Muitas coisas mudaram no setor da hotelaria nos últimos anos graças à evolução da tecnologia e às mudanças que elas causaram na forma como os viajantes buscam e selecionam hospedagem.
No entanto, uma coisa ainda permanece praticamente intacta: a forma como os hotéis e pousadas oferecem suas estadias. A maioria das empresas do setor ainda opta pelo formato de diária!
Mas será que não está na hora de repensar esse modelo e trabalhar com períodos mais flexíveis e alinhados ao perfil do novo consumidor?
É o que muitos estabelecimentos já estão fazendo isso!
Para ajudá-lo a não ficar para trás, listamos a seguir algumas maneiras diferentes de oferecer vagas para seus clientes. Veja quais delas poderiam se encaixar no seu modelo de negócio, inove e atraia mais hóspedes.
E se, ao invés de cobrar por dia, seu hotel oferecesse a oportunidade de o hóspede passar apenas alguns minutos ou horas no quarto e ser cobrado pelo tempo equivalente? Com certeza seu estabelecimento atrairia a atenção de muitos viajantes.
Alguns possíveis clientes para esse modelo:
Para aplicar esse modelo, você pode optar cobrar por minuto ou criar uma tabela de preços especial. Por exemplo: o cliente paga X reais pela primeira hora e um valor é adicionado a cada meia hora a mais que ele ficar hospedado.
Esse formato pode ser interessante especialmente em baixas temporadas, quando o movimento está menor e o seu estabelecimento tem quartos sobrando.
Além disso, pode ser uma ótima forma de conquistar novos clientes. Se você oferecer um atendimento excelente nessa breve estadia do hóspede, com certeza ele voltará a frequentar seu estabelecimento no futuro, quem sabe para passar uma temporada maior e até mesmo levar a família.
Que tal oferecer a possibilidade de o seu cliente escolher exatamente o quarto em que quer ficar? Os consumidores atuais querem cada vez mais serviços que atendam suas necessidades específicas. Entre ficar com um quarto padrão e um que ele próprio escolheu, com certeza seu cliente vai preferir a segunda opção.
A estratégia pode funcionar com hóspedes novos, que verificarem as fotos dos quartos no site, por exemplo. Porém, esse modelo deve atender especialmente as necessidades dos seus clientes fiéis, que já estiveram em seu hotel e conhecem os ambientes.
Essa opção pode ser oferecida, inclusive, como um serviço exclusivo, para os hóspedes que fazem parte do programa de fidelidade do seu hotel, por exemplo.
Não são só os modelos de reservas dos quartos que podem ser revistos. Se o seu estabelecimento possui espaços como salas de reunião, escritórios e sala de eventos, você pode fornecer esses ambientes para profissionais que desejam trabalhar em um espaço de coworking.
Esse tipo de serviço pode ser oferecido para:
Seu hotel tem muito a ganhar com esse tipo de serviço. Além de ajudar a manter o movimento em alta, seu estabelecimento pode se beneficiar com a presença desses profissionais. Digamos, por exemplo, que um empresário esteja recebendo clientes de outra cidade. Você pode oferecer uma condição especial para que os clientes se hospedem também em seu hotel.
Você já realiza pratica algum desses modelos de reservas aí em seu hotel? O que tem achado?
Ficou com alguma dúvida sobre essas estratégias? Deixe um comentário com sua opinião e dúvidas sobre esse tema. Assim, poderemos, juntos, aprender mais sobre como inovar na hotelaria!