Facilidade e agilidade no contato com seu hotel ou pousada antes, durante e após a estadia em seu estabelecimento são algumas das principais exigências dos hóspedes atualmente. E como celulares e tablets são praticamente um novo “membro do corpo humano” neste universo dinâmico em que vivemos, você pode aproveitá-los para atender essas necessidades e desejos de seus clientes.
Nesse sentido, além de sites responsivos (ou seja, que se adequam aos diferentes tipos de dispositivos móveis), aplicativos próprios despontam como um dos canais mais interessantes para hotéis ou pousadas.
No entanto, essa iniciativa não é para todo mundo. Antes de iniciar o desenvolvimento de um app próprio, é preciso entender se esse é o melhor momento para dar esse passo. Para isso, inicie respondendo estas perguntas:
Caso você tenha respondido não a qualquer uma das três perguntas acima, antes de tudo, invista em seu site e deixe o desenvolvimento do app para o futuro, ainda falta cuidar melhor do feijão com arroz. Porém, caso seu site esteja 100%, você pode refletir sobre o desenvolvimento de um aplicativo. Os prós e contras listados a seguir vão ajudá-lo a tomar uma decisão mais certeira. Vamos lá?
Um bom aplicativo pode permitir ao cliente a reserva imediata de um quarto. Para isso, basta solicitar apenas uma vez as informações de pagamento e, na sequência, manter o cadastro do cliente no aplicativo. Assim fica mais fácil agendar a hospedagem – a exemplo do que acontece quando alguém faz uma chamada no Uber.
Essa experiência pode ser bem útil para viajantes modernos e executivos, por exemplo, que vão com frequência a uma mesma cidade ou utilizam hotéis de uma rede específica em diferentes locais.
Pode ser mais difícil para um site oferecer instantaneamente certos serviços, como solicitação de hora no SPA do hotel, jantar no quarto, reserva de mesa para o almoço, entre outros pedidos.
Ao disponibilizar essas alternativas em um aplicativo, além de melhorar a experiência do usuário (e, consequentemente, do hóspede), seu estabelecimento será capaz de lucrar mais com a oferta e o uso de serviços.
Aplicativos são seus aliados na hora de entender o comportamento dos seus hóspedes, pois permitem que você tenha acesso a dados como o costume de agendamento de massagens, períodos de reservas frequentes, entre outros elementos que contribuem para um melhor conhecimento do cliente.
Tais informações serão certamente úteis em ações de marketing, com a divulgação adequada de seus diferenciais a pessoas com um perfil similar. Ou seja, é uma maneira de entender o que seus clientes buscam e de trabalhar para atender esses desejos e necessidades da melhor forma possível.
Disponibilizar um aplicativo em uma rede como o Google Play e a App Store estende o potencial de difusão de sua marca. Os clientes também podem fazer resenhas sobre o aplicativo e a hospedagem nesses canais, o que pode ser útil para a evolução do seu trabalho no futuro.
Além disso, um app pode ser uma estratégia para fidelizar clientes, uma vez que terão acesso ao hotel a um “dedo de distância”. Da mesma forma, um aplicativo inteligente pode favorecer o cliente e incentivar mais reservas através de programas de fidelidade.
Bons motivos para pensar no seu app próprio, não é mesmo?
Mas nem tudo são flores…
Há, porém, o outro lado da moeda. Antes de começar a desenvolver um app, saiba que:
Após avaliar todos esses fatores, o que pesou mais para você: os prós ou os contras? Se você já tem um app próprio, quais resultados tem colhido? E quais suas dicas para quem está pensando em investir nessa funcionalidade?
Compartilhe sua visão deixando um comentário. Sua opinião e sua experiência podem ajudar outros profissionais do setor hoteleiro a tomarem a melhor decisão possível para seus negócios.
Sucesso!