Nossas Sugestões

7 tendências tecnológicas que devem mudar a hotelaria nos próximos anos

7 tendências tecnológicas que devem mudar a hotelaria nos próximos anos

Por Redação Blog Gazin Atacado • 30/07/19

O ritmo da inovação tecnológica nos mais diversos setores é intenso. Na hotelaria não é diferente. Com o objetivo de deixá-lo por dentro do que acontece no segmento em todo o mundo, reunimos neste artigo algumas tendências tecnológicas que devem mudar o setor nos próximos anos. Acompanhe!

Entre os principais desejos dos clientes de estabelecimentos hoteleiros, destacam-se a necessidade de interação cada vez mais personalizada aliada a uma dose de tecnologia e inovação.

Chatbots, realidade virtual e inteligência artificial, por exemplo, são algumas das tecnologias que já atuam neste sentido. Porém, não são as únicas!

A seguir, conheça melhor sete tendências tecnológicas que prometem mudar a hotelaria nos próximos anos e comece a pensar em usá-las a favor do seu estabelecimento!

Leia também!

Duas lições importantes sobre inovação na hotelaria
Realidade virtual na hotelaria
– 
O potencial da realidade virtual na hotelaria

 Tendências tecnológicas em destaque no mercado hoteleiro

tendências tecnológicas na hotelaria

1) Dispositivo móvel ou impressão digital como chave de porta

tendências tecnológicas

Já imaginou abrir a porta do seu quarto de hotel utilizando seu próprio celular ou até mesmo sua impressão digital?

Isso já é possível!

Aliás, essa é uma das tendências tecnológicas que devem mudar a hotelaria nos próximos anos…

Na prática

No Brasil, por exemplo, já é possível encontrar modelos de fechadura inteligente. Além disso, neste artigo, falamos sobre o lançamento do check-in digital e da chave digital do Grupo Hilton. Assista aos vídeos e entenda como funciona:

2) Automação de serviços

Ao mesmo tempo em que cada vez mais hóspedes desejam ter acesso a um atendimento personalizado, o autoatendimento está entre as tendências tecnológicas em destaque na hotelaria. Ou seja, há público para as duas situações!

Portanto, oferecer opções de check-in e check-out remotas e também aplicativos que permitam que os clientes peçam serviço de quarto diretamente de seus dispositivos móveis, por exemplo, será cada vez mais importante.

Leia também!

Dicas para simplificar o check-in e o check-out em seu estabelecimento

3) Ativação de serviços por voz

tendências tecnológicasA ativação de serviços por voz não é uma grande novidade. Porém, apenas recentemente foi integrada à área de hospitalidade.

E ela será cada vez mais importante, por vários motivos – desde permitir que os funcionários se comuniquem com mais rapidez, até oferecer uma experiência nova aos hóspedes.

Leia também!

Alexa Hospitality e a expansão do uso de assistentes virtuais na hotelaria

4) Inteligência artificial, chatbots e robôs

viajantes solo

Em uma pesquisa realizada pelo site Travel Zoo, 80% dos 6 mil viajantes entrevistados disseram que esperam que a inteligência artificial esteja cada vez mais presente nos hotéis.

Destes, 79% afirmaram que os robôs estariam mais capacitados para atender em diferentes línguas, e 81% acreditam que os robôs poderiam lidar com os dados dos clientes de maneira mais eficiente que os humanos.

Ou seja, é inegável que a inteligência artificial será cada vez mais importante para os negócios hoteleiros!

E não podia ser diferente. Afinal, muitos processos podem ser otimizados com a ajuda de bots – como, por exemplo:

– Reservas
– Esclarecimentos de dúvidas
– Solicitações de serviços durante a hospedagem
– Assim por diante.

Leia também!

Robôs na hotelaria: a inteligência artificial e os meios de hospedagem
Chatbots na hotelaria – inteligência artificial a serviço dos viajantes
Como usar chatbots na hotelaria para vender mais

5) Internet das coisas

tendências tecnológicasA Internet das Coisas (do inglês, Internet of things, IoT) é outra tendência tecnológica que tem permitido uma grande evolução para o setor da hotelaria.

Afinal, a IoT permite que objetos sejam conectados à internet – como, por exemplo, lâmpadas, ar-condicionado, rádio, TV ou até máquinas de café.

Essa conexão, por sua vez, torna esses objetos “inteligentes”. Ou seja, eles passam a ser monitorados pela internet à medida em que são usados, gerando dados muito úteis sobre a experiência do hóspede.

Neste artigo falamos sobre a rede de hotéis Hilton, que lançou uma iniciativa alinhada ao hóspede da atualidade: o Connected Room, um app que permite que o hóspede controle os aparelhos do quarto por meio do seu próprio smartphone! Que tal?

Assista ao vídeo e entenda como funciona!

6) Serviços baseados em localização

Por meio desta que é mais uma das tendências tecnológicas em destaque no setor, os hóspedes são registrados no momento em que entram no hotel e passam a ser “acompanhados” em toda a jornada de hospedagem.

Com isso, podem executar funções como, por exemplo:

– Configuração da temperatura ambiente antes de chegar ao quarto.
– Usar um aplicativo para agendar um serviço no SPA.
– Reservar uma sala de reunião.
– Fazer um pedido no restaurante. 

Além disso, seu estabelecimento pode usar essa ferramenta para fornecer dicas de atividades para realizar durante um passeio pela região, por exemplo.

Leia também!

Tendências do turismo de experiência
8 formas de usar o turismo gastronômico para atrair mais hóspedes
Como o turismo criativo pode ajudar a atrair mais hóspedes

7) Espaços de reunião com tecnologia habilitada

conquistar o consumidor mobileUso de realidade virtual, realidade aumentada e outras ferramentas tecnológicas já fazem parte das salas de reuniões de alguns hotéis.

Isso significa que hóspedes poderão aproveitar a estrutura dos estabelecimentos para realizar reuniões com aparato tecnológico cada vez mais inovador.

Leia também!

Realidade aumentada na hotelaria
Realidade virtual na hotelaria
O potencial da realidade virtual no mercado de viagens
Tendências para o mercado de viagens corporativas

Ufa! Diante de tanta inovação o difícil é saber por onde começar, não é mesmo?

Mas, fique tranquilo, continuaremos trazendo dicas para facilitar o ingresso do seu estabelecimento na jornada digital! O que importa agora é você buscar saber mais sobre essas tecnologias e começar a pensar sobre como elas podem ser úteis no seu dia a dia!

E aí, quais são as tecnologias que você já usa com frequência em seu hotel? Compartilhe suas experiências e nos ajude a trazer conteúdo cada vez mais relevante para o seu crescimento!

Sucesso!

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 4
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "7 tendências tecnológicas que devem mudar a hotelaria nos próximos anos"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo