Nossas Sugestões

Chatbots na hotelaria – inteligência artificial a serviço dos viajantes

Chatbots na hotelaria – inteligência artificial a serviço dos viajantes

Por Redação Blog Gazin Atacado • 23/04/17

Alguns anos atrás, inteligência artificial era um assunto reservado para filmes de ficção científica. Robôs interagindo com humanos de forma “natural” parecia algo de um futuro muito distante. Pois bem, esse futuro chegou e, com ele, os algoritmos de inteligência artificial, que já fazem parte do dia a dia de muitas empresas – inclusive do setor hoteleiro. Neste artigo, você vai aprender mais sobre o uso de chatbots na hotelaria.

Descubra a seguir o que são os chatbots, qual o potencial de uso dessa tecnologia na hotelaria e de que maneira empresas do setor de turismo já estão utilizando a inteligência artificial para dar mais agilidade e eficiência ao relacionamento com os viajantes.

O que são interfaces conversacionais

chatbots na hotelariaA interface conversacional é um tipo de tecnologia que permite que um humano e um computador interajam como em um diálogo. Os chatbots (robôs de bate-papo) são baseados nessa interface.

Os chatbots são configurados de modo a enviar uma resposta ou comando automático de acordo com a solicitação do cliente. São como robôs inteligentes trabalhando no SAC digital da sua empresa.

A grande vantagem desse tipo de interface é a naturalidade da interação: quando bem desenhada, parece que você está realmente batendo um papo com a máquina. Em alguns casos, a conversa até acontece por meio da voz”, destaca Fabrício Teixeira, UX Design Director da agência R/GA.

Veja um exemplo de chatbot:

 

Os chatbots geralmente são instalados em aplicativos de mensagens instantâneas, tais como o Facebook Messenger e o WhatsApp. A grande sacada é que o cliente não precisa ir até o site do hotel ou baixar algum aplicativo específico. Ele pode usar os canais de comunicação que já utiliza no dia a dia.

Dessa forma, os chatbots na hotelaria têm grande potencial de facilitar muito a jornada de compra do hóspede, dando mais agilidade e conveniência ao processo de reserva.

Chatbots na hotelaria

Já imaginou o potencial que essa tecnologia tem para melhorar o relacionamento com o seu cliente? Se ainda não consegue entender como utilizar os chatbots na hotelaria para dar mais eficiência à comunicação com os hóspedes, as informações a seguir irão ajudá-lo a assimilar o uso dessa interface conversacional no setor hoteleiro. Acompanhe!

Novo canal de reserva

chatbots na hotelariaCom um chatbot, seu hotel pode estar disponível para o cliente 24 horas por dia, e nos canais que são mais convenientes para ele. Dessa forma, seu negócio fica menos dependente de agências online e outras empresas terceirizadas. E como o processo de reserva é mais facilitado e acessível, as chances de o cliente fechar a compra aumentam significativamente.

Mais engajamento na pré-estadia

chatbots na hotelariaOs chatbots na hotelaria podem melhorar o relacionamento com o cliente também por meio do envio de informações personalizadas no período pré-estadia. Muitos hotéis enviam ofertas de upgrades ou serviços extras por e-mail nessa fase, certo? No entanto, ao enviar essas informações por meio de aplicativos de mensagens que o cliente usa, essa comunicação acontece de forma muito mais direcionada.

Além disso, os chatbots podem interagir com o cliente (fazendo perguntas sobre suas preferências) e enviar dicas personalizadas de acordo com o perfil do viajante. Por exemplo: dicas de atividades na cidade, programação cultural etc.

Serviços de quarto

chatbots na hotelariaMuitas vezes, os profissionais do seu estabelecimento estão tão ocupados atendendo os hóspedes que acabaram de chegar que não conseguem dar a devida atenção aos clientes que já estão nos quartos. Nesse sentido, os chatbots na hotelaria podem ser como um reforço no time. Essa tecnologia pode ser utilizada para que os hóspedes façam pedidos de serviço de quarto por meio de seus smartphones ou computadores pessoais.

Ou ainda, a interface pode também ser programada para responder as principais dúvidas dos clientes que estão hospedados. Por exemplo: qual é a senha do Wi-Fi, como regular o ar-condicionado, horários de funcionamento do restaurante e assim por diante.

Fonte de receita extra

chatbots na hotelariaOs chatbots na hotelaria também têm o potencial de aumentar a receita do seu estabelecimento por meio do envio de ofertas personalizadas aos hóspedes.

Por exemplo: digamos que um cliente perguntou o horário do café da manhã. Depois de informar até quando essa refeição estará disponível no restaurante, o chatbot pode ser programado para também oferecer o serviço de café da manhã no quarto, que funciona o dia todo.

Maior conhecimento do público

chatbots na hotelariaA interface conversacional é uma tecnologia que utiliza inteligência artificial. Na prática, isso quer dizer que, conforme as conversas com os clientes acontecem, mais o chatbot aprende a interpretar as necessidades dos clientes nas diferentes fases da jornada de compra.

Por isso, os chatbots na hotelaria fornecem informações sobre os viajantes que ajudarão os hotéis e pousadas a melhorarem os processos também em outros canais de contato com os clientes.

Exemplos de utilização de chatbots na hotelaria

Chatbots na prática hoteleira

O vídeo do aplicativo HiJiffy mostra, na prática, os potenciais de uso dos chatbots na hotelaria (muitos deles, já indicados nos parágrafos acima).

Chatbots para agências online

Neste exemplo você pode ver como os chatbots são utilizados também por OTAs.

Chatbot concierge

No vídeo abaixo, você vê um hotel utilizando Alexa (que é um dispositivo de inteligência artificial) para interagir com os hóspedes e fornecer alguns serviços dentro dos quartos. A diferença aqui é que os comandos acontecem por voz, e não texto.

Como desenvolver um chatbot para o seu negócio

Já existem algumas empresas brasileiras especializadas no desenvolvimento de chatbots. Algumas delas são:

Além disso, pesquise em sua região. Agências de desenvolvimento web também podem ajudá-lo a desenvolver um chatbot para o seu hotel ou pousada.

Leia também:

O que achou dessa nova tecnologia? Acredita que ela tem potencial no mercado hoteleiro do Brasil? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo com sua opinião ou pergunta sobre os chatbots na hotelaria. Será um prazer ajudá-lo a entender melhor essa tecnologia.

Sucesso!

Informações: Think With Google; Hospitalitynet   |   Imagens: Freepik; Flaticon

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


1 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 3
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

1

comentários em "Chatbots na hotelaria – inteligência artificial a serviço dos viajantes"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo