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Vantagens e desvantagens de criar um aplicativo para o seu hotel ou pousada

Vantagens e desvantagens de criar um aplicativo para o seu hotel ou pousada

Por Redação Blog Gazin Atacado • 28/11/16

Facilidade e agilidade no contato com seu hotel ou pousada antes, durante e após a estadia em seu estabelecimento são algumas das principais exigências dos hóspedes atualmente. E como celulares e tablets são praticamente um novo “membro do corpo humano” neste universo dinâmico em que vivemos, você pode aproveitá-los para atender essas necessidades e desejos de seus clientes.

Nesse sentido, além de sites responsivos (ou seja, que se adequam aos diferentes tipos de dispositivos móveis), aplicativos próprios despontam como um dos canais mais interessantes para hotéis ou pousadas.

No entanto, essa iniciativa não é para todo mundo. Antes de iniciar o desenvolvimento de um app próprio, é preciso entender se esse é o melhor momento para dar esse passo. Para isso, inicie respondendo estas perguntas:

  • Seu site já está em modelo responsivo, ou seja, se adapta a qualquer tela automaticamente (PCs, smartphones, tablets)?
  • É possível fazer reservas pelo seu site?
  • Seu site é bom o suficiente para oferecer todas as informações necessárias a um possível cliente?

Caso você tenha respondido não a qualquer uma das três perguntas acima, antes de tudo, invista em seu site e deixe o desenvolvimento do app para o futuro, ainda falta cuidar melhor do feijão com arroz. Porém, caso seu site esteja 100%, você pode refletir sobre o desenvolvimento de um aplicativo. Os prós e contras listados a seguir vão ajudá-lo a tomar uma decisão mais certeira. Vamos lá?

Prós do aplicativo para hotel

Agiliza as reservas

criar-app-hotelaria-2Um bom aplicativo pode permitir ao cliente a reserva imediata de um quarto. Para isso, basta solicitar apenas uma vez as informações de pagamento e, na sequência, manter o cadastro do cliente no aplicativo. Assim fica mais fácil agendar a hospedagem – a exemplo do que acontece quando alguém faz uma chamada no Uber.

Essa experiência pode ser bem útil para viajantes modernos e executivos, por exemplo, que vão com frequência a uma mesma cidade ou utilizam hotéis de uma rede específica em diferentes locais.

Possibilita a oferta de serviços especiais 

criar-app-hotelaria-4Pode ser mais difícil para um site oferecer instantaneamente certos serviços, como solicitação de hora no SPA do hotel, jantar no quarto, reserva de mesa para o almoço, entre outros pedidos. 

Ao disponibilizar essas alternativas em um aplicativo, além de melhorar a experiência do usuário (e, consequentemente, do hóspede), seu estabelecimento será capaz de lucrar mais com a oferta e o uso de serviços.

Fornece informações relevantes sobre seus clientes

criar-app-hotelaria-1Aplicativos são seus aliados na hora de entender o comportamento dos seus hóspedes, pois permitem que você tenha acesso a dados como o costume de agendamento de massagens, períodos de reservas frequentes, entre outros elementos que contribuem para um melhor conhecimento do cliente.

Tais informações serão certamente úteis em ações de marketing, com a divulgação adequada de seus diferenciais a pessoas com um perfil similar. Ou seja, é uma maneira de entender o que seus clientes buscam e de trabalhar para atender esses desejos e necessidades da melhor forma possível.

Fortalece sua marca e aumenta as chances de fidelização de clientes

criar-app-hotelaria-3Disponibilizar um aplicativo em uma rede como o Google Play e a App Store estende o potencial de difusão de sua marca. Os clientes também podem fazer resenhas sobre o aplicativo e a hospedagem nesses canais, o que pode ser útil para a evolução do seu trabalho no futuro.

Além disso, um app pode ser uma estratégia para fidelizar clientes, uma vez que terão acesso ao hotel a um “dedo de distância”. Da mesma forma, um aplicativo inteligente pode favorecer o cliente e incentivar mais reservas através de programas de fidelidade.

Bons motivos para pensar no seu app próprio, não é mesmo?

Mas nem tudo são flores…

Contras de apps para hotéis

Há, porém, o outro lado da moeda. Antes de começar a desenvolver um app, saiba que:

  • criar-app-hotelaria-5Pode ser difícil convencer uma pessoa a manter ou mesmo a baixar aplicativos de empresas específicas. Hóspedes de hotéis únicos, principalmente, podem não ver muitas vantagens nesse download. Ademais, cerca de 80% dos aplicativos são deletados após serem utilizados uma vez apenas.
  • O desenvolvimento de um app muitas vezes custa (bem) caro. Portanto, avalie a necessidade de produzir algo “do zero” ou comprar uma estrutura semi-pronta de aplicativos (neste segundo caso, a desvantagem é a falta de personalização). Importante: sempre conte com uma empresa ou agência especializada para executar esse trabalho. Não há nada pior do que investir em uma ideia e vê-la ser mal executada pelos responsáveis por tirá-la do papel.
  • Para ser eficiente, um aplicativo precisa ser desenvolvido para mais de uma plataforma, sendo as três mais populares iOS (iPhone e iPad), Android (Google) e Windows. Também é mais difícil manter um app do que reforçar seu site móvel, pois a cada atualização da aplicação, a empresa responsável pelo desenvolvimento precisa submeter a aprovação à plataforma – um processo nem sempre ágil.

Aplicativo próprio: sim ou não?

Após avaliar todos esses fatores, o que pesou mais para você: os prós ou os contras? Se você já tem um app próprio, quais resultados tem colhido? E quais suas dicas para quem está pensando em investir nessa funcionalidade?

Compartilhe sua visão deixando um comentário. Sua opinião e sua experiência podem ajudar outros profissionais do setor hoteleiro a tomarem a melhor decisão possível para seus negócios.

Sucesso!

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