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A importância do mobile na hotelaria

A importância do mobile na hotelaria

Por Redação Blog Gazin Atacado • 17/10/16

O clássico do cinema De volta para o futuro, da década de 1980, conseguiu prever diversas tecnologias que fariam parte do século XXI: ligação por vídeo, óculos de realidade virtual, tablets, drones etc. Mas, naquela época, ninguém poderia imaginar que, em 2016, uma das ferramentas digitais mais utilizadas pelas pessoas em seu dia a dia seria o telefone – um smartphone, para sermos mais exatos.

Seja para se distrair, para encontrar uma informação útil ou para saber qual é a cafeteria mais próxima, o celular se tornou o parceiro ideal para todas as horas.

Na hotelaria, o futuro também chegou, e os dispositivos móveis têm um impacto cada vez maior nas reservas online. Confira alguns dados que comprovam que o sucesso do mobile não é história de ficção científica:

  • mobile-hotelaria-4De acordo com uma pesquisa do Google, 94% dos viajantes a lazer planejam suas viagens utilizando mais de um dispositivo – computadores, smartphones e tablets.
  • Em um estudo feito pela empresa em 2015, 31% dos viajantes a lazer haviam reservado uma viagem pelo smartphone – entre os viajantes a trabalho, esse índice foi de 53%.
  • Segundo uma análise feita pela GBTA (Global Business Travel Association), 43% dos viajantes a negócio utilizam aplicativos para checar o status da reserva, 43% para gerir pontos e contas de programas de benefícios e 39% para fazer reservas.
  • Outro relatório da eMarketer prevê que, em 2016, 51,8% dos viajantes que fazem reservas online o farão pelo smartphone.
  • Uma pesquisa da consultoria Skift aponta que até 2020 o segmento de hotelaria será responsável pela maior porcentagem de pagamentos online feitos em todo o mundo.

Agora, pare e pense: O que o seu hotel ou pousada está fazendo para atender as necessidades dos viajantes que fazem reservas em dispositivos móveis?

Se a resposta para essa pergunta foi “pouco”, apenas um silêncio ou um penoso “nada”, saiba que pode estar perdendo diversas oportunidades… Péssima notícia, não é mesmo?

Para ajudá-lo a entender como reverter essa situação e aproveitar ao máximo o potencial desses canais, revelamos a seguir o que você pode fazer para conseguir aumentar as reservas feitas por dispositivos móveis. Acompanhe, coloque essas dicas em prática e pare de perder clientes por não estar atualizado!

1) Seja mobile friend

mobile-hotelaria-6Quando o cliente acessar o seu site ou campanha online pelo smartphone, ele precisa ter uma experiência agradável para se animar a fazer uma reserva. Nesse sentido, é fundamental que seu hotel seja “mobile friend”.

Na prática, isso significa que você precisa pensar especificamente nessa plataforma quando estiver desenvolvendo suas ações.

Por exemplo: a promoção que você fez para o site pensando em computadores desktop pode não estar bem visível em smartphones. Ou, então, pode ser que o seu próprio site não tenha um design que se adapte a dispositivos móveis.

Aí vão algumas dicas para resolver esses problemas e se beneficiar dos acessos vindos de dispositivos mobile:

  • Em suas páginas online tenha sempre um design responsivo, que se adapte aos diferentes tipos e tamanhos de plataformas. Solicite isso ao designer ou desenvolvedor responsável.
  • Seus anúncios devem ser pensados para os diversos tipos de telas. Um botão que o cliente não consegue clicar na tela do celular pode ser suficiente para ele desistir de se hospedar em seu hotel.

