fbpx

Nossas Sugestões

Tendências tecnológicas para a hotelaria

Tendências tecnológicas para a hotelaria

Por Redação Blog Gazin Atacado • 16/10/16

Assim como em diversos segmentos de negócios, o avanço da tecnologia também tem mudado a relação entre empresas e consumidores na hotelaria. Tanto em níveis de gestão (como os exemplos de ferramentas que citamos aqui) como na comunicação (tal qual a utilização do WhatsApp, que comentamos neste post), ferramentas digitais têm feito cada vez mais parte do dia a dia dos profissionais de hotéis e pousadas.

No entanto, a tecnologia também se faz presente trazendo mudanças mais profundas nos processos de hotelaria, gerando um impacto maior nos negócios e na experiência que seus hóspedes têm em seu estabelecimento.

Steffan Berelowitz, vice-presidente da Travel Tripper, empresa de serviços digitais para hotelaria, recentemente escreveu um artigo falando sobre as principais tendências que têm surgido no segmento e indicando no que realmente vale a pena investir no momento. Detalhamos a seguir as principais questões apontadas pelo especialista. Acompanhe!

Realidade virtual

tendencias-tecnologia-hotelaria-3Um dos exemplos mais práticos de aplicação de realidade virtual que podemos observar no Brasil é o jogo Pokémon Go. É possível ver pessoas com seus celulares nas mãos caçando bichos virtuais pelas ruas. Mas será que essa estratégia pode ser aplicada na hotelaria?

Essa tecnologia tem sido apontada como uma das principais tendências para o futuro. Steffan até cita em seu texto que alguns hotéis têm utilizado, por exemplo, óculos de realidade aumentada para as pessoas fazerem um tour virtual pelo hotel, sem precisar estar presente.

Na opinião do especialista, esse tipo de ferramenta ajuda muito mais como uma ação de marketing, para chamar atenção do público, do que para efetivamente trazer mais hóspedes. Steffan frisa que desenvolver essa tecnologia custa muito caro e leva tempo e, na opinião dele, uma boa foto pode ter o mesmo efeito.

Facebook 360

tendencias-tecnologia-hotelaria-4Nós citamos essa ferramenta no artigo que escrevemos sobre como utilizar o Facebook para fortalecer a imagem de sua marca (leia clicando aqui). Com essa ferramenta, o usuário pode visualizar o ambiente do hotel em 360º graus, clicando e arrastando o mouse (ou clicando na tela do celular) para mudar a posição da câmera.

Dessa forma, seus clientes poderão visualizar todo o quarto, todo o hall de entrada, todo restaurante e tudo mais que você quiser divulgar.

Steffan destaca que essa tecnologia está de certa forma alinhada com a questão da realidade virtual, mas é muito mais relevante, pois cria uma experiência imersiva por meio de uma ferramenta ao alcance de todos – o celular/o computador/o tablet. Além disso, o crescimento da utilização de dispositivos móveis na hotelaria também fortalece esse tipo de estratégia.

Clique aqui para saber como utilizar essa funcionalidade na página do seu hotel no Facebook.

Chaves do quarto em smartphones

tendencias-tecnologia-hotelaria-5Em seu artigo, Steffan conta que alguns hotéis já estão testando uma nova tecnologia que permite que os hóspedes possam entrar no quarto sem precisar ter uma chave, apenas utilizando seus smartphones.

Tudo isso graças a um aplicativo que funcionaria como uma chave virtual. Entre as vantagens estaria a diminuição de perda de chaves e de trancamentos involuntários. Além disso, ao baixar o aplicativo, o hotel teria um canal a mais para interagir com o hóspede.

No entanto, há algumas críticas em relação a esse sistema porque o próprio aplicativo tem apresentado falhas – o que elimina todas as suas vantagens. Além disso, o especialista acredita que muitos clientes não irão querer baixar um aplicativo apenas para abrir a porta do quarto. Na opinião dele, essa tecnologia pode ganhar força no futuro, quando for melhor desenvolvida, mas talvez não seja uma boa ideia no momento.

Check-in e check-out móvel

tendencias-tecnologia-hotelaria-2Dias antes de o cliente se hospedar no hotel, ele recebe um e-mail perguntando se gostaria de fazer o check-in móvel. Ele preenche as informações necessárias online e recebe um QR code (um tipo de código de barras).

No dia do check-in, ele apresenta o código na recepção e automaticamente recebe sua chave do quarto. E na hora de deixar o hotel, o hóspede também pode receber a fatura por e-mail (que será paga por meio do seu cartão de crédito).

Imagine a economia de tempo e a melhoria da qualidade de atendimento na recepção – que poderá atender a todos com mais agilidade. De acordo com Steffan, essa é definitivamente uma tendência em que vale a pena investir.

Tablets nos quartos

tendencias-tecnologia-hotelaria-1O tablet em si não é algo novo, e utilizá-lo nos quartos de hotéis também não é uma novidade. E para Steffan, essa é uma ferramenta em que vale a pena investir com o objetivo de incluir tecnologia em seus processos.

O especialista explica que os tablets podem ser programados para que os hóspedes possam controlar alguns aparelhos do quarto (como televisão e ar-condicionado, por exemplo) e também fazer pedidos

Hotéis que usam essa tecnologia têm registrado um aumento na média de gasto por hóspede e também na satisfação dos clientes”, aponta o especialista. Ele frisa ainda que outra vantagem desse sistema é que ele facilita o registro de preferências dos hóspedes, o que ajudará o hotel a, no futuro, criar uma comunicação personalizada e também oferecer serviços de acordo com o histórico do cliente.

Qual é a sua opinião?

Nós queremos saber:

  • O que você achou dessas tendências em tecnologia?
  • Você utiliza alguma delas aí em seu hotel ou pousada?
  • Quais delas você acha que poderiam ajudar o seu negócio?
  • Você concorda ou discorda do especialista em algum ponto?

Deixe um comentário para conhecermos a sua realidade e, assim, podermos oferecer mais conteúdos alinhados às suas necessidades daqui pra frente!

Sucesso!

Quer saber mais sobre tendências na hotelaria? Leia também:

Informações: travel tripper
Imagens: Freepik; Flaticon; Iconfinder

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


2 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 10
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

2

comentários em "Tendências tecnológicas para a hotelaria"

Comentar