O ritmo da inovação tecnológica nos mais diversos setores é intenso. Na hotelaria não é diferente. Com o objetivo de deixá-lo por dentro do que acontece no segmento em todo o mundo, reunimos neste artigo algumas tendências tecnológicas que devem mudar o setor nos próximos anos. Acompanhe!
Entre os principais desejos dos clientes de estabelecimentos hoteleiros, destacam-se a necessidade de interação cada vez mais personalizada aliada a uma dose de tecnologia e inovação.
Chatbots, realidade virtual e inteligência artificial, por exemplo, são algumas das tecnologias que já atuam neste sentido. Porém, não são as únicas!
A seguir, conheça melhor sete tendências tecnológicas que prometem mudar a hotelaria nos próximos anos e comece a pensar em usá-las a favor do seu estabelecimento!
– Duas lições importantes sobre inovação na hotelaria
– Realidade virtual na hotelaria
– O potencial da realidade virtual na hotelaria
Já imaginou abrir a porta do seu quarto de hotel utilizando seu próprio celular ou até mesmo sua impressão digital?
Isso já é possível!
Aliás, essa é uma das tendências tecnológicas que devem mudar a hotelaria nos próximos anos…
Na prática
No Brasil, por exemplo, já é possível encontrar modelos de fechadura inteligente. Além disso, neste artigo, falamos sobre o lançamento do check-in digital e da chave digital do Grupo Hilton. Assista aos vídeos e entenda como funciona:
Ao mesmo tempo em que cada vez mais hóspedes desejam ter acesso a um atendimento personalizado, o autoatendimento está entre as tendências tecnológicas em destaque na hotelaria. Ou seja, há público para as duas situações!
Portanto, oferecer opções de check-in e check-out remotas e também aplicativos que permitam que os clientes peçam serviço de quarto diretamente de seus dispositivos móveis, por exemplo, será cada vez mais importante.
– Dicas para simplificar o check-in e o check-out em seu estabelecimento
A ativação de serviços por voz não é uma grande novidade. Porém, apenas recentemente foi integrada à área de hospitalidade.
E ela será cada vez mais importante, por vários motivos – desde permitir que os funcionários se comuniquem com mais rapidez, até oferecer uma experiência nova aos hóspedes.
– Alexa Hospitality e a expansão do uso de assistentes virtuais na hotelaria
Em uma pesquisa realizada pelo site Travel Zoo, 80% dos 6 mil viajantes entrevistados disseram que esperam que a inteligência artificial esteja cada vez mais presente nos hotéis.
Destes, 79% afirmaram que os robôs estariam mais capacitados para atender em diferentes línguas, e 81% acreditam que os robôs poderiam lidar com os dados dos clientes de maneira mais eficiente que os humanos.
Ou seja, é inegável que a inteligência artificial será cada vez mais importante para os negócios hoteleiros!
E não podia ser diferente. Afinal, muitos processos podem ser otimizados com a ajuda de bots – como, por exemplo:
– Reservas
– Esclarecimentos de dúvidas
– Solicitações de serviços durante a hospedagem
– Assim por diante.
– Robôs na hotelaria: a inteligência artificial e os meios de hospedagem
– Chatbots na hotelaria – inteligência artificial a serviço dos viajantes
– Como usar chatbots na hotelaria para vender mais
A Internet das Coisas (do inglês, Internet of things, IoT) é outra tendência tecnológica que tem permitido uma grande evolução para o setor da hotelaria.
Afinal, a IoT permite que objetos sejam conectados à internet – como, por exemplo, lâmpadas, ar-condicionado, rádio, TV ou até máquinas de café.
Essa conexão, por sua vez, torna esses objetos “inteligentes”. Ou seja, eles passam a ser monitorados pela internet à medida em que são usados, gerando dados muito úteis sobre a experiência do hóspede.
Neste artigo falamos sobre a rede de hotéis Hilton, que lançou uma iniciativa alinhada ao hóspede da atualidade: o Connected Room, um app que permite que o hóspede controle os aparelhos do quarto por meio do seu próprio smartphone! Que tal?
Assista ao vídeo e entenda como funciona!
Por meio desta que é mais uma das tendências tecnológicas em destaque no setor, os hóspedes são registrados no momento em que entram no hotel e passam a ser “acompanhados” em toda a jornada de hospedagem.
Com isso, podem executar funções como, por exemplo:
– Configuração da temperatura ambiente antes de chegar ao quarto.
– Usar um aplicativo para agendar um serviço no SPA.
– Reservar uma sala de reunião.
– Fazer um pedido no restaurante.
Além disso, seu estabelecimento pode usar essa ferramenta para fornecer dicas de atividades para realizar durante um passeio pela região, por exemplo.
– Tendências do turismo de experiência
– 8 formas de usar o turismo gastronômico para atrair mais hóspedes
– Como o turismo criativo pode ajudar a atrair mais hóspedes
Uso de realidade virtual, realidade aumentada e outras ferramentas tecnológicas já fazem parte das salas de reuniões de alguns hotéis.
Isso significa que hóspedes poderão aproveitar a estrutura dos estabelecimentos para realizar reuniões com aparato tecnológico cada vez mais inovador.
– Realidade aumentada na hotelaria
– Realidade virtual na hotelaria
– O potencial da realidade virtual no mercado de viagens
– Tendências para o mercado de viagens corporativas
Ufa! Diante de tanta inovação o difícil é saber por onde começar, não é mesmo?
Mas, fique tranquilo, continuaremos trazendo dicas para facilitar o ingresso do seu estabelecimento na jornada digital! O que importa agora é você buscar saber mais sobre essas tecnologias e começar a pensar sobre como elas podem ser úteis no seu dia a dia!
E aí, quais são as tecnologias que você já usa com frequência em seu hotel? Compartilhe suas experiências e nos ajude a trazer conteúdo cada vez mais relevante para o seu crescimento!
Sucesso!