2) Entenda o comportamento do consumidor no mobile

Compreender a forma como os clientes consomem informações quando estão acessando a internet via smartphone é fundamental para atrair hóspedes nesse canal. Além de ter um design que se adapte aos diferentes dispositivos, é preciso desenvolver funções específicas para o mobile.

mobile-hotelaria-3Basta pensar o seguinte: quando o cliente senta na frente do computador, ele está mais disposto a passar mais tempo pesquisando. Já em sua pesquisa no smartphone, ele pode estar a caminho de algum lugar, esperando alguém, em alguma fila – ou seja, ele está com menos tempo e com mais distrações a seu redor. Por isso, a comunicação nessa plataforma precisa ser mais objetiva e dinâmica.

Ao se comunicar via dispositivos móveis priorize:

  • Frases mais objetivas.
  • Botões maiores e mais chamativos.
  • Estrutura mais simples.
  • Vídeos mais curtos.
  • Facilidade de compartilhamento (muitos usuários de smartphones gostam de salvar a página para conferir com mais atenção depois).

3) Facilite o processo de reserva

mobile-hotelaria-5Essa dica está relacionada aos itens 1 e 2. Ser mobile friend e entender o contexto em que o usuário de dispositivo móvel está inserido também significa pensar em formas de facilitar o processo de reserva.

Imagine que a pessoa está indo de uma reunião para a outra e, enquanto isso, resolve pesquisar hotéis para sua viagem de fim de semana. Ela não tem tempo de ficar dando zoom na tela e muito menos de preencher formulários enormes. Quanto mais fácil for para o cliente fazer a reserva, maiores serão as chances de ele fechar com seu hotel.

As seguintes ações podem facilitar a vida do cliente que se encontra nessa situação:

  • Ofereça um cadastro com um número menor de informações para acesso mobile. Você pode solicitar as informações que faltarem por e-mail, telefone ou oferecendo um check-in antecipado.
  • Desenvolva anúncios específicos para usuários de smartphones, com chamadas mais dinâmicas e objetivas – indo direto ao ponto.
  • Inclua a opção de o cliente solicitar contato. Pode ser que seja mais fácil para o hóspede que alguém do hotel ligue para ele. Deixe ainda um espaço para que a pessoa indique seu telefone e o melhor horário para o contato.

4) Ofereça serviços de check-in móvel

mobile-hotelaria-1O check-in móvel é uma das tecnologias em destaque na hotelaria – como citamos aqui. Por meio desse processo, seu hotel economiza tempo (seu e do cliente), evita que se formem filas na recepção e consegue dar mais agilidade ao processo.

Para aderir a essa tendência, você pode escolher alguns caminhos:

  • Fazer um processo via e-mail, solicitando as informações necessárias por esse canal.
  • Incluir uma área em seu site com um formulário para realização de check-in antecipado.
  • Desenvolver um aplicativo do hotel. Os hóspedes baixam a ferramenta e podem fazer o cadastro pela plataforma.
  • Usar o WhatsApp para se comunicar com o cliente. Para saber como esse aplicativo pode agilizar os processos de seu hotel ou pousada clique aqui.

Dica final: reservas online e OTAs

As OTAs (Online Travel Agencies, sobre que falamos neste artigo) têm um papel importante na pesquisa que os viajantes fazem na internet – inclusive por meio de dispositivos móveis. Aliás, um recente estudo mostrou que as OTAs são responsáveis por 40% das reservas mobile – enquanto os hotéis geram 18% do total de reservas feitas por esses canais.

mobile-hotelaria-2Seguindo essas dicas, seu hotel conseguirá competir com as OTAs, atraindo hóspedes e fechando mais reservas. Mas sua marca também pode aproveitar o tráfego das agências online para conseguir aumentar suas vendas de estadias.

Para isso, é preciso ter uma presença forte em sites como TripAdvisor e Booking.com, atraindo hóspedes também por esses canais. Confira algumas dicas nesse sentido:

Saber como chamar a atenção dos viajantes em dispositivos móveis é fundamental para que sua marca se mantenha relevante e para que seu hotel não perca essa importante parcela de possíveis hóspedes. Siga as dicas desse artigo, aproveite o potencial do mobile e faça parte do futuro da hotelaria.

Imagens: Freepik

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