A inteligência vem ganhando cada vez mais espaço em hotéis e pousadas – como indicamos neste artigo. E os chatbots destacam-se entre os sistemas em ascensão. Pensando em investir nessa ferramenta? Nossa dica é uma só: calma! Antes de abraçar esse movimento, é importante entender como utilizar chatbots na hotelaria de maneira estratégica.
Precisa de ajuda para isso? Siga a leitura deste artigo! Você vai entender melhor como funciona essa tecnologia e saber como utilizá-la para aumentar a receita do seu estabelecimento e fortalecer o relacionamento com o público. Vamos lá?
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Além de facilitar a jornada de compra dos viajantes, esses sistemas de inteligência artificial podem ajudá-lo a aumentar a receita do seu hotel ou pousada. Estas são algumas maneiras como você pode utilizar os chatbots na hotelaria para aumentar o engajamento com os hóspedes e vender mais:
Como os chatbots podem ser programados antecipadamente e funcionam de maneira autônoma, eles funcionam como um canal de comunicação disponível 24 horas para os clientes. Assim, até mesmo o viajante que procurar o seu estabelecimento no meio da madrugada para tirar alguma dúvida poderá ser atendido em tempo real.
E mesmo que o chatbot não possa efetuar a reserva na hora, só o fato de o cliente ter uma resposta rápida já vai deixá-lo mais satisfeito com a sua marca – o que aumenta as chances de ele escolher e recomendar seu estabelecimento.
Aprenda mais: Como se comunicar com os hóspedes antes e depois da estadia
Outra forma de utilizar chatbots na hotelaria para aumentar a receita é programando o envio de ofertas direcionadas para os viajantes que estão prestes a se hospedar em seu estabelecimento.
Oferecer serviços extras pode ser uma estratégia eficiente para aumentar o faturamento. Os chatbots podem fazer isso de maneira automática e prática, deixando seus funcionários com mais tempo para cuidar do atendimento aos hóspedes.
Exemplo de mensagem:
“Olá, Carlos!
Esperamos você em nosso hotel amanhã!
Gostaríamos de saber se você tem interesse em adquirir alguns de nossos serviços extras. Oferecemos desde transporte do aeroporto até café da manhã premium.
Veja a lista em nosso site e, se tiver interesse, basta responder essa mensagem com o número do código do serviço. “
Aprenda mais: Como aumentar a receita do hotel com a venda de serviços extras
Os chatbots funcionam com base nas informações que eles recebem. Por isso, esses sistemas são ideais para personalizar a comunicação com os hóspedes, já que as mensagens podem ser adaptadas de acordo com os dados de cada cliente.
Assim, em vez de enviar uma comunicação generalizada, os chatbots podem enviar mensagens aos hóspedes com informações específicas. Por exemplo:
Aprenda mais: Entenda o seu público e saiba como criar as personas do seu hotel ou pousada
Antes de seguir essa tendência, é importante analisar o que o seu negócio quer alcançar com a utilização dos chatbots, quais são suas limitações de uso e como adaptar a linguagem de acordo com o perfil da sua marca.
Como qualquer ferramenta, é fundamental, antes de tudo, definir qual é o objetivo do seu estabelecimento ao utilizar os chatbots. Vender mais? Aumentar o engajamento? Expandir a comunicação? A partir das metas, é possível estabelecer as melhores estratégias de uso desse sistema.
Por mais que ofereçam novas possibilidades de interação com os clientes, os chatbots não são seres humanos. Entenda que há limitações em termos de programação de mensagens. Muitas vezes, por exemplo, eles não conseguirão interpretar nuances na comunicação. Nesse sentido, é importante combinar ações automatizadas com outras mais “humanizadas”.
O chatbot da sua marca irá conversar com seus clientes. Por isso, é importante estabelecer padrões de linguagem para que esse sistema represente a sua empresa de forma autêntica. Se, por exemplo, sua marca tem um perfil mais jovem e descontraído, o chatbot deve seguir esse posicionamento.
Boas dicas, não é mesmo? Esperamos que elas o ajudem a entender melhor como utilizar os chatbots na hotelaria de forma eficiente.
Se tiver alguma dúvida sobre esse tema, deixe um comentário abaixo. Estamos aqui para ajudá-lo a entender melhor as principais tendências no mercado hoteleiro!
Sucesso!