A inteligência artificial é uma das tendências mais fortes da atualidade. Entenda como essa tecnologia vem se desenvolvendo nos meios de hospedagem e como os robôs na hotelaria devem impactar na gestão dos estabelecimentos e na experiência dos hóspedes.
A inteligência artificial (IA) é uma tendência do futuro, mas que já está acontecendo agora.
O segmento de meios de hospedagem também vai ser impactado por essas transformações.
E ainda, os hóspedes também esperam que os robôs na hotelaria se façam cada vez mais presentes. Em uma pesquisa realizada pelo site Travel Zoo:
Se você acha que a inteligência artificial vai demorar para chegar ao setor de hospedagem, é bom rever essa sua convicção. A seguir, confira alguns casos que mostram que os robôs na hotelaria já são uma realidade atual no mercado!
Você lembra dos Jetsons, desenho futurista da década de 1960? A série mostrava como as pessoas naquela época imaginavam que seria a vida no futuro. A família protagonista (os Jetsons) possuía uma empregada robô, Rosie, que automatizava as tarefas domésticas. Foi com inspiração na Rosie que a Maidbot foi criada. Além de limpar os diferentes ambientes do hotel, essa “Rosie” também coleta dados dos clientes, facilitando a vida dos hoteleiros.
A rede de hotéis Hilton vem utilizando o robô IBM Watson, nomeado Connie, para interagir com os hóspedes. O robô está capacitado a passar informações úteis para facilitar a experiência durante a viagem e a estadia. Connie funciona como um chatbot, sistema que responde de forma automática os clientes, mas utilizando linguagem natural (ou seja, falando como um humano).
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O Crown Plaza Ana Hotel, em Tóquio, vem utilizando o HOSPI para ajudar nas tarefas diárias. Além de servir água aos hóspedes, o robô anuncia o horário de saída dos ônibus para o aeroporto. No futuro, o HOSPI também deve ser utilizado no lounge do Narita aeroporto, recolhendo louças deixadas pelos viajantes.
O Henn Na é um hotel no Japão que levou ao extremo o conceito de robôs na hotelaria. O estabelecimento oferece atendimento praticamente todo automatizado – 90% das tarefas são realizadas por robôs. Desde o check-in até o armazenamento das malas e o controle da temperatura e luz do quarto, tudo é controlado pelo staff robótico – com direito, até, a um dinossauro-robô recepcionista.
Os exemplos acima mostram como a inteligência artificial e a automação podem atuar nos meios de hospedagem. Desde maneiras simples, como o robô que entrega água, até o caso extremo do hotel Henn Na, onde os robôs dominam o quadro de funcionários.
A seguir, confira algumas das principais formas pelas quais a inteligência artificial deve impactar o segmento de hotelaria:
Pode ser que, agora, você ache que isso é algo impossível de ser alcançado pelo seu estabelecimento. Mas com o tempo, os robôs na hotelaria devem ficar cada vez mais populares e disponível para negócios de todos os portes!
O importante é que, desde já, seu negócio esteja a par das principais tendências, aplicando tecnologias que já são acessíveis. Assim, seu hotel estará apto para fazer a transição para essa nova era digital nos meios de hospedagem. Os artigos abaixo podem ajudá-lo nesse sentido: