Nossas Sugestões

Como utilizar chatbots na hotelaria para vender mais

Como utilizar chatbots na hotelaria para vender mais

Por Redação Blog Gazin Atacado • 23/01/18

A inteligência vem ganhando cada vez mais espaço em hotéis e pousadas – como indicamos neste artigo. E os chatbots destacam-se entre os sistemas em ascensão. Pensando em investir nessa ferramenta? Nossa dica é uma só: calma! Antes de abraçar esse movimento, é importante entender como utilizar chatbots na hotelaria de maneira estratégica.

Precisa de ajuda para isso? Siga a leitura deste artigo! Você vai entender melhor como funciona essa tecnologia e saber como utilizá-la para aumentar a receita do seu estabelecimento e fortalecer o relacionamento com o público. Vamos lá?

O que são chatbots

  • utilizar chatbots na hotelariaA interface conversacional é um tipo de tecnologia que permite que um humano e um computador interajam como em um diálogo. Os chatbots (robôs de bate-papo) são baseados nessa interface.
  • Os chatbots são configurados para enviar uma resposta ou comando automático de acordo com uma solicitação de um cliente. Eles geralmente são instalados em aplicativos de mensagens instantâneas, tais como Facebook Messenger e WhatsApp.
  • A grande sacada é que o cliente não precisa acessar o site do estabelecimento ou baixar um aplicativo específico para “conversar” com o chatbot. Ele pode usar canais de comunicação que já utiliza no dia a dia.

Para aprender mais sobre as vantagens de utilizar chatbots na hotelaria, clique aqui.

Como utilizar chatbots na hotelaria

Além de facilitar a jornada de compra dos viajantes, esses sistemas de inteligência artificial podem ajudá-lo a aumentar a receita do seu hotel ou pousada. Estas são algumas maneiras como você pode utilizar os chatbots na hotelaria para aumentar o engajamento com os hóspedes e vender mais:

1 – Canal de comunicação 24h

utilizar chatbots na hotelariaComo os chatbots podem ser programados antecipadamente e funcionam de maneira autônoma, eles funcionam como um canal de comunicação disponível 24 horas para os clientes. Assim, até mesmo o viajante que procurar o seu estabelecimento no meio da madrugada para tirar alguma dúvida poderá ser atendido em tempo real.

E mesmo que o chatbot não possa efetuar a reserva na hora, só o fato de o cliente ter uma resposta rápida já vai deixá-lo mais satisfeito com a sua marca – o que aumenta as chances de ele escolher e recomendar seu estabelecimento.

Aprenda maisComo se comunicar com os hóspedes antes e depois da estadia

2 – Upselling antes do check-in

Outra forma de utilizar chatbots na hotelaria para aumentar a receita é programando o envio de ofertas direcionadas para os viajantes que estão prestes a se hospedar em seu estabelecimento.

Oferecer serviços extras pode ser uma estratégia eficiente para aumentar o faturamento. Os chatbots podem fazer isso de maneira automática e prática, deixando seus funcionários com mais tempo para cuidar do atendimento aos hóspedes. 

utilizar chatbots na hotelariaExemplo de mensagem:

Olá, Carlos!

Esperamos você em nosso hotel amanhã!

Gostaríamos de saber se você tem interesse em adquirir alguns de nossos serviços extras. Oferecemos desde transporte do aeroporto até café da manhã premium.

Veja a lista em nosso site e, se tiver interesse, basta responder essa mensagem com o número do código do serviço.

Aprenda maisComo aumentar a receita do hotel com a venda de serviços extras

3 – Mensagens personalizadas

usar os chatbots na hotelariaOs chatbots funcionam com base nas informações que eles recebem. Por isso, esses sistemas são ideais para personalizar a comunicação com os hóspedes, já que as mensagens podem ser adaptadas de acordo com os dados de cada cliente.

Assim, em vez de enviar uma comunicação generalizada, os chatbots podem enviar mensagens aos hóspedes com informações específicas. Por exemplo:

  • Com base no histórico de compra, é possível programar os chatbots para enviar ofertas relacionadas às preferências de cada cliente, aumentando a eficiência da comunicação e as chances de vender mais.

Aprenda maisEntenda o seu público e saiba como criar as personas do seu hotel ou pousada

O que analisar antes de utilizar chatbots na hotelaria

usar os chatbots na hotelaria

Antes de seguir essa tendência, é importante analisar o que o seu negócio quer alcançar com a utilização dos chatbots, quais são suas limitações de uso e como adaptar a linguagem de acordo com o perfil da sua marca.

  • Qual é o objetivo 

Como qualquer ferramenta, é fundamental, antes de tudo, definir qual é o objetivo do seu estabelecimento ao utilizar os chatbots. Vender mais? Aumentar o engajamento? Expandir a comunicação? A partir das metas, é possível estabelecer as melhores estratégias de uso desse sistema.  

usar os chatbots na hotelaria

  • Chatbots têm limitações 

Por mais que ofereçam novas possibilidades de interação com os clientes, os chatbots não são seres humanos. Entenda que há limitações em termos de programação de mensagens. Muitas vezes, por exemplo, eles não conseguirão interpretar nuances na comunicação. Nesse sentido, é importante combinar ações automatizadas com outras mais “humanizadas”.

usar os chatbots na hotelaria

  • Qual é o tom que você irá utilizar

chatbot da sua marca irá conversar com seus clientes. Por isso, é importante estabelecer padrões de linguagem para que esse sistema represente a sua empresa de forma autêntica. Se, por exemplo, sua marca tem um perfil mais jovem e descontraído, o chatbot deve seguir esse posicionamento.

usar os chatbots na hotelaria

Boas dicas, não é mesmo? Esperamos que elas o ajudem a entender melhor como utilizar os chatbots na hotelaria de forma eficiente.

Se tiver alguma dúvida sobre esse tema, deixe um comentário abaixo. Estamos aqui para ajudá-lo a entender melhor as principais tendências no mercado hoteleiro!

Sucesso!

Leia também:

3 tendências na hotelaria para 2018

Imagens: Flaticon; Bigstock

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


3 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 10
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

3

comentários em "Como utilizar chatbots na hotelaria para vender mais"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo