
Mas você pode ir muito além. Para qualificar a experiência, existe a possibilidade de gerar um tour virtual 360º pelas dependências do hotel. Utilizar esse tipo de recurso é uma estratégia diferenciada e que proporcionará ao usuário uma vivência antecipada do hotel, o que ajudará a criar uma conexão maior.
Na prática
O vídeo abaixo, feito pelo hotel Atlantis Dubai, é um ótimo exemplo desse tipo de vídeo. Assista!
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Por falar em vídeo…
Segundo a Eye View Digital, o recurso de vídeos nas páginas de um site pode aumentar as conversões em até 86%.
Neste sentido, se você quiser começar a produzir vídeos para o seu estabelecimento, é importante criar um calendário editorial e ter frequência nas publicações, pois isso ajuda a engajar a audiência e a ampliar o alcance do seu trabalho.
Você pode estar se perguntando: o que o meu hotel poderia divulgar em formato de vídeo? Existem algumas opções, veja abaixo:
Ou seja, ideias não faltam. O fundamental é ter planejamento e colocar a mão na massa. Certamente isso chamará a atenção do público.
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Ideias de vídeo marketing para o seu hotel ou pousada
De acordo com a consultoria Nielsen, 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda.
Por isso, é fundamental que haja um espaço para que as pessoas possam avaliar a experiência que tiveram em seu estabelecimento no site do seu hotel. Não tem problema se alguns comentários forem negativos, afinal de contas sempre vai ter alguém insatisfeito. O importante é saber filtrar e responder a todos. Isso dará confiança ao usuário que estiver navegando pelo seu site.
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Uma novidade que tem se destacado no mercado é a maneira como alguns estabelecimentos hoteleiros se comunicam e mantêm relacionamento com os hóspedes. Isso é possível graças a um simples chat online, cujo objetivo é tirar as dúvidas das pessoas durante a navegação pelo site e servir como facilitador para o cliente.
De acordo com o Info-Tickets, “o chat online permite que o visitante do site do hotel entre no aplicativo para escrever e conversar em tempo real com um atendente de reservas do hotel para tirar dúvidas sobre a hospedagem, preços, disponibilidades, entre outros questionamentos”.
Investir numa ferramenta assim pode ser uma boa para você melhorar
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Embora pareça óbvio, é preciso dizer: não se esqueça de divulgar o site do seu hotel nas redes sociais! Afinal, quanto mais tráfego ele tiver, melhor será o resultado que ele trará.
Muitos hotéis e pousadas pecam nesse sentido, e é por esse motivo que as pessoas acabam indo para sites como TripAdvisor ou Booking para avaliar e escolher um hotel. Não deixe que isso aconteça na sua empresa.
Agora, é com você!
Coloque essas dicas em prática, esteja presente na internet de todas as maneiras, ofereça uma experiência incrível no seu site e conquiste novos – e fiéis – hóspedes.
Sucesso!
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