Nossas Sugestões

Realidade aumentada na hotelaria

Realidade aumentada na hotelaria

Por Redação Blog Gazin Atacado • 18/09/18

O que você acha de aprimorar a experiência dos seus hóspedes por meio de elementos virtuais? Interessante, não? Pois é isso que o uso da realidade aumentada na hotelaria permite que você faça. Além disso, essa tecnologia aperfeiçoa a interação remota com os clientes, funcionando como uma ferramenta de marketing e vendas muito efetiva.

Por tudo isso, este é um assunto que precisa ser debatido por profissionais hoteleiros que desejam destacar seus estabelecimentos. Siga a leitura deste artigo e entenda como a realidade aumentada pode revolucionar o mercado hoteleiro.

O que é realidade aumentada

A realidade aumentada (RA) permite a interação entre objetos reais com objetos virtuais. É uma “mistura” entre os dois mundos, que acontece por meio de um aplicativo ou software que integra itens e informações virtuais à realidade.

realidade aumentada na hotelaria

Para que a RA aconteça, são necessários três elementos:

  • O objeto real – que pode ser um ambiente “ao vivo”, um vídeo ou uma foto.
  • Uma câmera ou dispositivo para transmitir a imagem.
  • Um aplicativo ou software para interpretar o sinal transmitido e “incluir” o objeto virtual na imagem.

Essa experiência pode ser vivenciada por meio de smartphones, tablets ou headsets.

Funciona assim: a câmera capta a imagem real e manda a informação para o software ou aplicativo que gera o elemento virtual.

Você se lembra do jogo Pokémon Go, que virou febre entre crianças e adultos, que “caçavam” pokémons pelas ruas, praças e parques? Ele é um grande exemplo de realidade aumentada!

realidade aumentada na hotelaria

Atenção!

Não confunda realidade aumentada com realidade virtual (RV). Enquanto a RA inclui informações virtuais no mundo real, a RV substitui o mundo real por outro totalmente novo e virtual.

Aliás, já escrevemos sobre o impacto da realidade virtual na hotelaria. Para ler o artigo, clique aqui.

Realidade aumenta na hotelaria

realidade aumentada na hotelaria

A realidade aumentada na hotelaria pode ser aplicada de diferentes maneiras:

  • Para vendas e marketing;
  • Para fornecer mais informações sobre o hotel e sobre o destino;
  • Para entreter os viajantes;
  • Para aprimorar a comunicação, tornando-a mais interativa;
  • Para expandir o alcance da marca.

A seguir, saiba mais sobre como a RA pode ser utilizada no mercado de hospitalidade e conheça exemplos práticos de aplicação dessa tecnologia.

Realidade aumentada na hotelaria como ferramenta de marketing

No artigo sobre realidade virtual, destacamos o perfil do novo viajante, que quer obter o máximo de informações antes de decidir por um destino ou meio de hospedagem. Nesse sentido, a RA também oferece vantagens importantes para os hoteleiros. Afinal, por meio da inclusão de informações e elementos virtuais nos ambientes do hotel e nos materiais de divulgação – impressos ou digitais – é possível realçar a experiência do seu cliente, aumentando as chances de ele escolher sua marca.

realidade aumentada na hotelaria

Algumas possibilidades:

»» A RA permite que o viajante visualize vídeos, fotos e mais informações sobre os quartos e outros ambientes do hotel de forma mais interativa e dinâmica. Essa experiência mais imersiva com certeza vai fazer toda diferença no processo de decisão de compra.
»» Além disso, com ajuda da realidade aumentada, é possível mostrar aos clientes interessados em realizar um evento em seu estabelecimento, por exemplo, como o ambiente ficará com as mesas e a decoração pronta. O cliente pode escolher diferentes configurações, mudando os objetos virtuais, e visualizar na prática se a sala do hotel poderá atender as necessidades dele.

Exemplos práticos:

Material de divulgação com realidade aumentada:

Anúncio com realidade aumentada:

Realidade aumentada na hotelaria para promover uma comunicação mais interativa e dinâmica

A realidade aumentada na hotelaria também pode ser aplicada com foco em aprimorar a experiência do hóspede durante sua estadia e viagem, promovendo uma comunicação mais interativa e dinâmica. Isso porque essa tecnologia permite que o hotel ofereça informações úteis aos hóspedes de forma mais lúdica, divertida e atraente.

realidade aumentada na hotelaria

Algumas possibilidades:

»» Pontos de realidade aumentada ao longo do estabelecimento, para fornecer informações sobre os serviços e ambientes do hotel.
»» Uso da realidade aumentada para contar a história sobre o estabelecimento – sua arquitetura, sua fundação etc.
»» Desenvolvimento de parcerias com negócios e instituições locais para promover um tour com pontos de realidade aumentada, em que os viajantes podem aprender mais sobre a cultura e a história local.
»» Menu com realidade aumentada, para conferir imagens dos pratos em 3D.
»» Realidade aumentada para traduzir documentos em tempo real para diferentes línguas.

Exemplos práticos:

Realidade aumentada para contar histórias:

Tour com realidade aumentada:

Realidade aumentada na hotelaria para entreter os viajantes

Não é à toa que muitas vezes a realidade aumentada é associada a jogos. Afinal, estamos acostumados a interagir com elementos virtuais nos games. Sendo assim, a RA também é muito efetiva como canal de entretenimento. Você pode utilizá-la, por exemplo, para divertir os hóspedes durante a realização de um serviço, para contar uma história ou mesmo para promover um game.

realidade aumentada na hotelaria

Algumas possibilidades:

»» Utilizar elementos virtuais para transportar o hóspede para um lugar diferente. Imagine poder curtir uma banda virtual no quarto ou adicionar uma paisagem tropical na janela, mesmo quando está chovendo lá fora…
»» Contar histórias para crianças, utilizando os objetos virtuais para tornar a atividade mais lúdica e interessante.
»» Adicionar elementos virtuais ao longo do estabelecimento para divertir os hóspedes – por meio de personagens ou desenhos que tornam o ambiente mais alegre. Uma pintura virtual do desenho feito pelo filho do hóspede ou o super-herói favorito da criança, por exemplo.

Exemplos práticos:

Personagens favoritos:

Jogo interativo:

Bacana, não?

Agora, queremos saber:

Você ficou com alguma dúvida?
→ O que acha dessa tendência?
→ Já conhece exemplos nacionais de aplicação de realidade aumentada na hotelaria?
→ Como você utilizaria essa tecnologia em seu estabelecimento?

Deixe um comentário com sua pergunta ou consideração e participe desse importante debate sobre o futuro da hotelaria.

Aprenda mais sobre outras tecnologias que estão revolucionando o mercado hoteleiro

realidade aumentada na hotelaria

Sucesso!

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 2
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "Realidade aumentada na hotelaria"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo